Festival Internacional de Turismo

PRIMEIRO DIA: FESTIVAL INTERNACIONAL DE TURISMO LA FRONTERA

O primeiro dia foi marcado pela abertura oficial do evento, Tarde Cultural e Mostra de Educação Empreendedora - JEPP (programação na sequência)
Fonte e fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri - Ascoagrin – La Frontera

O 1º Festival Internacional de Turismo La Frontera iniciou nesta quarta-feira, 11 de outubro, seguindo até domingo, 15 de outubro, na trifronteira, no Parque Turístico e Ambiental de Integração, o Lago Internacional da Trifronteira.
O Festival é uma realização a prefeitura municipal de Dionísio Cerqueira, com apoio do Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera, e patrocínio do Sicredi Fronteiras PR/SC/SP e da Cresol Fronteiras PR/SC/SP/ES.
ABERTURA OFICIAL
A solenidade de abertura oficial aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11 de outubro, no anfiteatro do Lago Internacional da Trifronteira, com a presença de autoridades e lideranças civis, politicas, militares, empresariais e educacionais do Brasil e da Argentina.
Formada a frente de honra, usaram a palavra o presidente do La Frontera, José Crestani; o gerente do Escritório Sebrae da Fronteira, Francisco Wildes; o presidente da Cresol Fronteiras PR/SC/SP/ES, Claudir Sirotta; o presidente do Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, José Cesar Wunsh; o prefeito de Dionísio Cerqueira e presidente do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, Thyago Gnoatto Gonsalves; o intendente de Bernardo de Irigoyen, Guilhermo Fernadez; e a presidente do Instituto Misionero de Biodiversidade – El ImBio, Viviana Rovira.
Todos destacaram a grandiosidade e abrangência do evento, a importância fundamental das parcerias e união de esforços para o desenvolvimento econômico, cultural, social e educacional do território, citando que o Festival de Turismo é um marco para a história da região.
Na parte da tarde, aconteceu a Tarde Cultural, com apresentações culturais de escolas e entidades da região, e também a Mostra de Educação Empreendedora - Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, envolvendo escolas dos municípios do território que participam do programa.
CONEXÕES EMPRESARIAIS
Um dos eventos de destaque do Festival será a quarta edição do Conexões Empresariais, que terá palestra com a “Rainha do Basquete”, Hortência Marcari.
O Conexões Empresariais será no dia 14 de outubro, das 16 hora às 18 horas, no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, ao lado da igreja de mesmo nome, em Barracão/PR
IDEAHON LA FRONTERA
Outro evento de destaque do Festival será o Ideathon La Frontera.
O Ideathon acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de outubro, no Centro Cultural Ricieri Quinto Guareschi, em Barracão, e tem como tema: “Desafio: Como Atrair Turistas Para a Região da Fronteira?
As atividades acontecerão nos seguintes horários: 12 de outubro, das 8 horas às 18 horas; 13 de outubro, das 18 horas às 22 horas; 14 de outubro, das 8 horas às 16 horas.
SEMINÁRIO DE TURISMO
O 2º Seminário Internacional de Turismo La Frontera será no dia 13 de outubro, das 14 horas às 16h30, no Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida.
GASTRONOMIA
O 1º Festival Gastronômico Internacional - Sabores de La Frontera acontece de 12 a 15 de outubro, no Lago Internacional da Trifronteira.
CORRIDA E BATERISTAS
No dia 15 de outubro, a 1º Corrida Internacional La Frontera, será às 8 horas, em Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio.
 Às 14 horas, acontece o Encontro Internacional de Bateristas, no Lago Internacional da Trifronteira.
O 1º Festival Internacional de Turismo La Frontera está mobilizando 18 dos municípios que integram o Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera: Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Andresito, da Argentina; Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Flor da Serra do Sul, Pérola do Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste e Santo Antonio do Sudoeste, do Paraná; e Anchieta, Dionísio Cerqueira, e Palma Sola, de Santa Catarina.

DIA 12 DE OUTUBRO, DAS 10H30 ÀS 22H30
Abertura do 1º Festival Gastronômico Internacional - Sabores de La Frontera;
Tarde Cultural, com apresentações culturais pelos municípios participantes.
DIA 13 DE OUTUBRO, DAS 10H30 ÀS 22H30
1º Festival Gastronômico Internacional - Sabores de La Frontera;
2º Seminário Internacional de Turismo La Frontera: das 14 horas às 16h30.
DIA 14 DE OUTUBRO, DAS 10H30 ÀS 22H30
1º Festival Gastronômico Internacional - Sabores de La Frontera;
Conexões Empresariais, das 16 horas às 18 horas.
DIA 15 DE OUTUBRO, DAS 10H30 ÀS 22H30
Encontro Internacional de Bateristas, às 14 horas;
1º Corrida Internacional La Frontera, às 8 horas, em Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio.

Fonte: Fonte e fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação U