Unetri Faculdades

Loading

NOTÍCIAS

Resgate Histórico
Geral

CENTRO CULTURAL LOTADO APLAUDE EM PÉ A CANTATA “A REVOLTA DOS POSSEIROS”

Em parceria com a Ascoagrin, apresentação da Cantata em Barracão aconteceu na noite de 1º de março. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento
Fonte e Fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri e Ascoagrin


 

Um grande momento de Resgate histórico, com a apresentação da Cantata “A Revolta dos Posseiros”, também conhecida como “A Revolta dos Colonos”, na década de 1950, que foi um dos mais marcantes acontecimentos do Sudoeste do Paraná, aconteceu em Barracão, na noite desta quarta-feira, 1º de março.
A Cantata foi apresentada no Centro Cultural Ricieri Quinto Guareschi, que ficou lotado para o evento.
Cerca de 300 pessoas assistiram a ópera e aplaudiram em pé os artistas e a apresentação.
A Cantata, dirigida por Felipe Radicetti, será apresentada em seis municípios da região Sudoeste do Paraná, um deles Barracão, no qual a Associação Empresarial da Fronteira - Ascoagrin, e a prefeitura barraconese, através do Departamento de Cultura, foram parceiros para sediar o espetáculo.
O evento é uma realização da Coperarte - Cooperativa de Arte e Cultura de Francisco Beltrão e da Sonata Centro de Artes, com o incentivo do Governo do Paraná e do Objetivos de Empreendimento Sustentável.
 
PALESTRA AOS ESTUDANTES
Antes da Cantata, pela manhã, às 10 horas, aconteceu uma palestra a alunos do ensino médio, de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul, para conhecerem mais sobre esse importante acontecimento da história do Sudoeste paranaense, e entrarem no contexto da Cantata.
O diretor de Cultura da prefeitura de Barracão, Kiko Volkweiss, destacou a importância do evento, que foi um acontecimento surpreendente, resgatando, através da música, um dos mais importantes fatos do Sudoeste do Paraná.
“O Cento Cultural ficou lotado e os presentes aplaudiram em pé a apresentação, e isso foi gratificante, afirmou.
O vice-prefeito de Barracão, Hercílio de Andrade, enfatizou grandeza da parceria da prefeitura municipal com a Ascoagrin, para a vinda do espetáculo a Barracão.
“Foi uma apresentação emocionante e diferente, mas que envolveu os presentes, pela sua importância e por se tratar de um fato vivido pelos nossos pioneiros e antepassados, uma história nossa e da nossa região”, citou.
Hercílio destacou que a administração de Barracão foi parceira e ajudou a patrocinar o evento, e sempre será parceira, contribuindo com as iniciativas culturais.
O prefeito de Dionísio Cerqueira e presidente do Consórcio Intermunicipal as Fronteira – CIF, Thyago Gnoatto Gonçalves, afirmou que o evento foi grandioso, um importante resgate histórico de um fato que volveu diretamente a nossa região e os nossos antepassados.
“É fundamental termos a oportunidade de trazer para a população da trifronteira eventos dessa natureza. Precisamos trabalhar, cada vez mais, o resgate da nossa história, pois um povo sem história é um povo sem memória. Agradeço a todos que se engajaram para possibilitar a realização do Cantata, e a presença do público confirma o êxito e a importância do evento e o interesse da população”, salientou.
Em nome do CIF, Thyago agradeceu os municípios de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul, a Ascoagrin e as secretarias municipais de Educação, que foram fundamentais para a vinda da Cantata a Barracão.
O presidente da Coperarte - Cooperativa de Arte e Cultura de Francisco Beltrão, Roniedson Rebelatto, destacou que a apresentação em Barracão foi magnífica, com público espetacular, tanto em quantidade quanto em qualidade.
“Após a apresentação, tivemos um excelente retorno das pessoas, que vinham emocionadas nos parabenizar. É emocionante lembrarmos da nossa história dos fatos que envolveram nossos pais e avôs. Hoje plantamos uma sementinha, deixando essa lembrança, essa vontade de querer mais, de saber e de procurar as coisas”, destacou.
Roniedson afirmou que precisamos resgatar, relembrar e preservar a nossa história, para vivenciá-la.
“É o nosso passado quem indica para onde vamos no futuro”.
Talita Casagrande, presidente em exercício da Ascoagrin, destacou que a apresentação da Cantata foi riquíssima e espetacular, um grande resgate de um dos acontecimentos mais importantes do Sudoeste, e foi gratificante ver a casa cheia e os presentes aplaudirem de pé a apresentação.
“Tivemos a presença de quase 300 pessoas prestigiando o evento, e a Ascoagrin, enquanto parceira para sediar o evento, e entidade que congrega a classe empresarial, está muito feliz e gratificada em contribuir para a vinda da Cantata a Barracão”.
Talita destacou também a parceria com o CIF e os municípios de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul.
“Não podemos construir nosso futuro se não conhecermos o nosso passado, e foi de suma importância trazermos para a trifronteira um evento que resgata a nossa história, contando, de forma espetacular, esse capítulo vivido por nossos pais e nossos avôs”, concluiu Talita Casagrande.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri

Confira a galeria de fotos

Logo E-MEC
qr code acesso e-mec

ACESSSE JÁ!

Consulte aqui
o cadastro
da instituição
no Sistema
e-MEC

VESTIBULAR 2023

Já garantiu a sua inscrição no Vestibular 2023 da Unetri Faculdades?

Entre em contato conosco e nos envie suas dúvidas e sugestões!

(49) 3644-0314
(49) 3644-2986