
AÇÃO BENEFICENTE DA UNETRI, “PÁSCOA SOLIDÁRIA”, JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO
Atividade contempla os alunos da Escola Municipal Jacob Maran, de Dionísio Cerqueira
Edição: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri
A Unetri Faculdades, através do Núcleo de Apoio ao Estudante – NAE, do Núcleo de Apoio Psicológico – NAP e o Departamento Comercial, está desenvolvendo a atividade, “Páscoa Solidaria”.
A ação consiste em ajudar os alunos da Escola Municipal Jacob Maran, de Dionísio Cerqueira.
A campanha “Páscoa Solidária” pretende arrecadar, preferencialmente, roupas, calçados e artigos escolares, como mochilas, por exemplo.
O lançamento da campanha aconteceu na noite de 30 de março de 2022, na Unetri, com uma roda de conversa envolvendo a diretora da escola, Metilde Barbosa, acadêmicos e professores da Unetri.
Na oportunidade, a diretora apresentou um pouco da realidade do educandário e das necessidades dos alunos, e as dificuldades que a grande maioria tem em conseguir ir para a escola, principalmente no inverno.
Metilde ressaltou que a situação econômica e social das famílias atendidas pela escola é vulnerável.
“Em dias chuvosos, boa parte dos alunos chega na escola completamente molhados e nós precisamos de roupas e calçados para eles trocarem e poder assistir bem às aulas”, afirmou. A diretora.
Com o intuito de amenizar essa situação, pensamos nessa campanha, agora para a Páscoa, que é uma data carregada de simbolismos religiosos, que nos fazem refletir sobre o ‘se doar ao próximo’, tendo empatia e o olhar mais humanizado para as áreas mais marginalizadas da nossa fronteira”, citou Claudete Nogueira da Silva, do Departamento Comercial da Unetri.
Ela destacou que neste contexto, e conhecendo um pouco a realidade, foi escolhida esta escola para trabalhar de forma mais direta com esse objetivo.
“Ressaltamos também, que no decorrer do ano teremos outras atividades que envolverão tanto os acadêmicos e professores da Unetri, quanto a comunidade em geral. Para isso, convidamos a todos para que nos ajudem nessa missão”, citou Claudete.
COLETA
A Unetri é um ponto de coleta da campanha Páscoa Solidária, mas quem não conseguir trazer as doações até a Unetri, deve entrar em contato pelo Whatsapp, 49 3644 0314, que o donativo será buscado.
As doações continuam se do aceitas após a Pascoa.
A coordenadora do Núcleo de Apoio Psicológico – NAP, professora Elizandra Fiorin Soares, destacou que foi gratificante a Unetri pensar nessa campanha e ter recebido a diretora da Escola Municipal, Metilde Barbosa, que explanou a realidade dos alunos do educandário e a grande preocupação dela, e dos professores da escola, quanto ao bem estar dos estudantes.
“A situação econômica e social das famílias atendidas pela escola é vulnerável e os educadores têm essa preocupação com os cuidados básicos para com as crianças. Por exemplo, em dias chuvosos, tem muitos alunos que chegam molhados na escola, e é preciso ter agasalho e calçados para oferecer a esses alunos, para que eles possam ficar bem na escola e não perder o estudo”, exemplificou Elizandra.
A coordenadora ressaltou a importância e o significado dessa preocupação e para a Unetri, a Páscoa Solidária, é uma forma de ser sensibilização para essa realidade.
“É um entendimento positivo do que realmente é a Páscoa, como foi bem frisado por uma acadêmica, durante o encontro: Páscoa não é apenas uma troca de chocolates. Isso também faz parte, mas o mais importante é seguir o que Cristo fez e se doar em prol de outras pessoas”.
Elizandra ressaltou que quando a pessoa pratica uma ação dessas, doando algo que ele não necessita mais, para alguém que precisa, ela está se colocando no lugar do outro e se preocupando com o outro.
“A Pascoa tem o sentido cristão e é fortalecimento espiritual”, concluiu Elizandra Fiorin Soares.
A coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante – NAE, professora Fabíola Regina Ortega, enfatizou que a presença da diretora da escola na Unetri foi muito positiva, pois oportunizou aos presentes conhecer a realidade de uma escola que atende comunidades em vulnerabilidade social.
“Mesmo com as mais diversas dificuldades, a escola desenvolve um brilhante trabalho de formação integral do sujeito escolar. Trazer essas questões para dentro da faculdade é assumir um compromisso com a transformação social”, afirmou.
Ela salientou que a instituição, por meio de seus alunos e funcionários/colaboradores, tem a oportunidade de contribuir com a difícil realidade daqueles que necessitam de solidariedade.
“A campanha Páscoa Solidária nos traz reflexões e nos faz perceber que juntos podemos, em um ‘trabalho de formiguinha’, ajudar a transformar vidas por meio da educação”, concluiu a professora Fabíola Regina Ortega.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto