MEC AUTORIZA CURSO NA UNETRI, NA ÁREA DE INFORMÁTICA: ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - ADS
Expectativa é de ofertar o curso no próximo vestibular e que em 2022 a primeira turma já seja iniciada
A Unetri Faculdades está em processo de autorização de novos cursos, Psicologia, Direito e ADS - Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Para tanto, no mês passado a instituição passou pelas respectivas vistorias do Ministério da Educação – MEC e passou a aguardar as portarias de autorização.
No dia 4 de agosto, o MEC publicou a portaria de número 807, autorizando o funcionamento, do curso de ADS.
A diretora geral da Unetri Faculdades, Juvani Zimmermann Pivatto, destacou a satisfação de toda a ‘família Unetri’ pela autorização deste novo curso.
“Já podemos ofertar esse curso no próximo vestibular, levando novas perspectivas aos jovens da trifronteira e região, com uma formação de qualidade na área de tecnologia e inovação, de acordo com as tendências e estratégias de desenvolvimento de sistemas”, afirmou a diretora.
Juvani explicou que o projeto do curso foi elaborado conforme a missão e visão da instituição, de promover a educação através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, fundamentadas na ética, para o desenvolvimento integral do ser humano, tornando-o apto à inovação, a interdisciplinaridade e a inserção local e regional.
“A Unetri busca ser uma instituição reconhecida pela formação de pessoas capacitadas e comprometidas com o desenvolvimento social, econômico e cultural”.
Ela detalhou que a oferta desse curso é uma resposta às demandas da comunidade regional, para a formação de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho, estimulando a produção e conhecimento.
“Em um mundo dinâmico, este curso atende as novas exigências de formar profissionais inovadores, criativos e adequados aos novos desafios. Profissionais capazes de compreender o processo de desenvolvimento de software, implementação e suporte na área de informática e tecnologia, e manutenção de sistemas”, ponderou Juvani.
Ela disse que em toda a região existe muitas empresas ligadas às áreas de tecnologia, de informação e comunicação, setores que crescem amplamente.
“O curso vem para atender demandas e tendências, tendo em vista o crescimento significativo na área tecnológica”, enfatizou a diretora geral da Unetri Faculdades, Juvani Zimmermann Pivatto.
O diretor acadêmico da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, explicou que o processo do curso foi protocolado em 2018, e tramitou de forma mais lenta, em função da pandemia, mas a partir de abril deste ano os processos passaram a tramitar normalmente.
“Tivemos as visitas para as vistorias devidas, de forma virtual, e o curso, e a Unetri como um todo, foram avaliados, resultando na aprovação do curso, tendo a portaria, autorizando seu funcionamento, publicada em 4 de agosto”, citou Jonas.
Ele ressaltou que a expectativa é que o curso já seja ofertado no próximo vestibular e que em 2022 já seja aberta a primeira turma.
Jonas enfatizou que o curso é mais uma excelente oportunidade de formação profissional de qualidade que terá aqui nesta região de fronteira.
Ele detalhou que o curso é na área de informática, especificamente de análise e desenvolvimento de sistemas, uma área com necessidade de profissionais em todo o Brasil e também na região, com inúmeras vagas em aberto.
“É mais uma oportunidade de qualificação profissional que a população terá na Unetri Faculdades, cumprindo com o compromisso, quando a Unetri foi fundada, que paulatinamente iria ampliando a oferta de cursos e a oferta de novas possibilidades de formação”, concluiu o diretor acadêmico, professor Jonas Grejianin Pagno.
(foto e reportagem: Luiz Carlos Gnoatto)
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto