Atividade Externa

ACADÊMICAS DE PEDAGOGIA REALIZAM TRABALHO COM PROFESSORES E PAIS EM COLÉGIO DE BARRACÃO

Atividades e abordaram os temas “Família e escola de mãos dadas” e “Importância da comunicação no ambiente escolar”

Os acadêmicos do curso de Pedagogia, da Unetri Faculdades, a partir da disciplina de Gestão Escolar, promoveram atividades específicas, envolvendo professores de Dionísio Cerqueira e de Barracão, e pais de alunos.
A primeira delas, “Gestão Educacional: enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão”, aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro, das 8 às 10 horas, no auditório municipal, junto à prefeitura de Dionísio Cerqueira, envolvendo professores da rede municipal.
A atividade contou com a participação da professora Elizandra Fiorin Soares e do professor Jonas Grejianin Pagno.
Ver matéria postada anteriormente.

ESCOLA MUNICIPAL JUDITH GUARIENTE
As acadêmicas Alessandra Gabrieli Rodrigues, Laura Jéssica Santa Clara e Liliana Mabel Raizer, realizaram duas atividades, no dia 11 de novembro, na Escola Municipal Judith Guariente, de Barracão, envolvendo professores e pais de alunos.
O grupo realizou, previamente, um diagnóstico de investigação na escola, identificando que um dos problemas era o relacionamento da família com a escola, que muitas vezes acontece por problemas de comunicação.
A partir de então, os acadêmicos fizeram um dia de capacitação com os professores, que foi presencial, na manhã de 11 de novembro, das 8 horas às 10 horas, abordando o tema: “A importância da comunicação no ambiente escolar.”
Além da importância da comunicação, a oficina tratou sobre dicas de como aprimorar a comunicação da escola com os pais, entre outras situações importantes neste contexto.
Já na noite do dia 11 de novembro, a atividade foi online, envolvendo os pais, e tratou sobre a importância e necessidade da presença dos pais na escola, o envolvimento com as atividades cotidianas dos filhos, ser parceiro da escola, entre outros assuntos.
A professora Rosana Piccininn acompanhou o grupo.
A acadêmica Alessandra, falando em nome do grupo, explicou que a atividade contemplou a apresentação de um trabalho de Estágio que foi formalizado há alguns meses.
“Nosso trabalho tinha o intuito de capacitar professores e pais”, citou.
A temática, voltada para os professores, foi sobre a importância da comunicação, tanto no ambiente de trabalho, como também fora dele.
Já com os pais a necessidade era mostrar a importância da presença deles na vida escolar de seus filhos.
“Nossas apresentações ocorreram no mesmo dia, para professores, de forma presencial, e para os pais, de forma remota (online) e as duas foram muito bem sucedidas. Nós, acadêmicas da Unetri Faculdades, ficamos muito honradas por fazer parte de um trabalho tão bonito e satisfatório, que para nós é de muita importância”.
As acadêmicas agradeceram, primeiramente aos professores que lhes ajudaram na caminhada, durante a escrituração do trabalho: Elizandra Fiorin Soares, Sodryane de Jesus e Rosana Salete Piccininn.
“Se chegamos a um bom resultado, foi principalmente pelo empenho que elas tiveram conosco. Agradecemos também a Escola Judith e diretora a Leusia Baumgart, pela oportunidade de estarmos realizando nossa apresentação”, concluiu Alessandra Gabrieli Rodrigues.