SARAU LITERÁRIO TEM APRESENTAÇÕES CULTURAIS E HOMENAGENS NA EEB GOV IRINEU BORNHAUSEN

A escola homenageou os alunos que se destacaram na leitura e a Empresa LPD, pelo projeto “Formando Jovens Leitores, Desenvolvendo um Mundo Melhor”

A Escola de Educação Básica Governador Irineu Bornhausen, do bairro Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira, realizou, na noite de segunda-feira, 27 de novembro, o 3º Sarau Literário.

Na oportunidade, foi foram prestadas homenagens aos diretores e funcionários da empresa LPD Importação e Exportação, pela parceria com a escola, dentro do projeto social “Formando Jovens Leitores, Desenvolvendo um Mundo Melhor”.

Através do projeto social, a LPD investiu recursos financeiros, além de atuar diretamente na escola, com seus diretores e um grupo de funcionários, revitalizando o espaço da biblioteca do educandário, adquirindo novos livros para o acervo da biblioteca, bem como fazendo o mobiliário do espaço, com o reaproveitamento de palets.

A mesa de frente para abertura do 3º Sarau Literário teve a presença do prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto Gonçalves; da diretora da Escola, Sirlei Aparecida Sthal; do diretor da LPD, Cleo Luiz Petroli, e esposa Ieda Petroli; do diretor de ensino da Unetri Faculdade, professor Jonas Grejianin Pagno; da presidente da Associação de Pais e Professores – APP da escola, Judite Sberse Bráulio; da aluna, Vitória Aparecida Fortes Scherbak, representando todos os alunos da escola; do professor, Anderson Lênin Ongaro, representando o corpo docente da escola; e da representante da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Vânia Rigotti.

Cleo Luiz Petroli afirmou que foi gratificante para a equipe da LPD realizar este projeto, fazendo bem mais do que inicialmente foi idealizado.

“Sentimos que tínhamos que fazer mais de uma ação pontual na Páscoa ou no Natal, por exemplo, como distribuição de doces e presentes. Precisávamos fazer algo que realmente fizesse diferença na vida dos estudantes. Planejamos esse projeto de leitura, para ser uma ação contínua na escola, pois a leitura e o conhecimento tornam as pessoas melhores e mais preparadas para o seu futuro, além de melhorar o nível de aprendizado na escola. A equipe da LPD se sente gratificada e feliz e realizar esse projeto e em ter a parceria da escola”, destacou Petroli.

A diretora, Sirlei Sthal, salientou que o projeto Formando Jovens Leitores, a revitalização da biblioteca e do mobiliário, bem como os novos títulos para o acervo, têm um significado, para a comunidade escolar, imensamente superior ao valor financeiro que a LPD investiu na iniciativa.

Hoje é o momento de demonstrarmos toda a nossa gratidão pelos avanços que o colégio vem tendo. Agradecemos nossa equipe de educação, pela dedicação, aos alunos, pelo empenho e o retorno que dão às ações que desenvolvemos, aos pais, pelo apoio, à Unetri, pela ajuda cotidiana na organização dos espaços da escola, e à LPD e sua equipe, pela visão de grandeza em fazer essa parceria com nossa escola os investimentos, trabalho e dedicação”, enfatizou.

Sirlei destacou ainda que a grandeza desta ação representa muito mais do que o investimento feito, pois além do investimento financeiro, ocorreu a interação e a troca de experiências entre funcionários, alunos, professores e gestores da escola, com a equipe da LPD.

Homenagens.

Em seguida, foram homenageados os alunos que se destacara na leitura de livros em 2016.

Em 1º lugar, a aluna do 9º ano 1, Tainara, Andriele Feller Johan; 2º lugar, a aluna do 8º ano 1, Gabriela Bráulio; e em 3º lugar, a aluna do 5º ano, Natália Aparecida Fortes Scherbak.

Os alunos, Évelin e Leonardo, entregaram, em nome da EEB Governador Irineu Bornhausen, uma lembrança a Cleo Luiz Petroli e Ieda Petroli.

Sarau Literário

Para o 3º Sarau Literário, alunos da escola, com apoio dos professores, fizeram encenações, monologo e músicas, a partir dos clássicos da literatura: Dom Quijote de la Mancha (Miguel de Cervantes), Ou Isto ou Aquilo (Cecília Meireles), A Menina que Roubava Livros (Markus Zusak), O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry), Tosco (Gilberto Mattje), Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado) e A Mulher que Matou os Peixes (Clarice Lispector).

As apresentações foram itinerantes, no ambiente escolar, feitas em espaços diferentes, nos dois pavimentos do colégio.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto