Unetri Faculdades

Loading

NOTÍCIAS

Formação
Geral

JEPP JÁ ATENDEU 98.283 ALUNOS EM 51 MUNICÍPIOS PARANAENSES DA REGIONAL SUL DO SEBRAE/PR

Em 2021, serão atendidos mais 19 mil alunos. No dia 30 de julho, na cidade de Planalto, aconteceu a feira de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do JEPP
Fotos: Secretaria de Educação de Planalto
Reportagem e edição: Luiz Carlos Gnoatto
 


Vários municípios da região Sudoeste do Paraná, em parceria com o Sebrae/PR, estão desenvolvendo o Programa Educação Empreendedora – Jovens Educadores Primeiros Passos - JEPP, uma iniciativa do Sebrae.
Entre os municípios estão Barracão, Bom Jesus do Sul, Santo Antonio do Sudoeste, Planalto, Pranchita, Capanema, Realeza, entre outros.
O Sudoeste integra a Regional Sul do Sebrae Paraná, que envolve 51 municípios.
Nestes 51 municípios, de 2014 até 2020, o Programa atendeu 98.283 alunos.
Em 2021, serão atendidos mais 19 mil alunos.
No dia 30 de julho, na cidade de Planalto, aconteceu a feira de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do JEPP.
A consultora credenciada do Sebrae e coordenadora do curso de Pedagogia da Unetri Faculdades, professora Elizandra Fiorin Soares, participou do evento.
Ela destacou a importância do JEPP e sua fundamental contribuição para a formação dos alunos.
A coordenadora do programa Educação Empreendedora na Regional Sul do Sebrae/PR, Claudineia Cabral, explicou que o programa é pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e reconhecimento das realidades locais.
“O programa do Sebrae/PR atua em todos os âmbitos da educação formal: ensino fundamental, médio e superior, bem como a educação profissional”, salientou.
Para atender o público-alvo, principalmente os estudantes, o programa oferece soluções educacionais para serem utilizadas na escola, universidade ou sala de aula, por meio de disciplinas ou projetos.
Mais informações estão disponíveis no site do Sebrae/PR: www.sebraepr.com.br/servicos/educacao-empreendedora
“Assim, os estudantes do Ensino Fundamental I tem acesso a práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida”, detalhou.
Claudineia enfatizou que o interesse é levar a cultura empreendedora de forma lúdica e leve.
A estratégia envolve aplicação do JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos (alinhada com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC), distribuição de gibis e realização de palestras e lives para alunos e docentes, entre outras ações.
Em Planalto, de 2014 até agora, o Programa Jovens Empreendedores já atendeu 4.538 alunos.
A coordenadora do JEPP da secretaria de Educação de Planalto, Maria Sirley, explicou que o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP tem como objetivo principal estimular os comportamentos empreendedores entre as crianças e adolescentes, incentivando-os às práticas do empreendedorismo.
O programa é desenvolvido mediante de parceria entre a administração municipal de Planalto, através da secretaria municipal de Educação, e o Sebrae.
Neste ano de 2021, devido às aulas no primeiro semestre estarem acontecendo de forma remota, a secretaria trabalha com aulas na plataforma Google Meeting, envolvendo todos os alunos da rede municipal.
Uma turma em cada noite da semana, perfazendo um total de cinco aulas com cada turma/ano com os seguintes temas:
1º ano: O mundo das ervas aromáticas;
2º ano: Temperos naturais;
3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos;
4º ano: Locadora de produtos;
5º ano: Sabores e cores.
As aulas foram trabalhadas pela professora Guilhermina Kessler, com o apoio da secretaria de Educação, das direções, coordenações e demais professores, e contou com a participação dos familiares dos alunos na organização e realização das atividades práticas.
“No dia 30 de julho, realizamos, nas escolas, uma mostra de todos os trabalhos realizados nestas aulas, contando com a participação dos pais e da comunidade, respeitando todas as normas de biossegurança”, ressaltou Maria Sirley.
Ela considera este trabalho importantíssimo, a fim de preparar os alunos para a vida pessoal e profissional.
“Com a realização deste programa, oferecemos contato com pessoas empreendedoras de nosso município. Neste ano contamos com duas importantes conversas, uma com o empresário do ramo da construção civil Gilberto Furlan, e outra com a produtora orgânica de morangos, Simone Dresch, os quais relataram suas experiências pessoais de empreendedorismo”, detalhou.
A coordenadora do programa em Planalto afirmou que, com toda certeza, o JEPP traz resultados maravilhosos e produtivos.
“É uma semente que semeamos agora para colhermos bons frutos no futuro”, concluiu Maria Sirley.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Confira a galeria de fotos

Logo E-MEC
qr code acesso e-mec

ACESSSE JÁ!

Consulte aqui
o cadastro
da instituição
no Sistema
e-MEC

VESTIBULAR 2026

Já garantiu a sua inscrição no Vestibular 2026 da Unetri Faculdades?

Entre em contato conosco e nos envie suas dúvidas e sugestões!

(49) 3644-0314
(49) 3644-2986