PARTE 2: PROJETO INTEGRA ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS
Apresentação dos trabalhos pelos grupos envolveu vários temas e aconteceu na noite de quarta-feira passada
A Unetri Faculdades desenvolveu, no segundo semestre deste ano, o Projeto Integrador Interdisciplinar, envolvendo os acadêmicos do segundo período dos cursos de Administração, Pedagogia e Ciências Contábeis.
Durante o primeiro bimestre, os acadêmicos, divididos em grupos, elaboraram o projeto a ser trabalhado, planejando todas as etapas do seu desenvolvimento.
Foram realizadas atividades, como mesa redonda e debates, com profissionais ligados à educação, contabilidade e administração, dos setores públicos e privados, que contribuíram para que os acadêmicos pudessem melhor direcionar e alinhar as ações do projeto.
A pesquisa foi realizada, através da aplicação de questionários, junto a empresas e instituições públicas e privadas de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul.
A apresentação dos trabalhos realizados aconteceu na noite de 13 de novembro, na Unetri Faculdades.
Cada grupo apresentou o resultado das respectivas pesquisas.
Vários temas importantes foram evidenciados pelas apresentações, como a mensuração de indicadores e sua relevância na tomada de decisões; os instrumentos de controle que são utilizados pelas empresas e instituições; a gestão qualificada; a eficácia da aplicação dos recursos; os sistemas de tributação, entre outros tópicos.
Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Raquel Antônia Sabadin Schmidt, é essencial ter presente o que efetivamente representa a interdisciplinaridade, e neste norte, a conceituação trazida pelo teórico Fazenda (2002,p.11) ensina que a interdisciplinaridade é como “uma nova atitude diante da questão do conhecimento, de abertura à compreensão de aspectos ocultos do ato de aprender e dos aparentemente expressos, colocando-os em questão.”
Raquel citou que a proposta da Unetri se resume numa posição de atitude, o “empowerment”, tendo por base o conhecimento.
“É o conhecimento que se revela a cada trabalho interdisciplinar, apresentando a descoberta de potencialidades e competências. Persistimos na busca de uma construção coletiva de um novo conhecimento prático ou teórico. As apresentações e os trabalhos descritivos nos proporcionaram uma satisfação que não tem preço, mas sim valor, valor pelo legado plantado”, afirmou.
A acadêmica Fernanda Winter, do segundo período de Ciências Contábeis, destacou que os objetivos propostos foram alcançados e o diferencial do projeto é unir três cursos diferentes, levando os acadêmicos a interagir, cada um com seu conhecimento distinto, respeitando as ideias dos demais e todos aperfeiçoando o aprendizado e o crescimento pessoal.
“Além disso, poder unir o conhecimento com a prática faz nosso aprendizado e conhecimento alavancarem, nos proporcionando ir além da sala de aula, ir a campo e adquirir novas experiências”, citou Fernanda.
Ela ressaltou que o projeto foi uma experiência satisfatória e fascinante, que faz a diferença na vida acadêmica e na formação pessoal e profissional de cada acadêmico.
(Mais e depoimentos na matéria postada anterior a essa)
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto