Atividade Externa

ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA REALIZAM OFICINA DE FORMAÇÃO NA ESCOLA CASTRO ALVES

Atividade foi relativa à disciplina de gestão escolar e aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro, com o tema: “A importância da relação interpessoal no ambiente de trabalho”

As acadêmicas do curso de Pedagogia, da Unetri Faculdades, Vilma Melissa Poleselo e Gabriela Stahl, realizam, nos dias 18 e 19 de novembro, no Colégio Castro Alves, em Dionísio Cerqueira, uma etapa de formação para a equipe da escola, que teve por tema: “A importância da relação interpessoal no ambiente de trabalho”.
A capacitação foi dividida em dois momentos: dia 18 de novembro, presencial, das 8h30 às 10h30, e no dia 19 de novembro, online, das 8h30 às 9h30.
Gabriela Stahl explicou que a oficina foi produtiva e a avaliação é positiva.
“Foi muito gratificante essa etapa de formação e tivemos a participação de 24 professores, incluindo os membros da gestão do Colégio Castro Alves”.
A diretora da escola, Lurdes Balzan Dickel, também participou da oficina.
“O grupo foi bastante participativo, dando opiniões e levantando situações diárias vivenciadas na escola. Acredito que conseguimos atingir o nosso objetivo enquanto acadêmicas. Para nós, foi bastante importante essa etapa, pois nos proporcionou momentos de grande troca de aprendizado com os professores”, salientou.
A acadêmica destacou que houve a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades, como a comunicação entre os pares e o uso das tecnologias utilizadas atualmente.
“Referente a temática, o relacionamento interpessoal é um tema muito amplo e que também está presente em muitas situações da nossa vida, na família, nas amizades, no trabalho, entrre outros. Por isso escolhemos esse tema, pois se há um bom relacionamento interpessoal na escola, o ambiente se torna mais propício para atingir um melhor resultado na aprendizagem”, afirmou Gabriela Sthal.
Vilma citou que a formação envolveu, além de professores, as equipes gestora, de coordenação pedagógica e de serviços gerais da escola.
“O objetivo da formação foi mostrar a real importância da relação interpessoal, enfatizando a ética profissional, a comunicação, o respeito, a empatia e outros vários fatores importantes para que o trabalho em equipe se efetive”.
A acadêmica citou que a formação ocorreu em virtude de um estágio, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, voltado a gestão escolar.
Gabriela e Vilma ressaltaram a importância da comunicação correta entre os pares, para que aconteça o compartilhamento de ideias e sejam evitados equívocos na hora da comunicação entre as pessoas.