Estágio

PARA QUE SERVE O RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Fonte: Universia Brasil
Foto: Imagem ilustrativa

Os últimos meses de graduação, geralmente, são marcados por um elevado estresse nos alunos.
É um período no qual eles devem cumprir suas horas de atividades complementares, finalizar trabalhos, se organizar para terminar as últimas matérias que ainda estão cursando e entregar sua monografia ou TCC.
Aliado a isso, surge ainda a exigência da entrega do relatório de estágio.
É um período em que os acadêmicos devem ter tranquilidade e planejamento e seguem algumas dicas para contribuir nesse momento.

O que é e para que serve um relatório de estágio?
Este documento tem como principal função demonstrar para a instituição de ensino tudo aquilo que 0 acadêmico vivenciou e aprendeu, na prática, durante sua experiência de estágio.
O ideal é que durante todo o período de estágio, o aluo mantenha anotações das suas atividades e rotinas, o que vai tornar a elaboração do seu relatório bem mais fácil e rápida.
O relatório de estágio costuma ser exigido pelas instituições de ensino para comprovação da realização de estágios, quando estes são obrigatórios.
Trata-se de um documento composto de uma estrutura básica e que deve conter informações claras e relevantes que você aprendeu durante seu período de estágio.

O que você deve saber para prepará-lo
O ideal é que ao longo do estágio o acadêmico mantenha um controle das suas atividades, para facilitar a preparação do relatório ao final.
Caso não tenha nenhum registro, separe um caderno para tentar relembrar todas as tarefas desempenhadas na rotina como estagiário, e liste-as.
Inclua também os problemas que eventualmente surgiram, dúvidas e críticas sobre a abordagem prática do dia a dia de trabalho.
A preparação do relatório requer que o acadêmico siga algumas regras básicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com a inclusão de elementos pré e pós textuais.
Sempre deve verificar, com a Instituição, quais são as exigências de tamanho do seu relatório de estágio, já que elas podem variar de acordo com a instituição e curso de graduação.
Por isso, geralmente, a coordenação do curso oferece um manual de elaboração que poderá auxiliá-lo nesta tarefa.
O relatório de estágio é um trabalho acadêmico obrigatório, e como tal p aluno deve seguir sua estrutura exigida, para não perder pontos nem ter que refazê-lo.

Em geral, ele deve conter a seguinte estrutura:

Capa
Folha de rosto
Folha de aprovação
Sumário - Índice do trabalho dividido em seções e com indicação da paginação;
Introdução - Trace uma contextualização do estágio fazendo referência ao seu curso de graduação. Você pode incluir a sua visão sobre a importância de um estágio durante sua formação acadêmica.
Descrição da organização - Neste item, o acadêmico deve indicar e descrever a empresa onde você estagiou, apresentando sua missão, visão e valores, seu organograma, um breve histórico e área de atuação.
Atividades desenvolvidas - Este é o momento de enumerar suas atividades rotineiras como estagiário, as ferramentas que utilizou para desempenhá-las e o que aprendeu nesta experiência. É interessante abordar ainda as dificuldades que você encontrou e como conseguiu contorná-las.
Conclusão - A conclusão é onde você deve retomar e expor todo o conhecimento adquirido, sem se deter em atividades específicas, mas analisando a experiência de estágio como um todo e como ela contribuiu para a sua formação.
Referências - Item opcional que deve ser incluído apenas no caso de você utilizar citações ao longo do seu trabalho.
Anexo - Item opcional.

Além disso, o acadêmico deve seguir o formato padrão de texto, previsto pela ABNT, que é fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, texto justificado e espaçamento entre linhas de 1,5.
Outro ponto importante é que, ao contrário do TCC e da monografia, no relatório de estágio é permitido o uso da primeira pessoa do singular e a terceira pessoa do singular na redação do texto.

Dica:
Fique atento para a formatação das margens do seu relatório de estágio:
Superior: 3 cm
Esquerda: 3 cm
Direita: 2 cm
Inferior: 2 cm

A elaboração do seu relatório pode demandar algum tempo, portanto não deixe para a última hora. Este é um bom momento para avaliar a experiência prática que adquiriu nos últimos meses, quando chega o momento em que você está prestes a ingressar no mercado de trabalho.