Unetri Faculdades

Loading

NOTÍCIAS

Curricularização
Geral

CURSO DE PEDAGOGIA REALIZA PROJETO DE CURRICULARIZAÇÃO, COM OFICINAS DE FORMAÇÃO DE GESTORES EM EDUCAÇÃO

Oficinas envolveram gestores de escolas de Barracão e de Bom Jesus do Sul
Edição: Luiz Carlos Gnoatto – Ascom Unetri

 
Os acadêmicos do curso de Pedagogia, da Unetri Faculdades, realizaram dois dias de atividades do projeto de Curricularização, envolvendo gestores de escolas de Barracão e Bom Jesus do Sul.
As oficinas aconteceram nos dias 8 e 14 de junho.
Na noite de 14 de junho, foi o encerramento das atividades.
Após os trabalhos previstos, teve uma confraternização junina entre os presentes, com danças e comidas típicas.
Todos vieram caracterizados para eventos juninos.
O projeto foi coordenado pelo professor Clauderi Farias, com o envolvimento dos demais professores do curso, e as oficinas foram desenvolvidas pelas acadêmicas.
A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elizandra Fiorin Soares, destacou a importância do evento, pelo fato das acadêmicas se proporem a discutir o papel do gestor, do coordenador e do diretor nas escolas.
“As atividades aconteceram de forma lúdica, com dinâmicas e brincadeiras, trazendo para o debate a importância desse papel e do agir de forma colaborativa nesse processo”.
O professor Clauderi Farias enfatizou que para a atividade, as acadêmicas desenvolveram uma pesquisa com os gestores de educação dos municípios de Barracão e de Bom Jesus do Sul.
“Baseado no resultado dessa pesquisa, quanto as problemáticas levantadas, foi elaborado um projeto para trabalhar a formação desses gestores. Foram duas oficinas de formação de gestores”.
Clauderi destacou a importância das oficinas para a formação dos acadêmicos e também para o desempenho dos gestores nas escolas.
“As atividades promoveram troca de experiências e de aprendizados entre os acadêmicos, que se formam no final do ano, e os gestores. Esses acadêmicos, pós formados, estarão atuando na educação, alguns já atuam, e é fundamental essa troca de experiências para o aprendizado”.
O professor Clauderi Farias afirmou que a avaliação das oficinas é positiva, com discussões, relatos e troca de experiências produtiva e edificante, promovendo grande conhecimento para os alunos do curso de Pedagogia da Unetri.
A acadêmica Dulcelei Surdi ressaltou que o projeto interdisciplinar de Curricularização do curso reuniu gestores que atuam em escolas públicas municipais (diretores e coordenadores pedagógicos), com o objetivo de conhecer, através dos relatos trazidos pelos gestores, um pouco da vivência dos mesmos em suas funções como diretores ou coordenadores escolares.
“No encontro que aconteceu do dia 8 de junho, foram realizadas oficinas e dinâmicas, trazendo à baila as competências e habilidades necessárias para o exercício da função. No dia 14 de junho, demos continuidade ao tema, com ênfase nos desafios enfrentados pelos gestores no dia a dia de sua profissão”.
Dulcelei citou que foram momentos muito importantes para a formação acadêmica, relacionando a teoria com as práticas vivências pelos gestores.
“Foram encontros de muito aprendizado e troca de experiências entre os gestores, os quais tiveram momentos, de forma descontraída e lúdica, de compartilhar conosco e com os seus colegas, os seus anseios e desafios enquanto gestores”.
Para descontrair, foi proporcionada uma comemoração junina aos presentes.
“Agradecemos a todos os presentes no evento, pois trouxeram grande contribuição para nossa formação profissional”, enfatizou Dulcelei Surdi.
A acadêmica Claudineia Motta de Almeida Hentz destacou que as atividades desenvolvidas pelas acadêmicas de Pedagogia, nas duas oficinas, fazem parte do projeto de Curricularização da Extensão Universitária, no qual as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação.
“Nos dois encontros, recebemos gestores em educação de Bom Jesus do Sul e de Barracão. As oficinas tinham como objetivos principais reforçar as inter-relações da gestão escolar e proporcionar uma reflexão teórica e prática das habilidades e competências dentro dessa gestão”.
Claudineia afirmou que foram dois encontros bem proveitosos, alcançando os objetivos do projeto e evidenciando a relação da teoria e prática, através das atividades que as gestoras e coordenadoras estão realizando diariamente nas escolas desses munícipios.
“Foi uma troca riquíssima para construção de conhecimento para nós, enquanto acadêmicas do curso de Pedagogia, que precisamos estar preparadas para identificar, enfrentar e ser capaz de resolver problemáticas como gestoras”, evidenciou Claudineia Motta de Almeida Hentz.
A acadêmica Maíra Renata Gomes Alves, reformou que o projeto de Curricularização foi desenvolvido com o objetivo de socializar com os gestores de Barracão e Bom Jesus do Sul, sobre o estágio na etapa de gestão, desenvolvido pelas acadêmicas do curso de Pedagogia da Unetri Faculdades.
“O projeto foi aplicado em duas noites, 8 e 14 junho, e foram momentos de muito aprendizado. A última noite desenvolvemos às atividades de maneira mais lúdica, com temática junina”.
Maíra Renata Gomes Alves ressaltou que as formandas estão, nesse semestre, desenvolvendo os estágios na gestão escolar.
A acadêmica Josiane de Miranda salientou a importância do Projeto de Curricularização ser desenvolvido com gestores escolares e em dois momentos distintos, trazendo apontamentos da função que cada um exerce.
“O projeto foi executado através de roda de conversa e dinâmicas, tendo como objetivo trazer os principais aspectos da gestão e quais são as maiores dificuldades enfrentadas.
Josiane de Miranda citou ser importante destacar que o projeto proporcionou às acadêmicas novas experiências e aprendizados, agregando novos conhecimentos.
A acadêmica Leandra Caroline Lazarotto evidenciou que o projeto de Curricularização teve como público os gestores escolares de Barracão e Bom Jesus do Sul, e foram duas noites de encontros, trabalhando sobre os desafios existentes nessa prática da gestão escolar.
“Os encontros foram marcados por troca de experiências, debates, dinâmicas e muito aprendizado sobre o papel da direção e coordenação dentro da escola. As atividades foram de grande valia para nós, acadêmicas do curso de Pedagogia”, concluiu Leandra Caroline Lazarotto.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri

Confira a galeria de fotos

Logo E-MEC
qr code acesso e-mec

ACESSSE JÁ!

Consulte aqui
o cadastro
da instituição
no Sistema
e-MEC

VESTIBULAR 2024

Já garantiu a sua inscrição no Vestibular 2024 da Unetri Faculdades?

Entre em contato conosco e nos envie suas dúvidas e sugestões!

(49) 3644-0314
(49) 3644-2986