PROJETO FORMANDO JOVENS LEITORES RETOMA ATIVIDADES PRESENCIAIS, COM PALESTRA MINISTRADA POR ACADÊMICA DA UNETRI
A acadêmica Dulcelei Surdi palestrou dobre o tema Diversidade e Educação Inclusiva
Na quinta-feira, 26 de agosto, foram retomadas as atividades presenciais do Projeto Formando Jovens Leitores, desenvolvido na EEB Governador Irineu Bornhausen, em Dionísio Cerqueira, em parceria com a Unetri Faculdades e a LPD Importação e Exportação.
A retomada das atividades se deu com palestra, ministrada pela acadêmica do 8º período de Pedagogia, da Unetri Faculdades, Dulcelei Surdi, para alunos e professores do colégio, nos períodos matutino e vespertino.
FORMANDO JOVENS LEITORES
No ano de 2017, o Projeto Formando Jovens Leitores foi implementado na EEB Governador Irineu Bornhausen, localizada no bairro Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira.
A implementação do projeto se pela parceria com a Unetri Faculdades e a LPD Importação e Exportação, empresa que é parceira da escola há muitos anos.
Formando Jovens Leitores tem como finalidade o aprofundamento e a continuidade das atividades que promovem e incentivam o hábito e a importância da leitura na vida escolar.
A professora Zelândia explicou que assim passaram a ocorrer a interação, com trocas de experiências e as leituras de obras literárias entre acadêmicos, funcionários, professores, gestores e estudantes, culminado com apresentações no Sarau Literário, evento já tradicional, promovido pela escola anualmente.
Em 2018, também com apoio da Unetri Faculdades, foram implementadas oficinas de leitura, teatro, contação de histórias, artesanato, culinária e artes plásticas.
Também neste período ocorreram diversas palestras dirigidas aos estudantes e profissionais da escola, ministradas por professores da Unetri, Polícia Federal, Psicólogos, Jornalistas, profissionais da secretaria municipal de Saúde, entre outros.
Com a pandemia de Covid 19, as atividades do projeto foram restringidas, passando a acontecer de forma online.
Agora, o projeto está sem do retomado de forma presencial.
“A UNETRI Faculdades e a LPD Importação e Exportação, vêm apoiando a leitura, a cultura e a arte há vários anos no educandário”, afirmou a professora Zelândia.
PALESTRA
A acadêmica Dulcelei Surdi palestrou dobre o tema Diversidade e Educação Inclusiva.
“O evento teve como objetivo explanar sobre as diversidades encontradas na comunidade e no ambiente escolar, assim como a importância de saber respeitar as diferenças encontradas nos ambientes, e consequentemente caminhar para o processo de inclusão escolar”, explicou Dulcelei.
A acadêmica ressaltou que foram trazidos ao debate, os benefícios que a inclusão escolar traz para o desenvolvimento integral dos educandos, sejam eles deficientes ou não.
“Durante a palestra. Buscamos também reforçar o fato que todos temos nossas fragilidades, mas que também temos nossas habilidades, as quais precisamos descobri-las e desenvolvê-las”.
Ela salientou que a explanação buscou ainda instigar a reflexão dos alunos a respeito do tema apresentado, a fim de que os mesmos repensem seus atos, ações e comportamentos, que muitas vezes levam ao conflito ou desrespeito pelas diferenças e direitos do outro.
“Acreditamos que é um primeiro passo para que se chegue à Inclusão”, concluiu a acadêmica Dulcelei Surdi.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto