Psicopedagogia Clínica e Institucional

Texto

Coordenação de Administração
Profa. Msc. Elizandra Fiorin Soares
elizfiorin@hotmail.com

BR 163, KM 01, Bairro Industrial
85.700-000 Barracão – PR

unetri@control.cnt.br

(49) 3644-2986

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Sobre o Curso

O curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional da UNETRI Faculdade destina-se a profissionais que desejam atuar como psicopedagogo clínico para trabalhar em consultório atendendo crianças, jovens ou adultos com dificuldades de aprendizagens, tendo a parceria de outros profissionais (pediatria, neuropediatria, fonoaudiólogo entre outros). Prepara o psicopedagogo institucional para prestar assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para a melhoria das condições do processo de ensino e aprendizagem, assim como, para a prevenção dos problemas de aprendizagem.

Objetivos do curso

  • a) Possibilitar a formação de especialistas em Psicopedagogia por meio da compreensão dos fundamentos e da prática psicopedagógica, bem como dos processos individuais e coletivos de aprendizagem, com atenção ao sujeito do conhecimento;
  • b) Propiciar condições de ação preventiva e terapêutica dos Transtornos/Dificuldades de Aprendizagem tanto institucional como clínico;
  • c) Considerar as contribuições da Psicanálise para a Educação;
  • d) Discutir o papel e as atribuições profissionais do psicopedagogo, enfatizando o caráter interdisciplinar da prática psicopedagógica;
  • e) Estimular a produção científica na área psicopedagógica.

Público Alvo

Destina-se a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, arte educadores ou a outros profissionais graduados em áreas afins que se preocupem com questões relacionadas ao campo educacional. (Portadores de Diploma de Curso Superior).

Estrutura Curricular

  • • Fundamentos da Psicopedagogia
  • • Educação e Psicanálise
  • • Psicopedagogia e Contextos de Aprendizagem (teorias da aprendizagem)
  • • A psicogênese da Língua escrita na criança – formação fonética e escrita
  • • Desenvolvimento da linguagem e aquisição da leitura e da escrita
  • • Desenvolvimento emocional e afetivo e implicações na aprendizagem
  • • Desenvolvimento cognitivo e processos do pensamento lógico_matemático
  • • Neuropsicologia
  • • Desenvolvimento psicomotor e implicações na aprendizagem
  • • Neurologia e a Neurociência – dificuldades de aprendizagem
  • • Etiologia dos problemas de aprendizagem
  • • Didática do Ensino Superior
  • • Metodologia do Trabalho Científico
  • • Fundamentos do diagnóstico psicopedagógico nos vários contextos
  • • Fundamentos da intervenção psicopedagógica nos vários contextos
  • • Orientação Estágio Supervisionado e TCC

Mais Informações

  • Carga Horária: 464 hs
  • Início das Aulas: 17 de novembro de 2017 com encontros quinzenais às sextas à noite e aos sábados.
  • Previsão de Término: Junho de 2019.
  • Investimento: 18 parcelas de R$ 299,29.
  • Inscrições: até 15 de novembro de 2017 na secretaria da UNETRI.

MATRIZ CURRICULAR

Matriz curricular Administração / Outubro de 2016

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O componente curricular Estágio Supervisionado, do Curso de Graduação em Administração da UNETRI Faculdade, é um campo de conhecimento e espaço de formação profissional que tem como eixo a “Intervenção e prática administrativa”, desenvolvida a partir do módulo, “Teoria-Prática da Ação Administrativa/Método Quantitativo”, que prioriza atividades de vivências práticas dos processos de gestão de empresas e organizações.


Baseado nesta lógica, o processo de profissionalização cria sua base na perspectiva da ação e reflexão, fazendo com que o acadêmico busque a relação da teoria e prática e construa sua identidade profissional de forma consciente de suas responsabilidades no mercado.


Desse modo, será concebido e organizado pelo professor do componente curricular, na tentativa de conferir unidade técnico-científico à formação profissional dos futuros Administradores, estabelecendo estreita ligação entre teoria e prática e entre as áreas do conhecimento, ampliando a compreensão do campo de atuação e intervindo nas práticas administrativas.


O Estágio Supervisionado tem a duração de 342 horas, distribuídas em: Estágio Supervisionado em Administração I desenvolvido no 5º período; Estágio Supervisionado em Administração II, desenvolvido no 6º período; Estágio Supervisionado em Administração III, desenvolvido no 7º período e Estágio Supervisionado em Administração IV, desenvolvido no 8º período.


O Acadêmico integraliza este componente curricular obedecendo aos critérios de avaliação estabelecidos no regulamento de Estagio Supervisionado em Administração.


Os Estágios Supervisionados em Administração serão objeto de regulamento próprio de todas as atividades previstas neste estágio referendado.

ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES

Como oportunidade diferenciada de integralização e enriquecimento do currículo do Curso de Administração da UNETRI Faculdade, destaca-se a possibilidade dos alunos realizarem disciplinas eletivas, atividades complementares, visitas técnicas, monitorias, ações de extensão e estágios extracurriculares.


As Atividades Complementares são incrementadas durante todo o curso de graduação criando mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, em atividades extraclasses e compõem o currículo do Curso de Administração oferecido pela UNETRI Faculdade, com carga horária estabelecida no Projeto Pedagógico do curso de Administração.


No Curso de Administração serão exigidas no mínimo 160 horas de Atividade Complementares que podem ser validadas de acordo o que segue: iniciação científica, monitoria, extensão, estágio extracurricular, eventos científicos ou culturais, disciplinas pertencentes a outros cursos superiores e estudos desenvolvidos em organizações empresariais.


Conforme as diretrizes para as Atividades Complementares na Instituição seguem o Regimento Interno da UNETRI:
a) Constituir-se como atividades extracurriculares;
b) Possibilitar a flexibilização do currículo dos cursos;
c) Propiciar aprofundamento temático e interdisciplinar de acordo com a concepção dos cursos;
d) Enriquecer o processo formativo do aluno;
e) Possibilitar o desenvolvimento de habilidades, conhecimento e competências do aluno, adquiridas também fora do ambiente escolar, nas relações com o mundo do trabalho, com ações de extensão e pesquisa junto à comunidade.


As visitas técnicas são atividades realizadas in loco em organizações produtivas, de serviços, educacionais, entre outras da região. Permite aos alunos conhecerem os ambientes de trabalhos, as tecnologias e equipamentos utilizados, processos e normas operacionais dentro dos diversos segmentos e culturas organizacionais variadas, com vistas a fortalecer e ampliar a aprendizagem acadêmica.


A UNETRI Faculdade entende que as ações de extensão compreendem iniciativas de educação continuada, prestação de serviços, ação social e comunitária e fortalecimento da profissionalização, proporcionando o desenvolvimento integral da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.


A iniciação científica é um instrumento que permite colocar o aluno em contato com a atividade científica e engajá-lo desde cedo na pesquisa e atuar como diferencial na formação acadêmica.

Os estágios extracurriculares poderão ser realizados em instituições conveniadas com a UNETRI Faculdade sob supervisão de um responsável pela área em questão.

MANUAL DO ALUNO

Manual do Aluno / Outubro de 2016

PERIÓDICOS

Revista de Administração de Empresas - RAE

http://rae.fgv.br/rae/adquirir

Revista de Administração Contemporânea – RAC

http://www.anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=1

Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN

http://rbgn.fecap.br/RBGN/index

Revista de Administração e Inovação – RAI

http://www.revistas.usp.br/rai/index

Revista de Gestão – REGE

http://www.regeusp.com.br/

Revista Brasileira de Administração Científica

http://sustenere.co/journals/index.php/rbadm

Revista de Administração Mackenzie

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-6971&lng=pt&nrm=iso

Brazilian Administration Review

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-7692&lng=pt&nrm=iso

Revista Eletrônica de Administração – READ

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2311&lng=pt&nrm=iso

BRAZILIAN BUSINESS REVIEW

http://www.bbronline.com.br/

BRAZILIAN ADMINISTRATION REVIEW

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-7692&lng=pt&nrm=iso

JOURNAL OF INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGY MANAGEMENT

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=iso

NOVA ECONOMIA

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-6351&lng=pt&nrm=iso

CADERNOS EBAPE.BR

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3951&lng=pt&nrm=iso

REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – RAP

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7612&lng=pt&nrm=iso

CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA

http://www.cgg-amg.unb.br/

GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas

http://revista.feb.unesp.br/

REMark. Revista Brasileira de Marketing

http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark

Revista de Finanças Aplicadas

http://www.financasaplicadas.net/ojs/index.php/financasaplicadas

Gestão & Regionalidade

http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/

HORÁRIO DE AULAS

PROFESSORES