UNETRI CONCLUI PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E APRESENTA OS RESULTADOS

Para o processo, foi composta uma comissão, formada por representantes da comunidade externa e dos acadêmicos, funcionários e corpo docente da Unetri

A Unetri Faculdades, de Barracão, realizou o processo de avaliação institucional, que iniciou em 27 de outubro, e seguiu até o dia 7 de novembro.
Na quarta-feira, 2 de dezembro, a presidente da comissão de avaliação, professora Elizandra Fiorin Soares, e a representante dos funcionários, Regivani, se reuniram com a diretora geral da Unetri, Juvani Zimmermann Pivatto, com o diretor financeiro e administrativo, Carlos Vanderley Porfírio, e com o diretor acadêmico, professor Jonas Grejianin Pagno, para apresentar os resultados da avaliação.
Segundo a diretora geral, Juvani Zimmermann Pivatto, a avaliação institucional é um processo de pesquisa e de comunicação, que visa proporcionar uma reflexão contínua e revisar permanentemente a atuação da Unetri, no alcance de sua missão e objetivos, buscando qualificação profissional e a excelência no ensino.
Juvani explicou que para o processo acontecer, foi definida a Comissão Própria de Avaliação – CPA, com representantes da comunidade interna e externa, um órgão sugestivo, que faz a coleta, organização e processamento de informações, considerando as diferentes dimensões institucionais, desde o desempenho docente, passando pelas condições da infraestrutura, até o comportamento discente.
A comissão teve a incumbência de reunir dados, a partir de pesquisas feitas com professores, funcionários e acadêmicos.
A partir desses dados pesquisados, foram avaliados os cinco eixos propostos na Lei dos Sinais, que são compostos por 10 dimensões.
“O objetivo da avaliação é gerar autoconhecimento e reflexão, para o aprimoramento da qualidade de ensino, pesquisa e extensão, e da gestão administrativa. O trabalho da CPA é de suma importância e necessário para a excelência institucional”.
Juvani citou que a presença de representantes da comunidade externa na CPA é para que a instituição possa responder às demandas da comunidade, de acordo com as perspectivas internas e externas.
“O relatório da comissão aponta fragilidades e potencialidades, e apresenta propostas de melhorias, que possam ser implementadas, e que serão confrontadas com as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, e de acordo com a missão e valores da Unetri Faculdades. É um processo coletivo, para a tomada de decisões de caráter pedagógico e administrativo”, explicou Juvani Zimmermann Pivatto.
O diretor financeiro e administrativo, Carlos Vanderley Porfírio, destacou a importância da avaliação e da direção receber o feedback da mesma sobre os diferentes eixos avaliados, pois através desses resultados é que serão planejadas e definidas as ações que serão implementadas na Unetri em 2021.
“Esta avaliação é feita todo o ano, e participam os alunos, professores e funcionários, quer têm a oportunidade de avaliar o processo de uma forma diferenciada, que sai da visão tida no dia a dia, refletindo sobre as questões que estão sendo trabalhadas é que nem sempre são notadas em todos os seus aspectos”.
Porfírio ressaltou que se trata de um momento de reflexão, para analisar os resultados e entender o que eventualmente está falhando e pode ser melhorado, o que precisa ser melhor divulgado e nortear as ações, tanto administrativas quanto técnicas e acadêmicas, que podem ser melhoradas.
O diretor acadêmico, professor Jonas Grejianin Pagno, informou que as propostas serão inseridas no planejamento do Unetri para 2021.
“Esse é o procedimento, que prevê a coleta de dados, com alunos, funcionários e professores, para apurar o que anda bem, o que não anda tão bem e os pontos de melhorias. Aliado a isso, foi elaborado, pela comissão, um relatório de sugestões, a partir daquilo que os professores, alunos e funcionários tinham avaliado, que foi entregue à direção”, citou Jonas.
Na próxima semana, a direção da Unetri se reunirá, para trabalhar o planejamento de 2021, e também vai levar em consideração esses indicadores e sugestões vindas da avaliação institucional.

CPA

A Comissão Própria de Avalição - CPA é formada pela Lei dos Sinais, instituída pelo MEC, e todas as instituições de ensino superior seguem essas orientações, pois uma das notas que compõem o Índice Geral de Curso (composição das notas institucionais), é atribuída pela comissão, através da avaliação institucional.
A CPA foi formada por representantes da comunidade externa, as diretoras do Colégio Dr. Mário (Barracão), professora Marlize; Colégio Leonor Castellano (Barracão), professora Maique; e do Colégio Theodureto (Dionísio Cerqueira), professora Márcia; representante dos acadêmicos, Josiane (Ciências Contábeis); dos funcionários, Monique e Regivani; e do corpo docente, a professora Elizandra, que preside a comissão.