
UNETRI CONCLUI WORKSHOP GARAGE SPRINT, COM O PROPÓSITO DE DESENVOLVER IDEIAS BASEADAS EM PROBLEMAS LOCAIS
O Garage Sprint também faz parte do rol de objetivos e ações do La Frontera Inova
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri
A Unetri Faculdades encerrou, na noite desta terça-feira, 21 de junho, o Projeto Garage Sprint, envolvendo acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia.
Foram quatro workshops, realizados nos dias 31 de maio, 7, 14 e 21 de junho de 2022.
O objetivo central do Projeto é desenvolver ideias baseadas em uma temática de problemas locais.
Garage Sprint integra o Programa de Geração de Negócios Inovadores da Rede de Habitats de Inovação do Sudoeste do Paraná, em parceria com as Instituições de Ensino Superior e Técnico da região
A Unetri é entidade parceira recorrente da pauta e a ação também faz parte do rol de objetivos e ações do La Frontera Inova.
O Garage Sprint foi ministrado pelo especialista em inovação credenciado pelo Sebrae, Hector Felipe Cabral.
No encontro final, na noite de 21 de junho, divididos em cinco grupos, os acadêmicos apresentaram, para uma Banca avaliadora, os projetos de startups desenvolvidos durante as atividades do workshop.
A Banca foi composta pelo Despachante Aduaneiro, Daniel Adão Sabbadin, pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unetri, professora Raquel Antônia Sabadin Schmidt, e pelo diretor acadêmico, professor Jonas Grejianin Pagno.
Hector Felipe Cabral explicou que o Garage Sprint é um projeto do Sebrae, com o objetivo de promover a inovação, a criação de startups e os negócios inovadores dentro do meio acadêmico.
“Os acadêmicos participaram de quatro workshops, e partindo do zero, a partir de temáticas ligadas à região, e neste caso eles trabalharam a partir de questões ligadas ao Porto Seco e à Aduana, e criaram soluções que possam ser trabalhadas no novo Porto Seco”.
O especialista em inovação citou que foram trabalhadas metodologias, para que os acadêmicos pudessem levantar problemas na logística e funcionamento do atual Porto Seco, e desenvolver ideias, pensar ideias e organizar essas ideias, com as propostas de solucionar os problemas levantados.
“O objetivo do Garage Sprint, ‘sprint’ porque é rápido, é que a partir de um problema eles desenvolvam propostas e ideias de solução. Posteriormente, esses trabalhos serão levados a incubadoras, a todo o ecossistema do habitat de inovação do Sudoeste do Paraná, e terem a respectiva pré-incubação, para que os acadêmicos possam transformar essas ideias em produtos. Eles então trabalharão mais metodologias, mais conteúdos, mais conceitos de mercado, para transformar essas ideias em soluções práticas”, ressaltou o especialista em inovação credenciado pelo Sebrae, Hector Felipe Cabral.
O Despachante Aduaneiro, Daniel Adão Sabbadin, afirmou ser satisfatório e gratificante poder fazer parte da Banca avaliadora do Garage Sprint.
“Foi um momento que a nosso ver, os acadêmicos foram desafiados a sair da sua zona de conforto e colocar em prática o que a IES tem passado de teorias, para converter na possibilidade de um futuro empreendimento de sucesso – empreender com inovação”.
“Parabenizo os cinco times, por terem apresentado propostas de soluções fantásticas, que a nosso ver todas tem mercado para atuação”.
Daniel ressaltou que os acadêmicos demonstraram muita criatividade, dinamismo, inovação e desenvoltura, e a partir de situações problemas, apresentaram soluções.
“Estas soluções, com certeza farão a diferença se colocadas em prática, com aprimoramento, para possibilidade de aplicação com vista em novos negócios para a nossa trifronteira, em especial à Aduana, foco do projeto”.
O Despachante Aduaneiro acredita que este tipo de atividade (Garage Sprint) faz toda a diferença na formação educacional, com a certeza de que a bagagem de conhecimento trazida pela promoção destes projetos pela Unetri Faculdades, com parceria do Sebrae PR, é valiosa no quesito metodologia ativa de aprendizagem.
“Essa metodologia ainda é pouco explorada pela maioria das Instituições de Ensino. Parabéns à Unetri Faculdades e equipe que ajudou no desenvolvimento do projeto, que foi grandioso. Parabéns aos acadêmicos, e que eles persistam para converter suas ideias em grandes negócios.
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unetri, professora Raquel Antônia Sabadin Schmidt, destacou a importância do evento, que instiga os discentes a desenvolver uma visão holística para a nova Aduana, prezando pelos fundamentos trazidos pela disciplina de empreendedorismo e inovação, com a possibilidade da promoção de novos negócios, a partir das soluções criadas nestas quatro noites.
“As atividades do dia 21 foram especiais, vez que tivemos a apresentação dos pitch, pelos cinco times, desenvolvido de forma interdisciplinar, considerando que os participantes foram discentes dos cursos de Ciências Contábeis, do V e VII períodos, Administração, do V período e Pedagogia, do V período”.
Raquel destacou que conclusa essa etapa, com certeza os desafios foram constantes para os discentes, e as oportunidades serão tremendas, se colocar em pratica as ideias magnificas de soluções apresentadas para os problemas identificados por cada um dos cinco times.
“Parabéns aos nossos discentes, pelo esforço e dedicação. Tenho plena convicção que este dia poderá ser um marco temporal em suas vidas, é claro, se todas estas ideias saírem do papel e se tornarem parte do empreendimento. Façam a diferença e sejam a diferença!”, afirmou.
“Parabéns à Unetri Faculdades e ao Sebrae/PR, pelo projeto Garage Sprint, bem como ao pessoal da Banca, Professor Jonas Grejianin Pagno e o Despachante Aduaneiro, Daniel Sabbadin”.
A professora enfatizou que o projeto permite a validação, na pratica, da teoria trazida pela disciplina de empreendedorismo e inovação.
“Ademais, na condição de coordenadora do Curso de Contábeis e professora, fico satisfeita e honrada em poder trabalhar nesta disciplina, que oferece esse diferencial aos nossos discentes, e nos permite confirmar que os saberes são e sempre serão infinitos”, concluiu a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unetri, professora Raquel Antônia Sabadin Schmidt.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri