Geração Empreendedora

CINE DC BAR E CAFETERIA FOI A “EMPRESA” VENCEDORA DA BANCA DO PROJETO GERAÇÃO EMPREENDEDORA NA ASCOAGRIN

A Unetri é uma das entidades parceiras do projeto e os diretores da Unetri, Juvani Zimmermann Pivatto e Carlos Vanderey Porfírio, integraram a banca que escolheu a “empresa” vencedora
Edição: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri

A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, através do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira e do Núcleo da Mulher Empreendedora da Fronteira, está desenvolvendo o projeto Geração Empreendedora.
O projeto é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, em parceria com o Conselho Estadual da Mulher Empresária – CEME e o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores – CEJESC, e acontece em Santa Catarina desde 2015.
As atividades do projeto envolvem alunos do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Leonor Castellano (Barracão), Colégio Dr. Mário (Barracão), da EEB Dr. Theodureto (Dionísio Cerqueira) e do Campus de Barracão do Instituto Federal do Paraná – IFPR.

BANCA
O projeto iniciou em 25 e abril, e em uma das últimas fases do Geração Empreendedora, os jovens tiveram a oportunidade, através de uma das dinâmicas, de criarem uma empresa partindo do ‘zero’.
Desta forma, divididos em grupos, foram criadas cinco empresas: Cine DC Bar e Cafeteria, Escola Jovem Investidor, Your Home, Cybertri Lan House e Rompiendo La Frontera.
Cada grupo possou pela avaliação de uma banca local, que escolheu a empresa vencedora: Cine DC Bar e Cafeteria.
Esta representará a trifronteira em uma banca estadual, concorrendo com alunos de todo o estado de Santa Catarina.
A banca avaliadora foi formada pelos empresários e integrantes da diretoria da Ascoagrin: Talita Casagrande, Juvani Zimmermann Pivatto e Carlos Vanderey Porfírio.

PRÓXIMOS ENCONTROS
O próximo encontro do Geração Empreendedora na trifronteira está previsto para o dia 25 de maio, na sede da empresa Ativa Despachos Aduaneiros, em Dionísio Cerqueira.
Na última fase do projeto, os 10 alunos que mais se destacarem participarão do ‘Dia com o Empreendedor’.
Para tanto, cada um dos 10 alunos escolherá, conforme o sonho de carreira de cada um, com qual profissional vai passar o dia. Por exemplo, com um advogado, um médico, um engenheiro, um comerciante, e assim por diante.

MULTIPLICADORAS
Os conteúdos são ministrados aos alunos por integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira e do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, que receberam treinamento da FACISC para serem multiplicadores do projeto.
As multiplicadoras são: Bruna Rambo, Patrícia Paula Ferrari, Talita Moura e Jainara Jennithan Schueigerti Abadi, do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira, e Vanessa Lazzaron Scheeren, do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira.
Elas ressaltaram que o público alvo é alunos do segundo ano do Ensino Médio, com a finalidade de preparar e aproximar esses jovens do empreendedorismo e do mercado de trabalho, uma vez que que no ano seguinte, já no terceiro ano do Ensino Médio, esses alunos terão que escolher uma profissão, uma carreira, se farão uma faculdade ou cursos profissionalizantes.
O objetivo é que através desse curso os alunos tenham uma visão mais clara e assertiva do que é o empreendedorismo, o que é empreender, do mercado de trabalho, de como funciona uma empresa e de como abrir uma empresa.
O projeto prevê que para os jovens fazerem essa escolha, eles precisam se conhecer.
Para tanto, o projeto trabalhou também o autoconhecimento com os alunos

PARCERIA
As multiplicadoras enfatizaram que o projeto é totalmente voluntário e associativista e foi de fundamental importância a participação dos parceiros e patrocinadores.
Desta forma, os núcleos puderam oportunizar aos alunos a participação em cursos e eventos como este, que de outra forma talvez não teriam condições de participar devido aos custos.
Na trifroteira, a iniciativa tem a parceria e patrocínio da Unetri Faculdades, Grupo Ativa, Transportes Rambo, Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, Terra Alta Agropecuária, Cristal Vidros, Perfumelandia, Moacir J. Silveira Renascimento e Hipnoterapia.

AVALIAÇÃO
Após o encerramento do projeto, será feita uma matéria de avaliação com as multiplicadoras do Geração Empreendedora.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri