
COMO FAZER PESQUISAS EFICIENTES
Se desde criança você tem dificuldade com os trabalhos de pesquisa, vamos te ajudar dando algumas dicas sobre como fazer pesquisas de forma eficiente
Fonte: Universia Brasil / universia.com.br
Foto: Imagem ilustrativa (reprodução: blog.portalprominas.com.br / Fotolia)
Sabemos como ao longo de nossa vida acadêmica recebemos a tarefa de desenvolver diversos trabalhos de pesquisa e o fato é que, para algumas pessoas, há uma grande dificuldade em entregá-los da forma correta.
Muitas pessoas acreditam que pesquisa não passa de um mero copia e cola de outros documentos, quando, na verdade esta é uma visão muito equivocada.
O conceito de pesquisa
Um trabalho de pesquisa envolve um processo composto de ações organizadas com o intuito de buscar respostas para a questão motivadora, culminando em um estágio onde o pesquisador possa agregar mais conhecimento ao tema.
Muitas vezes, as pesquisas resultam em novas dúvidas, o que irá motivar ainda mais pesquisas sobre o mesmo tema.
Existem vários tipos de pesquisa, mas em todas elas, manter uma boa sistemática é um elemento essencial para um resultado confiável.
A pesquisa, por natureza, é um processo investigativo com o objetivo de construção de conhecimento.
Pode parecer algo simples, mas quando falamos de uma investigação séria, devemos seguir parâmetros e cumprir requisitos para seu resultado ter respaldo dentro da comunidade acadêmica.
Tipos de pesquisas
O primeiro passo, para saber como fazer pesquisas, é saber identificar com qual tipo trabalho você está desenvolvendo.
Existem alguns tipos consagrados que podemos elencar sem a intenção de esgotar o tema:
1. Pesquisa bibliográfica - Elaborada com base em material já publicado (livros, periódicos etc).
2. Pesquisa descritiva - Sua finalidade é observar, catalogar e analisar fatos sem, contudo, emitir juízos de mérito a respeito do seu resultado, apenas descrevendo-os.
3. Pesquisa laboratorial - É feita se valendo de ambientes controlados com objetivo de observação do resultado.
4. Pesquisa empírica - Utiliza experimentações para verificar se as teses sobre determinado fato são verdadeiras ou falsas.
5. Pesquisa de campo - Parte da observação de fatos do mundo, com sua análise e interpretação dos resultados. Neste último aspecto é que se diferencia da pesquisa descritiva.
6. Pesquisa acadêmica - Geralmente realizada no ambiente acadêmico, tem como objetivo a produção de conhecimento sobre certos assuntos.
Grosso modo, as pesquisas acadêmicas podem ter duas naturezas:
Quantitativa - Reflete seus resultados baseando-se em dados. Geralmente utiliza as regras estatísticas para o tratamento dos números obtidos ao longo do processo de pesquisa.
Qualitativa - Os cálculos são deixados em segundo plano, pois aqui o objetivo é mais
Como fazer uma pesquisa eficiente
Existem algumas dicas que ajudam a transformar o processo de pesquisa em algo eficiente e orientado para o resultado.
Reflita sobre o tema e determine o problema
O primeiro passo é definir o escopo da pesquisa, que deve versar sobre um assunto que o pesquisador idealmente já detém algum conhecimento e quer descobrir mais.
Normalmente, uma pesquisa surge a partir de uma questão motivadora. Se você precisa obter uma aprovação para desenvolver seu trabalho, esse item deve ser instigante, claro e detalhado.
Defina a tese que você pretende verificar
Caso você queira verificar uma tese que acredita ser verdadeira, desenvolva-a, deixando claro para a comunidade acadêmica aquilo que você considera ser uma hipótese.
Determine os métodos de pesquisa que irá utilizar
Existem inúmeras metodologias de pesquisa e a escolha de quais utilizar vai depender muito do assunto que você determinou como seu objeto de estudos.
Neste momento, você pode definir um cronograma de pesquisa, incluindo as revisões e a data limite para sua conclusão.
Faça uma busca extensiva de fontes
Você pode utilizar inúmeros tipos de fontes, como documental, entrevistas com pessoas que tem relação com o objeto da pesquisa, experimentos e, é claro, a própria internet.
Não esqueça que, ao final, você deverá indicar todas as fontes utilizadas, por isso mantenha este controle para evitar a perda de informações ao final da pesquisa.
Faça uma curadoria do material obtido através das fontes
Para um bom resultado, você deverá analisar o material obtido em suas fontes para determinar o que não é pertinente e então desconsiderá-lo.
Neste estágio, perceba que um resultado que negue a sua tese não deve ser sumariamente descartado, podendo ser aproveitado para investigar sua origem e se aprofundar no tema.
Registre suas informações e escreva a pesquisa
Uma vez feito todo o tratamento do material obtido através de suas fontes, comece a registrar o que encontrou.
Para aqueles que não têm facilidade para escrever, uma boa sugestão é começar elencando tópicos e depois desenvolver cada tópico em textos.
Fonte: Universia Brasil / www.universia.com.br