PAINEL DE INOVAÇÃO LA FRONTERA INOVA TEM AVALIAÇÃO POSITIVA E MARCOU O INÍCIO DA EXECUÇÃO DO QUE ESTÁ PLANEJADO PELO EIXO DE INOVAÇÃO

Foi um momento de sensibilização e aprendizado, pois a inovação envolve todos os setores, para que empresas e os negócios tradicionais também comecem a enxergar a inovação como algo que traz resultados e benefícios para os negócios
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin e Unetri

Na tarde desta terça-feira, 11 de outubro, na Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, em Barracão e  Dionísio Cerqueira, aconteceu o “Painel de Inovação La Frontera Inova”. O seminário foi realizado pelo Comitê Territorial La Frontera – Eixo de Inovação, e entidades apoiadoras (ver no Final da matéria). Mesmo com as chuvas torrenciais e bloqueios em rodovias, em torno de 80 pessoas, dos municípios que integram o La Frontera (ver no final da matéria), participaram do evento.

O Painel de Inovação teve apresentação de cases de êxito, um deles apresentado por Hugo Correa, professor do Instituto Federal do Paraná – IFPR, campus de Jacarezinho; e presidente da Associação do Sistema de Inovação do Norte Pioneiro – ASRI. O segundo foi o case do Programa de Inovação CACISPAR – Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná, apresentado pelo presidente da Coordenadoria, Paulo Bueno.

A presidente da Ascoagrin, entidade anfitriã do evento, Raquel Schwab, deu boas vindas a todos, citando o prazer em recebê-los na casa do empresário da trifronteira. Raquel destacou a importância do Eixo de Inovação do La Frontera para o território, pois a inovação envolve todos os setores e tem implicação direta e preponderante para o desenvolvimento do território. “Esse foi um momento de sensibilização e aprendizado, mostrando mais sobre o tema. Para a sensibilização acontecer, é preciso falar sobre inovação e conhecê-la mais profundamente, iniciando esse tratamento em eventos como esse e partindo para os passos seguintes”, afirmou Raquel Schwab.

O consultor do Sebrae, Elizandro Ferreira, explicou que o objetivo do Painel foi a materialidade de uma ação definida pelo Eixo de Inovação do La Frontera, que é o Fronteira Inova. “Um dos objetivos que tínhamos, enquanto grupo, era fazer um painel de inovação, pois temos uma longa jornada de sensibilização e mobilização das pessoas”. O consultor destacou que quando se fala em inovação, um dos principais pontos é desmistificar os conceitos que as pessoas tem dela. “Quando se fala em inovação, as pessoas pensam em tecnologia. Inovação não é só tecnologia. É também, mas não somente. Se pode inovar em produtos, processos, serviços, modelos de negócios e, quem sabe, em novas tecnologias”, afirmou.

Elizandro enfatizou que a avaliação do Painel foi muito positiva e produtiva, embora as chuvas intensas e acidentes, que causaram bloqueios em rodovias que ligam Barracão em direção a Santo Antonio do Sudoeste e a Salgado Filho, tenham impedido muita gente do território de vir ao evento. Mesmo assim o Painel teve boa participação de pessoas do território, de representantes da governança do La Frontera, integrantes do Eixo de Inovação e convidados. “Para o Eixo de Inovação, hoje foi um divisor de águas. Já fizemos todas as articulações necessárias e o grupo está engajado. Agora, de fato, vamos executar o que está planejado, o que está na pauta, executando um processo de cadência e perenidade, fazendo com que as empresas e os negócios tradicionais também comecem a enxergar a inovação como algo que traz resultados e benefícios para os negócios”, salientou Elizandro Ferreira.

O coordenador do Eixo de Inovação do La Frontera, e diretor acadêmico da Unetri Faculdades, professor Jonas Grejianin Pagno, ressaltou que o evento foi o primeiro passo no sentido da inovação na fronteira, a partir do La Frontera e do Eixo de Inovação. “Obviamente que tem uma história anterior de outros processos de inovação, mas nesse ciclo, agora promovemos esse primeiro Painel de Inovação, com alguns objetivos específicos. Em um primeiro momento, foi essa ideia de disseminar o que é a inovação, o que é a cultura de inovação”.

O segundo aspecto, citou Jonas, foi trazer para o Painel alguns exemplos práticos, como o Case do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná, cujo processo iniciou em 2016 e hoje é referência no Estado e no Brasil, e também o case do projeto de inovação desenvolvido pala Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná – Cacispar, com as Associações Empresariais e os empresários. Jonas citou que a avaliação do evento foi excelente, porque o Painel conseguiu mostrar o que é a inovação e quais os gargalos que o La Frontera precisa atuar especificamente. “Hoje, temos que discutir uma legislação municipal de inovação, quem são os interlocutores da inovação, para que os processos andem, qual o papel do ensino superior, do ensino técnico, da educação fundamental, da educação empreendedora nos processos de inovação”, concluiu Jonas Grejianon Pagno.

REALIZAÇÃO E APOIO
O Painel Fronteira Inova teve o apoio do Comitê Territorial La Frontera, Ascoagrin, Unetri Faculdades, Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, Sebrae, Instituto Federal do Paraná – IFPR, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Reges Realeza e Faculdade Iguaçu.

LA FRONTERA
O Comitê Territorial La Frontera é formado por 12 municípios brasileiros e argentinos do território de fronteira: Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina; Barracão, Bom Jesus do Sul, Santo Antonio do Sudoeste, Pranchita, Pérola do Oeste, Realeza, Planalto e Capanema, no Paraná; e Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Andresito, na Argentina.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri