ACADÊMICOS DE ADM DESENVOLVEM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EMPRESAS
Os trabalhos são feitos de forma online e presencial, e contemplam desde a pesquisa bibliográfica, até a elaboração do diagnóstico da empresa e plano de ações
Os acadêmicos de Administração, da Unetri Faculdades, estão desenvolvendo o estágio supervisionado.
As atividades do estágio iniciam no quinto período, indo até o oitavo período.
Os trabalhos seguem o regulamento de estágio, aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante - NDE e pelo colegiado de cursos, estipulando o roteiro de trabalho, no qual os acadêmicos vão desenvolvendo os temas e entregando os trabalhos em cada período, conforme as etapas que contemplam o roteiro.
As etapas envolvem pesquisa bibliográfica sobre temas, como a caracterização da empresa, materiais de produção, recursos humanos, marketing, entre outros.
Após a etapa da pesquisa bibliográfica sobre os temas, é feito um diagnóstico efetivo nas empresas, apontando os mais diferentes aspectos diagnosticados, e elaborado o plano de ação.
O coordenador do curso de Administração, professor Ademir Zimmermamm, explicou que é feito um convênio, entre a Unetri e as respectivas empresas, permitindo que os acadêmicos possam fazer as visitas, cumprindo as horas estipuladas para a realização dos estágios, que são divididos em quatro etapas.
“Na última semana de abril, fizemos visitas, com os acadêmicos, nas respectivas empresas, para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos. Não é um estágio presencial, no qual o acadêmico presta um serviço para a empresa, e sim ele faz um diagnóstico dos cenários, utilizando a Matriz Swot”.
O diagnóstico levanta os pontos fortes da empresa, os pontos a melhorar, possíveis ameaças e oportunidades, entre outros aspectos.
“No oitavo período, os acadêmicos desenvolverão um plano de ação efetivo, levando em consideração os aspectos que eles entendem que podem ser melhorados na gestão da empresa, construindo um relatório de estágio, que será defendido em banca e entrega à respectiva empresa. A empresa tem a decisão se vai implementar, ou não, as sugestões contidas no plano”, salientou Ademir.
O curso não tem o TCC e sim o relatório do estágio, cuja construção vai do quinto período ao oitavo período, sempre com orientação dos respectivos professores e seguindo o regulamento de estágio e o roteiro de trabalho.
São 15 acadêmicos no sétimo período e seis acadêmicos no quinto período.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto