
SETE MANEIRAS DE INCENTIVAR ALUNOS A DESENVOLVEREM O PENSAMENTO CRIATIVO
“Os empreendedores precoces não estão necessariamente desenvolvendo a criatividade que os fazem fugir do convencional”
Fonte: entretantoeducacao.com.br Texto originalmente publicado em Pearson Learning News)
Foto: Imagem ilustrativa (reprodução: entretantoeducacao.com.br)
“O pensamento criativo é uma habilidade muito importante para o sucesso na faculdade e na carreira”, afirmou Emily Lai, diretora do núcleo de eficácia e pesquisa de Design de produto da Pearson.
Emily diz que o pensamento criativo é essencial para cultivar o amor de uma criança pela aprendizagem, e muni-la com as habilidades que ela precisa para ter sucesso na vida.
Onde grandes empreendedores não são suficientes
Em um recente artigo de opinião do New York Times, o professor Adam Grant da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, escreveu sobre como a criança prodígio, que se destaca cedo na educação, pode não apresentar grandes resultados em uma fase posterior de sua vida.
Ele diz que ao fazer tudo o que deveriam fazer, e fazê-lo bem feito, os empreendedores precoces não estão necessariamente desenvolvendo a criatividade que os fazem fugir do convencional.
“O que os restringem é o fato de que eles não aprendem a ser originais. Eles se esforçam para ganhar a aprovação de seus pais e a admiração de seus professores”.
Sete maneiras de ajudar as crianças a desenvolverem o pensamento criativo
Emily Lai oferece estas estratégias aos pais e professores que podem auxiliá-los a incentivarem as crianças a utilizarem estratégias de pensamento criativo, adotando atitudes de pensamento criativo:
1 – Integre o ensino das estratégias de pensamento criativo à matéria, ao invés de tratá-lo como um tema independente e alheio ao currículo escolar
2 – Ofereça oportunidades para a colaboração do aluno. Isso é bom para que as crianças tenham suas crenças acadêmicas desafiadas e, ocasionalmente, experimentem o conflito cognitivo.
3 – Simule estratégias de pensamento criativo e condutas. Pense em voz alta para fazer uso da estratégia explícita. Esteja disposto a entreter com conversa “fora do tópico” e ideias não-convencionais
4 – Tente encontrar o nível ideal de desafio para cada aluno, nem tão difícil, nem muito fácil. Este é o segredo para que os alunos progridam.
5 – Planeje o tempo para brincadeiras de imaginação e faz de conta todos os dias! A pesquisa sugere que estes tipos de brincadeiras incentivam a criatividade.
6 – Dê às crianças oportunidades para escolherem sobre o que, como e em quanto tempo trabalhar.
7 – Crie um ambiente que promova o fracasso como uma oportunidade para o crescimento. Ao mesmo tempo, considere sucessos em termos de esforço, ao invés de capacidade.