Unetri Faculdades

Loading

NOTÍCIAS

Formação
Geral

GERAÇÃO EMPREENDEDORA REALIZA SOLENIDADE DE FORMATURA DE SUA PRIMEIRA TURMA NA TRIFRONTEIRA

A Unetri foi uma das patrocinadoras e cerca de 30 adolescentes e jovens, do segundo ano do Ensino Médio, concluíram o projeto na trifronteira
Reportagem: Deise Bach e Luiz Carlos Gnoatto – Edição e fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri


 
Os Núcleos de Jovens Empreendedores da Fronteira e de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, ligados à Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, realizaram a solenidade de formatura dos alunos participantes do Projeto Geração Empreendedora.
O evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 30 de junho, às 19 horas, no auditório da prefeitura de Dionísio Cerqueira.
Detalhes do Projeto, após os depoimentos.
 
DEPOIMENTOS
Patrícia Ferrari, integrante do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira, destacou a importância do Projeto, despertando nos jovens e adolescentes o censo do empreendedorismo e o planejamento de seu futuro.
“Abraçamos o projeto, porque percebíamos uma dificuldade dos jovens quanto as suas pretensões pessoais e pelo futuro da trifronteira, quanto à inovação e o empreendedorismo. Chegamos à conclusão que tínhamos que trabalhar com as gerações que estão chegando ao mercado de trabalho e prepará-las quanto a isso, para que passem a pensar grande e fazer avançar o empreendedorismo e associativismo na trifronteira”.
 Patrícia destacou que os participantes vieram por iniciativa e vontade própria, se dedicaram e se envolveram com o Geração Empreendedora, sentindo a necessidade de fazer mudanças em sua vida e em suas tomadas de decisões.
A trifroteira tinha disponível 30 vagas para o Projeto e as inscrições superaram esse número. Os 30 participantes foram definidos pelos critérios do Projeto.
A participação foi totalmente gratuita para os alunos e o projeto foi ministrado, de forma voluntária, por facilitadores dos dois núcleos, com a participação também de mentores (ver na sequência da matéria).
“Os alunos nos agradeceram muito pela oportunidade, ressaltando o quanto o Projeto fez a diferença para eles e o quanto abriu a visão deles para a inovação, capacitação e o empreendedorismo. E isso é gratificante por demais, pois percebemos que despertamos aspectos positivos nesses adolescentes”.
Patrícia destacou que o projeto é voluntário e o apoio recebido dos patrocinadores foi fundamental.
“Agradecemos aos patrocinadores (ver no final da matéria), aos mentores e aos facilitadores, e esperamos continuar tendo esse apoio para as próximas edições do Geração Empreendedora na trifronteira”, afirmou Patrícia Ferrari.
Vanessa Lazzaron Scheeren, do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, diretora da Ascoagrin e vice presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária – CEME Regional Noroeste, destacou que o empreendedorismo é um fator preponderante para promover mudanças, melhorias e mais desenvolvimento sustentável.
“É gratificante ver os jovens buscando esse caminho, podendo contar com o Geração Empreendedora, um projeto primoroso que leva os jovens para esse direcionamento, formando-os para serem empreendedores, pessoas melhores, que possam crescer pessoalmente e profissionalmente, contribuindo com o crescimento da sociedade”, salientou Vanessa Lazzaron Scheeren.
Raquel Schwab, presidente da Ascoagrin, destacou a importância do Projeto, que prepara os jovens, que sonham com seu futuro, para entenderem o que é o empreendedorismo.
“Essa primeira edição do Geração Empreendedora foi um sucesso, tanto para a Ascoagrin, quanto para os núcleos e para os jovens participantes. O Projeto é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, que está rodando todo o estado, e a trifronteira foi privilegiada, em função do engajamento do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira e do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira”.
Raquel destacou que o Geração Empreendedora mostrou que a trifronteira tem muito potencial e muita gente boa, interessada em construir um grande futuro.
“É gratificante ver esses jovens buscando essa capacitação e se dedicando muito, pois eles serão nossos futuros empresários, as futuras lideranças, futuros diretores da Ascoagrin, futuros colaboradores das nossas empresas. Eles estão aqui se capacitando e nós nos sentimos honrados em propiciar esse projeto de formação sobre empreendedorismo e associativismo”.
A presidente ressaltou que a Ascoagrin fez um grande esforço para se aproximar dos colégios da trifronteira e tratar com alunos sobre empreendedorismo e associativismo.
“Fomos bem recebidos em todos os colégios e tivemos o privilégio de já fazer alguns trabalhos. Essa primeira edição do Geração Empreendedora mostrou que os jovens têm interesse em apreender e permanecer na trifronteira. O nosso intuito é não sermos exportadores de conhecimento, mas sim formadores, e que esses jovens fiquem em nosso território”, enfatizou Raquel Schwab.
A aluna Alini Gisch Allebrandt, que foi classificada para apresentar seu projeto na fase estadual, concorrendo com alunos de todo o estado, destacou que a experiência foi extremamente produtiva, lhe abrindo vários caminhos.
“Minha visão e conceitos sobre esses assuntos mudaram totalmente em relação ao meu futuro, trabalho e para a minha vida. Pretendo colocar em prática o aprendizado do Projeto. Sonho em ter o cinema aqui na trifronteira (“Cine DC Bar e Cafeteria” foi seu projeto, classificado para a fase estadual – ver na sequência da matéria) e pretendo praticar tudo o que aprendi no curso”, citou Alini Gisch Allebrandt.
A aluna Elieli de Fátima Figueiró, destacou que a experiência de participar do Projeto foi fantástica, com um grande aprendizado sobre o empreendedorismo e sua prática, podendo também conhecer melhor as empresas locais e ter um melhor contato com elas.
“O que mais me marcou foi aprender que se a gente buscar e quer fazer, a gente abre portas, a gente faz e tem oportunidades de ir mais longe, de empreender e construir coisas boas e produtivas’, afirmou Elieli de Fátima Figueiró.     
 
GERAÇÃO EMPREENDEDORA
O Projeto é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, em parceria com o Conselho Estadual da Mulher Empresária – CEME e o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores – CEJESC, e acontece em Santa Catarina desde 2015.
Na trifronteira, o Projeto iniciou em 25 e abril, envolvendo alunos do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Leonor Castellano (Barracão), Colégio Dr. Mário (Barracão), da EEB Dr. Theodureto (Dionísio Cerqueira) e do Campus de Barracão do Instituto Federal do Paraná – IFPR.
Os conteúdos foram ministrados aos alunos por integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira e do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, que receberam treinamento da FACISC para serem multiplicadores do Projeto.
As multiplicadoras foram: Bruna Rambo, Patrícia Paula Ferrari, Talita Moura e Jainara Jennithan Schueigerti Abadi, do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira, e Vanessa Lazzaron Scheeren, do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira.
 
PÚBLICO ALVO
O público alvo do projeto é alunos do segundo ano do Ensino Médio, com a finalidade de preparar e aproximar esses jovens do empreendedorismo e do mercado de trabalho, uma vez que que no ano seguinte, já no terceiro ano do Ensino Médio, esses alunos terão que escolher uma profissão, uma carreira, se farão uma faculdade ou cursos profissionalizantes.
O objetivo é que através desse curso os alunos tenham uma visão mais clara e assertiva do que é o empreendedorismo, o que é empreender, do mercado de trabalho, de como funciona uma empresa e de como abrir uma empresa.
O projeto prevê que para os jovens fazerem essa escolha, eles precisam se conhecer.
Para tanto, o projeto trabalhou também o autoconhecimento com os alunos
 
BANCA
Em uma das últimas fases do Geração Empreendedora, os jovens tiveram a oportunidade, através de uma das dinâmicas, de criarem uma empresa partindo do ‘zero’.
Desta forma, divididos em grupos, foram criadas cinco empresas: Cine DC Bar e Cafeteria, Escola Jovem Investidor, Your Home, Cybertri Lan House e Rompiendo La Frontera.
Cada grupo possou pela avaliação de uma banca local, que escolheu a empresa vencedora: Cine DC Bar e Cafeteria, que representou a trifronteira em uma banca estadual, concorrendo com alunos de todo o estado de Santa Catarina.
A banca avaliadora foi formada pelos empresários e integrantes da diretoria da Ascoagrin: Talita Casagrande, Juvani Zimmermann Pivatto e Carlos Vanderey Porfírio.
 
PARCERIA
As multiplicadoras enfatizaram que o projeto é totalmente voluntário e associativista e foi de fundamental importância a participação dos parceiros e patrocinadores.
Desta forma, os núcleos puderam oportunizar aos alunos a participação em cursos e eventos como este, que de outra forma talvez não teriam condições de participar devido aos custos.
Na trifroteira, a iniciativa tem a parceria e patrocínio da Unetri Faculdades, Grupo Ativa, Transportes Rambo, Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, Terra Alta Agropecuária, Cristal Vidros, Perfumelandia, Moacir J. Silveira Renascimento e Hipnoterapia.

Fonte: Reportagem: Deise Bach e Luiz Carlos Gnoatto – Edi

Confira a galeria de fotos

Logo E-MEC
qr code acesso e-mec

ACESSSE JÁ!

Consulte aqui
o cadastro
da instituição
no Sistema
e-MEC

VESTIBULAR 2024

Já garantiu a sua inscrição no Vestibular 2024 da Unetri Faculdades?

Entre em contato conosco e nos envie suas dúvidas e sugestões!

(49) 3644-0314
(49) 3644-2986