Semana Acadêmica

SEMANA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR DA UNETRI ATINGE OBJETIVOS PROPOSTOS E TEM AVALIAÇÃO POSITIVA

Semana teve palestras, Rodada de Conversa, mostra de trabalhos científicos e apresentações culturais

A Sétima Semana Acadêmica Interdisciplinar, da Unetri Faculdades, que iniciou na segunda-feira, 3 de junho, encerrou na quinta-feira, 6 de junho.
O tema da Semana Acadêmica foi: “Liderança e Inovação na Profissão Contábil”.
Marcando a abertura da Semana, teve apresentação da Camerata Fronteira in Concert, de Bernardo de Irigoyen.
A palestra de abertura foi proferida pelo empresário de Pato Branco, Fernando Fiorentin, que abordou o tema: “Inteligência Artificial no Contexto Contábil”.
No segundo dia, 4 de junho, as atividades iniciaram com apresentações de músicas e poesia pela banda, coral e cantora infantis da Escola de Música Dominus.
Na sequencia, teve palestra com o tema: “O Perfil do Profissional Contábil na Contemporaneidade”, ministrada por Jefferson Paulo Martins, vice presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná - CRC-PR.
A terceira noite da Semana Acadêmica, na quarta-feira, 5 de junho, iniciou com apresentação de danças, pela Invernada Artística mirim e juvenil do CTG Sinuelo da Fronteira.
Após as apresentações, os acadêmicos se dirigiram ao auditório da Unetri, onde aconteceu uma Rodada de Conversa com contadores e com egressos do curso de Ciências Contábeis da Unetri Faculdades.
Os convidados foram a professora e contadora Dra. Raquel Antônia Sabadin Schmidt; o professor e contador Helinthon Lodi; e as egressas do curso de Ciências Contábeis da Unetri Faculdades, Mara Brandina dos Santos Carniel e Leila Pinheiro.
Na quarta noite, na quinta-feira, 6 de junho, que encerrou a Sétima Semana Acadêmica Interdisciplinar da Unetri Faculdades, aconteceu a 5ª Mostra de Trabalhos Científicos, com apresentação de resumos expandidos, de artigos científicos e de pôsteres.
Para tanto, os acadêmicos foram divididos em 10 grupos para a apresentação dos trabalhos, feitos pelos respectivos grupos, mediante pesquisa realizada com empresas associadas à Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin e também com contadores da trifronteira.
O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Esp. Cleonir Luiz Welter, avaliou a semana acadêmica como um marco significativo para a comunidade acadêmica e profissional.
"Nossa Semana Acadêmica atingiu as expectativas em diversos aspectos. Com boa presença de público, estes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o perfil profissional ideal para enfrentar os desafios e inovações do mercado de trabalho ", afirmou.
Cleonir destacou que entender o que o mercado espera de um profissional de contabilidade é fundamental para moldar a formação dos alunos.
“Além dos momentos de informações externas, fechamos a semana com o ponto alto do evento, a 5ª Mostra de Trabalhos Científicos, onde os acadêmicos e professores realizaram a apresentação de trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo, trabalhos esses que vieram a confirmar grande parte das informações repassadas nas atividades anteriores da Semana.
"Isso mostrou que a inovação é o que vai diferenciar os profissionais no mercado. Precisamos estar sempre à frente, buscando novas maneiras de melhorar nossos processos e entregar mais valor para as empresas", ressaltou o coordenador.
O coordenador enfatizou que o sucesso da Semana Acadêmica reforça o compromisso da instituição em oferecer uma educação de qualidade, alinhada às demandas do mercado e às tendências tecnológicas.
"Estamos muito orgulhosos do resultado e já estamos pensando nas próximas edições. Queremos continuar trazendo temas relevantes e contribuindo para a formação de profissionais preparados para o futuro", concluiu o coordenador do curso, Cleonir Luiz Welter.
A coordenadora de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação da Unetri, professora Rosana Salete Piccininn, explicou que as atividades foram planejadas pelos professores, pelos acadêmicos, pelas coordenações de cursos, pela coordenação de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação e pela direção da Unetri.
“Os resultados foram positivos e produtivos, pois foram momentos que complementaram a educação formal e contribuíram para o desenvolvimento de novas habilidades e competências, facilitando o network e a colaboração, estimulando a pesquisa e a inovação, e, acima de tudo, integrando a teoria com a prática dos conceitos trabalhados no contexto das aulas”, afirmou.
Rosana destacou que a Unetri Faculdades proporciona um ambiente plural, oferecendo aos acadêmicos diversas possibilidades de aprendizado, complementares às teorias das aulas e com uma gama de trabalhos acadêmicos, que fazem parte da rotina dos cursos.
Professora Rosana enalteceu o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRC-PR, do Sebrae PR e do Comitê de Desenvolvimento Regional La Frontera.
“Essas parcerias e organização nos possibilitaram trazer. para a Semana Acadêmica, assuntos de extrema relevância, bem como a expressão artística tão importante, que complementa os laços de participação e harmonia no contexto do conhecimento”.
Rosana Peccininn também agradeceu ao Grupo Fronteira In Concert, a Escola de Música Dominus e ao CTG Sinuelo da Fronteira, que não mediram esforços e se fizeram presentes durante a Semana Acadêmica.
Por fim, a coordenadora agradeceu aos professores e aos egressos de Ciências Contábeis da Unetri, que realizaram a Rodada de Conversa.
“Foi fundamental eles trazerem aos acadêmicos suas expertises e inovações no contexto contábil, bem como as novas tecnologias que são constantemente implementadas”, concluiu a coordenadora de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação da Unetri, professora Rosana Salete Piccininn.