ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA REALIZAM JOGOS GIGANTES E PROMOVEM A INTERDISCIPLINARIDADE
Jpgps Gigantes ão atividades lúdicas, ferramentas pedagógicas, que auxiliam na formação motora, cognitiva, afetiva e social
Os acadêmicos do sétimo período, do Curso d3 Pedagogia, da Unetri Faculdades, realizaram, na noite de 29 de junho, no período noturno, uma atividade sobre Jogos Gigantes.
Os trabalhos tiveram a supervisão do professor Fábio Ottobelli, e foram vivenciados pelos alunos da Instituição, proporcionando a interdisciplinaridade e a troca de experiência entre os cursos.
Conforme explicou o professor Fábio, a produção, em tamanho gigante, torna os jogos bastante atrativos e também favorece um melhor desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, e uma maior interação social, uma vez que os jogos podem ser observados, e até mesmo jogados por várias pessoas ao mesmo tempo.
“Os Jogos Gigantes são ótimas ferramentas pedagógicas, pois auxiliam na formação motora, cognitiva, afetiva e social. São atividades lúdicas, que possibilitam divertimento e prazer nas aulas, proporcionando ainda a interdisciplinaridade, fundamental para a formação integral do aluno”, afirmou o professor.
Fábio ressaltou o objetivo de proporcionar a ludicidade, através dos Jogos Gigantes nas aulas de Educação Física.
“A confecção dos Jogos Gigantes ocorreu no período em que os acadêmicos de Pedagogia se encontravam nas dependências da Unetri. Eles foram confeccionados a partir de materiais recicláveis, obtidos pelos acadêmicos”.
O professor destacou que as atividades lúdicas foram priorizadas em todas as aulas, através de brincadeiras, buscando adquirir novas vivências corporais, para que os alunos tivessem a possibilidade de aprender o movimento e a técnica da atividade e, ao mesmo tempo, tivessem presente a diversão.
Através das práticas realizadas, os alunos relataram, de forma verbal, a satisfação com as atividades realizadas e com a confecção dos Jogos Gigantes.
Foi possível observar que o grau de interesse e a participação dos alunos nas aulas aumentou consideravelmente.
“Concluímos, portanto, que as aulas de Educação Física devem ser inovadoras, motivadas e bem planejadas, pois dessa forma, os alunos estarão sempre interessados no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando novas vivências, tanto para a formação acadêmica, quanto para os educandos, uma vez que ambos compreendem o lúdico como forma de ensinar e aprender”, finalizou o professor Fábio Ottobelli.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto