Conhecimento e Parceria

PROJETO CONQUISTANDO CONHECIMENTO: UNETRI RECEBE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE PRINCESA

Além das aulas na Unetri, alunos professores de Princesa visitaram os marcos da trifronteira, para um estudo desses locais
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri

A Unetri Faculdades está desenvolvendo o projeto “Conquistando o Conhecimento – Unetri na Escola”, recebendo, em seu campus, alunos do Ensino Médio de colégios da região.
Nesta segunda-feira, 26 de setembro, alunos da EEB Antenor Nascentes, da cidade de Princesa, estiveram na Unetri para as atividades.
A disciplinas envolvidas nas atividades foram na área de humanas: Geografia, História, Sociologia e Filosofia.
Os alunos estão trabalhando em um projeto nessa área, sobre as gerações Baby Boomer, X, Y, Z e Alfa, e diante disso, os professores da Unetri trabalharam, mediante os conteúdos repassados pela escola, conteúdos referentes a essas disciplinas, como meio ambiente, identidade social, contemporaneidade, ‘tribos’ e outros.
“Os professores da Unetri, Elizandra, Zelândia e Jonas, preparam aulas com base nesses conteúdos repassados e as ministraram aos alunos, durante a estadia deles na Unetri”, explicou a coordenadora do projeto “Conquistando o Conhecimento", do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP, e do curso de Pedagogia da Unetri, professora Elizandra Fiorin Soares.
A visita dos alunos foi concluída com um roteiro pelos marcos da trifronteira, para um estudo desses locais, que são pontos turísticos e peculiares de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen.
O roteiro iniciou pela Aduana, passando pelo Lago Internacional da Tifronteira, que engloba as nascentes do Rio Peperiguaçu, e tem marcos em seu interior, seguindo pelos chamados Marco Grande e o Marco das Oito Fronteiras.
“Mostramos um pouco de todo esse contexto histórico e fronteiriço, dentro dos conteúdos que estão trabalhando, para que os alunos possam utilizar esse conhecimento dentro do projeto que estão desenvolvendo”, citou a professora.
Elizandra explicou o objetivo do projeto é estabelecer parcerias com as escolas estaduais de Ensino Médio, promovendo a integração entre a prática docente, com foco no aprendizado dos alunos e na busca pelo conhecimento.
“Os docentes, da Unetri e os docentes das escolas interagem para desenvolver práticas educativas motivadoras”, afirmou Elizandra.
Ela citou que fazendo essa união entre as escolas e a Unetri, a Unetri tem a função de fazer este relacionamento social, e a escola, a função de ser um espaço de produção de conhecimento.
“Estamos agregando e interagindo esses dois elementos, sempre pensando no ensino, no conhecimento, na aprendizagem e na motivação dos estudantes, para serem protagonistas de suas próprias aprendizagens”, concluiu a professora Elizandra.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri