UNETRI INTEGRA PROJETO DE CAPACITAÇÃO BINACIONAL DE PROFESSORES À DISTÂNCIA
Projeto será desenvolvido em três módulos
A Unetri Faculdades, juntamente com o La Frontera, Fronteiras Cooperativas, Sebrae e Escuela Normal Superior Nº12 (Bernardo de Irigoyen), estão desenvolvendo o projeto de Capacitação Binacional à Distância “Fortalecendo a Formação de Educadores Transfronteiriços na Cultura Digital” (descrição abaixo).
O evento de abertura e apresentação do projeto aconteceu no sábado, 10 de abril, de forma online.
Na oportunidade, a Consultora Regional Sul do Sebrae/PR e Coordenadora do Projeto Líder, Maria Auria Mulhmann, destacou que o intercâmbio de formação de educadores é fundamental para o desenvolvimento da fronteira, e também de cada indivíduo.
“Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural. A educação não é preparação para a vida; educação é a própria vida. Brasil e Argentina estão juntos, fortalecendo o maior elo do desenvolvimento, a educação”, afirmou Maria Auria.
A Subsecretaria de Educação da Província de Misiones, Cielo Linares, disse que “fortalecer desde el Estado una experiencia de sostenimiento mutuo en educación que supera la idea de frontera.
“Alegría de acompañar las iniciativas que entrelazan ideas, recorridos académicos y acciones educativas, potenciar el hermanamiento con Brasil, en tanto territorio educativo compartido y necessário”.
A vice-diretora da Escuela Normal Superior Nº12, Dra. Bella Espinosa, afirmou: “esta capacitación es un camino innovador y adaptado a este tiempo extraordinario que estamos viviendo”.
“Pero como los educadores desean y buscan siempre algo superador para salir adelante veo como una oportunidad para aprender en grupo y compartir experiencias. Muy bien el enfoque y metodología utilizada por los organizadores”.
O Diretor Acadêmico da Unetri Faculdades, professor Jonas Grejianin Pagno, explicou que o lançamento do programa é um marco importante para a formação na trifronteira, que é a formalização da cooperação transfronteiriça, envolvendo os atores desta região de fronteira.
“Essa cooperação já acontece há muitos anos, mas de forma voluntária e participativa. A partir do momento que conseguimos fazer o engajamento com a Escuela Normal Superior Nº 12, e com a Subsecretaria Provincial de Educação, entramos em outro estágio, pois conseguimos formalizar esse processo”, detalhou.
Jonas enfatizou que é motivo de alegria e todos se sentem gratificados em poder iniciar este projeto de formação.
“Nós, enquanto Unetri, estamos cumprindo nosso papel social, de uma instituição que está envolvida em ações de cunho regional, objetivando a melhoria da qualidade da educação e, sobretudo, do capital humano e capital social, com a consequente melhoria de toda a nossa região e nosso território”, destacou.
PROJETO
O projeto de Capacitação Binacional à Distância “Fortalecendo a Formação de Educadores Transfronteiriços na Cultura Digital” está a cargo de duas instituições de ensino da trifronteira, de dois países: Unetri Faculdades (Brasil) e Escuela Normal Superior Nº12 (Argentina) e do Grupo La Frontera, com apoio do Sebrae/PR e Fronteiras Cooperativas, e acompanhadas por todas as organizações e autoridades gestoras locais.
É o primeiro grande passo de intercâmbio na formação continuada de professores.
O projeto será desenvolvido em três módulos, e acontece com uma turma formada de 35 professores.
O Módulo 1, “La Frontera”, enquadra o conhecimento e a linguagem da nossa realidade social.
O Módulo 2, trata sobre a aplicação de ferramentas digitais para este contexto.
O Módulo 3, foi projetado como um tema possível para aplicar em forma de resolução de problema o que aprendido teoricamente, com a intenção de realizar intercâmbio entre os professores-alvo de ambos os países, gerando um espaço de reconhecimento de valores e ações coletivas, que ocorrem no mesmo território local compartilhado.
O intuito do Módulo é fortalecer os espaços coletivos da vida escolar na nossa fronteira, promovendo estratégias e ferramentas digitais para a prática pedagógica cotidiana.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto