Unetri na Escola

O PROGRAMA UCEFF / UNETRI NA ESCOLA TEM CONTINUIDADE EM COLÉGIOS DE BARRACÃO E DIONÍSIO CERQUEIRA

O programa teve palestras, nesta segunda-feira, no Colégio Dr. Mário, de Barracão, e nesta quinta-feira, será no Colégio Dr. Theodureto, de Dionísio Cerqueira

Profissionais da Unetri e da Uceff estão desenvolvendo o programa Uceff / Unetri na Escola, em colégios de Barracão e de Dionísio Cerqueira.
O projeto visa aproximar a comunidade escolar do espaço do ensino superior e auxiliar os estudantes na tomada de decisão sobre o futuro profissional e acadêmico
Nesta segunda feira, 20 de setembro, as palestras e apresentações aconteceram no Colégio Dr. Mário, em Barracão, nos períodos matutino e noturno.
O tema trabalhado com os estudantes foi: “Prepara! Agora é sua hora”.
A conversa abordou as possibilidades de ingresso no Ensino Superior, os desafios dessa escolha e o que deve ser considerado para fazer a escolha de um curso superior, além de dicas para ajudar nesse momento de escolhas e o cenário que os estudantes irão encontrar no universo do mercado de trabalho.
Na quinta-feira, 23 de setembro, a palestra e apresentações será na EEB Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, de Dionísio Cerqueira, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

UCEFF / UNETRI NA ESCOLA
O programa Uceff / Unetri na Escola é uma atividade socialmente responsável, de relacionamento e extensão, que visa aproximar a comunidade escolar do espaço do ensino superior.
O programa proporciona às escolas momentos de trocas, com palestras, oficinas e visitas aos cursos das Instituições.
O foco das atividades é auxiliar os estudantes na tomada de decisão sobre o seu futuro profissional e acadêmico.

TEMAS
Os palestrantes do programa abordam mais de 20 temas diferentes, levando, de forma lúdica para dentro das instituições de ensino, temáticas como: Prepara! Agora é sua hora; Propósito, geração e carreira: jovens que desejam transformar o mundo; Uso das tecnologias nos processos de mediação dos conhecimentos; Reflexões motivacionais; Geração connect: cuidados e possibilidades do uso de tecnologias; Autodesenvolvimento pessoal e profissional; Eu humano em crescimento: uma leitura do meu manual da existência; Bullying e mediação escolar; Ensino híbrido: aprender a aprender; As 10 lições para p século XXI; Protagonismo nos estudos: dicas par estudar em casa, entre outros.
Também são ministradas palestras e atividades para os professores, como temas como: O caminho da união entre equipe e liderança; Neurociências e aprendizagens híbridas; Ensino híbrido, transformando a educação; Tecnologias na escola: construindo uma nova cultura digital; Educação e escolarização: o cérebro em casa, na escola e na sociedade, entre outros.
Tem ainda palestra voltada aos gestores, com o tema: Desafios atuais da gestão escolar.
Para alunos, famílias e professores, as palestras tratam de temas como: Acessibilidade atitudinal: somos parte de um todo; Família e trabalho: saborear a vida com intensidade; Vida: a soma de suas escolhas; A prática de crimes pela internet; A revolução do empreendedorismo: ideias e práticas para prosperar no século XXI; O jovem e o agro: a semente do futuro; Mitos e verdades da pandemia: quanto você sabe?