Painéis de Conhecimento

UNETRI REALIZA PAINÉIS ENVOLVENDO A DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO E O PROJETO INTEGRADOR

Painéis de conhecimento com diálogos teve palestra com empresário, professores e contadores

A Unetri Faculdades realizou, na noite desta segunda-feira, 6 de novembro, uma atividade envolvendo as disciplinas de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Msc, Cléo Petroli, e o Projeto Integrador, ministrada pela professora Elizandra Fiorin Soarez.
A atividade, organizada pelo professor Msc. Cléo Petroli, juntamente com os alunos do segundo período de Ciências Contábeis, tratou de temáticas sobre o Perfil do Empreendedor, o Perfil do Profissional Contábil e Taxas de Juros e a Taxa Selic: o motor da economia brasileira.
No primeiro painel, o empresário e administrador, socio/diretor e CEO da CTN Transportes, Marcelo Dutra, tratou sobre a questão de ser empreendedor, e falou sobre a experiência dentro de sua atuação e em sua empresa.
 No segundo momento, dois grupos de acadêmicos uniram as temáticas, e desenvolveram dois painéis.
O primeiro deles, tratou sobre o Perfil do Contador, envolveu a contadora Leizy Rauber Junges, proprietária do Escritório Contábil Mais, de São José do Cedro, e a professora e contadora Raquel Antônia Sabadin Schmidt.
O segundo painel tratou sobre Taxas de Juros e a Taxa SELIC: o motor da economia brasileira, e foi coordenado pelo professor Filipe Bortolas de Souza.

As acadêmicas Tiandra Andrade e Tatiane Andrade Costenaro, destacaram a importância do evento, citando que os painéis foram elaborados por um grupo de acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, em conjunto com o professor Cléo Petroli.
“Uma das disciplinas que está sendo estudada é a do Empreendedorismo, ministrada pelo professor Cléo. Na oportunidade, o professor convidou o empresário Marcelo Dutra para relatar um pouco de sua trajetória como empreendedor na trifronteira”.
Na sequência do painel, houve uma conversa sobre o perfil do profissional Contábil na atualidade, com as contadoras Raquel Antonia Sabbadin Schimidt e Leizy Rauber Junges.
“Ambas as profissionais relataram um pouco de sua jornada de trabalho dentro da contabilidade e discorreram sobre as competências e habilidades que um contador deve possuir para se consolidar profissionalmente”.
Tiandra e Tatiane ressaltaram que o intuito principal, na fala das duas contadoras, foi trazer uma reflexão, para os acadêmicos, sobre qual profissional eles almejam se tornar e quais conhecimentos técnicos podem ser diferenciais nos dias atuais.
“O terceiro painel foi com o professor Felipe Bortolas de Souza, o qual, em sua fala, abordou o tema Taxas de Juros e Taxa Selic: o motor na Economia Brasileira, sanando dúvidas dos acadêmicos sobre a taxa e discorrendo sobre a influência que essa taxa tem no mercado econômico brasileiro”, salientaram Tiandra de Cristo Andrade e Tatiane Andrade Costenaro.

O acadêmico João Vitor Diel citou que o painel Taxas de Juros e a Taxa Selic: o motor da economia brasileira”, conduzido pelo professor Filipe Bortolas de Souza, tratou de um tema de extrema relevância, tanto para o curso de Ciências Contábeis, quanto para a vida pessoal.
“É uma questão que afeta diretamente a maneira como vamos investir nosso dinheiro, como os preços se comportam e como as linhas de credito ficam mais acessíveis ou não”.
Ele ressaltou que o objetivo com o painel, foi familiarizar mais os alunos da Unetri sobre o assunto, que é algo que afeta diariamente as pessoas, porém muitos não entendem a forma como essa questão atua na economia.
“Saiu tudo conforme o planejado, contando com a participação dos presentes, interagindo e tirando suas dúvidas. Foi uma apresentação sucinta, mas que proporcionou um entendimento fácil e didático para todos. Quero agradecer a todos os alunos que se fizeram presentes na atividade, aos professores, à direção da Unetri e ao palestrante, professor Filipe Bortolas de Souza”, afirmou o acadêmico João Vitor Diel.

O professor Msc. Cléo Petroli organizador da atividade, juntamente com os alunos do segundo período de Ciências Contábeis, destacou que o Painel de Conhecimento com Diálogos, além de ser parte da matéria de Empreendedorismo, também faz parte do Projeto Integrador e da grade interdisciplinar da Unetri.
“Tivemos um painel com o administrador de empresas, CEO e sócio da CTN Transportes, Marcelo Dutra, que falou sobre sua trajetória empreendedora e apresentou vários conceitos aplicados na sua empresa. Posteriormente foi apresentado um painel sobre o Perfil do Profissional Contábil, que contou com a presença das contadoras Leizy Rauber Junges, e Raquel Antonia Sabadin Schmidt”.
Para encerrar, teve o painel com o professor Felipe Bortolas de Souza, fez uma apresentação sobre Taxas de Juros e a Taxa Selic: o motor da economia brasileira.
“Todas as apresentações foram muito interessantes, e todos puderam questionar e sanar duvidas, agregando muito conhecimento a todos os presentes”, concluiu o professor Msc. Cléo Petroli.