UNETRI REALIZA REUNIÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A pauta da reunião foi extensa e abordou questões fundamentais para o desenvolvimento do curso

A Unetri Faculdades realizou, no sábado passado, 13 de abril, reunião do Colegiado do Curso de Ciências Contábeis.
A reunião teve a presença de acadêmicos, representantes das turmas e membros do corpo docente.
Com pauta extensa, o encontro abordou questões fundamentais para o desenvolvimento do curso, dentre as quais se destacam:
Nova DCN de Contábeis: O Colegiado analisou a proposta de atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Ciências Contábeis. Essa revisão visa alinhar o currículo às demandas do mercado de trabalho e às mudanças na área contábil.
Atualização do PPC (Projeto Pedagógico do Curso): Os membros debateram as modificações necessárias no PPC, considerando as novas diretrizes e as competências essenciais que os futuros contadores devem possuir.
A ênfase foi na flexibilidade curricular e na integração entre teoria e prática.
Indicadores de Qualidade (ICG, CPC e IDD): A qualidade do ensino e a avaliação dos resultados são aspectos cruciais para aprimorar o curso.
O Colegiado discutiu os indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), bem como o Índice de Desenvolvimento Observado e Esperado (IDD).
Política de Acompanhamento dos Egressos: Foi debatida a política de acompanhamento dos egressos.  O objetivo é avaliar o desempenho profissional dos formados e identificar oportunidades de melhoria na formação acadêmica.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): O colegiado debateu as diretrizes para o TCC, incluindo a definição de temas relevantes, orientadores e prazos. O TCC é um momento crucial para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Definição dos Orientadores: Os acadêmicos receberam orientações sobre como escolher seus orientadores para o TCC. O colegiado enfatizou a importância dessa etapa e a disponibilidade dos professores para auxiliar os estudantes nessa jornada acadêmica.
O coordenador do curso, professor Cleonir, ressaltou a relevância desses debates para a constante melhoria do curso e o preparo dos futuros profissionais da área contábil.
“Estamos comprometidos em oferecer uma formação sólida e atualizada, alinhada às demandas do mercado e às transformações tecnológicas”, afirmou.
O acadêmico do 7º período, Luiz Adriano Crespon, ressaltou a importância dos acadêmicos poderem falar o que pensam e sentem sobre as disciplinas e o andamento do curso.
“Ter essa integração com a direção, professores e acadêmicos das outras turmas é produtivo e de grande valia, tanto para o nosso crescimento, quanto para o fortalecimento da instituição”.
Luiz Adriano enfatizou que poder entender o que se passa, às vezes, por trás dos bastidores, como se dá o funcionamento da faculdade, tanto na parte acadêmica quanto na parte administrativa, isso tudo cria um engajamento entre as partes e fica mais fácil de dar continuidade aos estudos.
“Acredito que nós, os acadêmicos que participamos da reunião do Colegiado, todos pensamos da mesma forma”, concluiu Luiz Adriano Crespon.
A próxima reunião do Colegiado está agendada para o mês de maio, quando serão apresentados os resultados das ações implementadas a partir dessas discussões.