Unetri Faculdades

Loading

NOTÍCIAS

Integração
Geral

ALUNOS DE SALGADO FILHO VIVENCIAM EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO NA TRIFRONTEIRA

Atividade foi conduzida pelo consultor credenciado do Sebrae, Jonas Grejianin Pagno, com participação do Jornalista, Luiz Carlos Gnoatto
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri – La Frontera - Ascoagrin

 
Na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, os alunos do 4º ano, da Escola Municipal Professora Jaci Maria Lopes, de Salgado Filho, participaram de uma enriquecedora visita pedagógica à região da Trifronteira, local que une os municípios de Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen (Argentina).
A atividade foi realizada no contexto da disciplina de Educação Empreendedora, que utiliza a metodologia JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvida pelo Sebrae.
Acompanhados pela secretária municipal de Educação, Eliane Ruch, pelo professor Danilo Preto Cavalheiro e pela professora Vanessa, os estudantes vivenciaram um dia de aprendizado fora da sala de aula, guiados pelo consultor credenciado do Sebrae, Jonas Grejianin Pagno.
O roteiro da visita incluiu pontos históricos e simbólicos da Trifronteira, como o Marco dos Oito Pontos, o Marco Grande, a nascente do rio Peperi-Guaçu e a Aduana Turismo, além de ma parada especial de encerramento no Mercado e Vinoteca Casagrande.
Durante o percurso, os alunos puderam compreender de forma prática aspectos da história, geografia e cultura regional, observando as peculiaridades socioeconômicas das comunidades fronteiriças e aprendendo sobre a moeda, os costumes e a convivência entre os povos dos três países.
O jornalista e pesquisador Luiz Carlos Gnoatto também acompanhou o grupo, enriquecendo a atividade com explicações históricas e curiosidades sobre a formação e as particularidades da Trifronteira.
Segundo o consultor Jonas Pagno, experiências como essa fortalecem o aprendizado e ampliam a visão de mundo dos estudantes.
“A vivência de campo permite que o conhecimento ganhe significado. Ao conhecer de perto a realidade da fronteira, as crianças desenvolvem curiosidade, senso de pertencimento e uma compreensão mais ampla sobre o território onde vivem”.
Jonas destacou que a iniciativa reforça o compromisso com uma educação inovadora, empreendedora e conectada à realidade local, valorizando o protagonismo dos alunos e o aprendizado por meio da experiência, da curiosidade e da vivência prática do território em que estão inseridos.


Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri – La Fron

Confira a galeria de fotos

Logo E-MEC
qr code acesso e-mec

ACESSSE JÁ!

Consulte aqui
o cadastro
da instituição
no Sistema
e-MEC

VESTIBULAR 2026

Já garantiu a sua inscrição no Vestibular 2026 da Unetri Faculdades?

Entre em contato conosco e nos envie suas dúvidas e sugestões!

(49) 3644-0314
(49) 3644-2986