
ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA FAZEM VISITA TÉCNICA A BOM JESUS DO SUL
Acadêmicos conheceram o sistema de educação do município, que tem a educação municipal funcionando em período integral
O Curso de Pedagogia da Unetri Faculdades, de Barracão, realizou, na semana passada, uma visita técnica com os acadêmicos, ao setor de Educação do município de Bom Jesus do Sul.
A atividade fez parte do projeto interdisciplinar integrador, que para este semestre, os alunos escolheram como temática: “Estreitando laços entre espaços físicos e ambientes pedagógicos”.
Essa primeira visita técnica do projeto teve por objetivo conhecer a estrutura e os investimentos do município de Bom Jesus do Sul na educação, e também o sistema pedagógico desenvolvido nas escolas municipais.
Os acadêmicos do curso, acompanhados pela coordenadora pedagógica, professora Elizandra Fiorin Soares, foram recebidos pelo secretário municipal de Educação, Clauderi Farias, e pela equipe técnica e pedagógica da secretaria.
Clauderi apresentou, aos acadêmicos, todo o panorama de investimentos realizados pelo município na educação; como funciona a educação em período integral, integrando a Base Nacional Comum e as oficinas realizadas com os alunos; a formação da equipe, direção de escolas, coordenação pedagógica, nutricionista e a área administrativa.
“Percebemos que o município investe mais em capital humano que em estrutura física, o que é fundamental. O capital humano, que são os professores, é o principal foco de desenvolvimento da educação no município, a partir da formação”, ressaltou Elizandra.
Após a explanação, o grupo conheceu os ambientes escolares, onde puderam conversar com os alunos, diretoras, educadores e funcionários das escolas.
“Como nossa temática é ‘estreitando laços entre espaços físicos e ambientes pedagógicos’, vamos fazer visitas em escolas de alguns municípios, definidos pelos acadêmicos, e fazer alguns comparativos”, explicou a coordenadora do curso de Pedagogia.
A próxima visita será em maio, ao município de São Miguel do Oeste, onde os acadêmicos conhecerão uma escola da rede particular e uma da rede pública.
“A partir dessas visitas, cada professor, no seu componente curricular, fará a discussão e a adequação dos conteúdos trabalhados no respectivo componente curricular às visitas técnicas”, concluiu Elizandra Fiorin Soares.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto