Atividade Externa

UNETRI, EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE DIONÍSIO CERQUEIRA, REALIZA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES E MONITORES

Projeto envolveu acadêmicos do curso de Pedagogia, através da disciplina de gestão escolar

Fonte: Sandro Barcelos (Assessoria de Comunicação da prefeitura de Dionísio Cerqueira)

Um grupo de acadêmicos do curso de Pedagogia, da Unetri Faculdades, a partir da disciplina de Gestão Escolar, e em parceria com a secretaria de Educação de Dionísio Cerqueira, realizou curso de aperfeiçoamento para professores e monitores da rede municipal cerqueirense.
O curso aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro, das 8 às 10 horas, no auditório municipal, junto à prefeitura de Dionísio Cerqueira.
Para essa atividade, o grupo de acadêmicos, composto por Ana Paula dos Santos, Pâmela Rafaela Lippi e Tiago Jair Brizolla, fez um diagnóstico participativo, junto ao secretário municipal de Educação.
A capacitação foi montada a partir desse diagnóstico e a ministração teve a participação dos professores da Unetri, Elizandra e Jonas.
A primeira atividade de qualificação profissional dos servidores atuantes em sala de aula, na segunda-feira, 9 e novembro, foi a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos referidos a acadêmicos, com o tema: “Gestão Educacional: enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão”.
A atividade apresentou situações do cotidiano dos profissionais da Educação, que enfrentam em sala de aula e que precisam ter consciência dos passos a serem tomados, mantendo sempre a ética e a moral de seus atos.
Segundo Pâmela, falar de ética é complexo, pois é fácil e ao mesmo tempo difícil de se explicar, ainda mais para nós acadêmicos, falando para os profissionais que já vivem a realidade da sala de aula.
“Trazer este tema aos professores foi uma forma de contribuir para a melhoria das relações entre colegas e com as próprias crianças, conhecendo as realidades e as noções de se tomarem as melhores medidas, sem que prejudique a educação do aluno”, ressaltou.
O acadêmico Tiago explicou que a escolha do tema foi determinada através de uma conversa com o secretário de Educação do município.
“Tivemos a oportunidade de conhecer o dia-a-dia dos professores. Pudemos ter uma convivência maravilhosa com eles, em que tivemos total acesso para a nossa pesquisa, e assim, contribuir para a melhoria do trabalho desempenhado pelos profissionais da Educação”, citou.
Conforme a coordenadora de estágio, professora Elizandra Fiorin Soares, a parceria entre a instituição e o município é extremamente importante, pois o estágio é uma etapa da formação acadêmica.
“Os alunos precisam sair das salas de aula na universidade e ter a oportunidade de conhecer a realidade que é encontrada. Somos gratos ao município de Dionísio Cerqueira, através da secretaria municipal de Educação, que abriu as portas para os acadêmicos, e assim a possibilidade de auxiliar na formação prática destes estudantes, que ao mesmo tempo, contribuem para a qualificação dos profissionais da Educação”, ressaltou.
Conforme a secretaria municipal de Educação, cerca de 25 professores e monitores se inscreveram para participar do curso de aperfeiçoamento, que possui a carga horária de dez horas de atividades.
Na terça, 10 de novembro, foi a segunda etapa do curso, com a apresentação do relatório de estágio dos acadêmicos, e uma palestra com o professor e diretor acadêmico da Unetri, Jonas Grejianin Pagno.