Notícias UNETRI

Parceria e Incentivo à Cultura

QUINTO SARAU LITERARIO, EM PARCERIA COM A UNETRI E LPD, MOBIIZA COMUNIDADE ESCOLAR DA EEB IRINEU BORNHAUSEN

Evento, tem o apoio oficial da Unetri Faculdades e da LPD Importação e Exportação
 
A EEB Governador Irineu Bornhausen, de Dionísio Cerqueira, anunciou, oficialmente, em 30 de setembro, o link para a comunidade acompanhar a quinta edição do Sarau Literário Professora Patrícia de Camargo, realizado, no mês de setembro, de forma  vitual.
 
O Quinto Sarau Literário  pode ser acompanhado acessando o link:
https://www.youtube.com/channel/UCJ5jzaptJV06KOV6NFJSwiw
 
O Sarau passou a ser realizado em setembro, por ser o mês de nascimento da saudosa professora Patrícia, da EEB Irineu Bornhausen.
Em decorrência do isolamento social, provocado pela pandemia do novo coranavírus, neste ano o Sarau foi realizado online, através das redes sociais.
Toda a comunidade pode assistir, conhecer e prestigiar os trabalhos realizados pelos estudantes e orientados pelos professores dos diversos componentes curriculares, durante o período de atividades não presenciais.
 
Sarau Literário
O Sarau Literário foi idealizado em 2015, pelas professoras de Língua Portuguesa, Patrícia de Camargo, e de Língua Espanhola, Cristiane Bina.
O objetivo, à época, foi unir diferentes linguagens que permeiam o contexto escolar, contribuindo para a formação intelectual e, principalmente, cultural dos educandos.
Além disso, o Sarau se propunha a desenvolver o gosto pela aprendizagem das línguas, da leitura e da produção textual.
Na época, foram desenvolvidas diversas atividades ligadas à poesia, literatura infanto-juvenil, contação de histórias, crônicas, paródias, teatro e danças, entre outras, com apresentação para a comunidade em geral.
Em 2016, o segundo Sarau teve maior abrangência, envolvendo, de forma interdisciplinar, as demais áreas do conhecimento.
Em 2017 o evento ganhou a importante parceria da Empresa LPD Importação e Exportação.
A LPD, juntamente com a Unetri Faculdades, também desenvolve, na escola, o projeto social: "Formando Jovens Leitores".
Desta forma, passaram a ocorrer também a interação entre funcionários, alunos, professores e gestores da escola, com trocas de experiências e informações e leitura de obras literárias, culminando com a apresentação de diversas obras literárias à comunidade, no Terceiro Sarau Literário, em novembro de 2017.
O Quarto Sarau Literário aconteceu em agosto de 2019, uma vez que em 2018, juntamente com o apoio da Unetri Faculdades, foram implementadas oficinas de leitura, teatro, contação de histórias, artesanato, culinária e artes plásticas.
Também aconteceram diversas palestras, dirigidas aos estudantes e profissionais da escola, ministradas por professores da Unitri, Policiais Federais, Psicólogos, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Jornalistas, entre outros.
Na edição de 2019, mais uma vez as apresentações do Sarau encantaram e emocionaram o público, pela expressividade dos estudantes e pelos cenários e figurinos construídos com muita criatividade.
Professores e estudantes foram protagonistas das apresentações de importantes obras literárias.
Em outubro de 2019, a comunidade da trifronteira foi surpreendida pelo falecimento da professora Patrícia de Camargo.
Na época, a escola decidiu eternizar o seu nome no evento, que passou se denominar "Sarau Literário Professora Patrícia de Camargo, que partir de então, passu a ser apresentado no mês de setembro, mês de nascimento da professora.
Neste ano de 2020, com a pandemia do coronavírus, foi determinado, pela Secretaria Estadual de Educação de SC - SED, em meados de março, que as atividades escolares ocorreriam de forma não presencial.
Com isso, todos os profissionais da escola passaram a fazer uso de plataformas digitais e também materiais impressos, fazendo assim, chegar até os estudantes, conteúdos e informações necessários ao desenvolvimento de habilidades e competências que possam garantir aprendizagens para a continuidade e retomada deste processo dentro do percurso educativo dos estudantes.
O Quinto Sarau Literário Professora Patrícia de Camargo - edição 2020, reuniu, portanto, produções escolares diversas, desenvolvidas durante este período de atividades não presenciais, pelos estudantes, orientados pelos professores de diversos Componentes Curriculares, do 6º  ao 9° ano; da Educação Especial, do PENOA - Programa Educacional Novas Oportunidades de Aprendizagem;  e do 1° Ano do Bilíngue.
Assim, a escola apresenta, através do link citado acima, produções de poesias, cartas, poemas, mini projetos, cantigas, atividades literárias, traduções, desenhos, pinturas, ilustrações, atividades físicas, apresentados por meio de gravações e vídeos caseiros, produzidos pelos estudantes e seus familiares, áudios, slides  e vídeos produzidos pelos professores; fotografias de painéis organizados pelos docentes, com diversos trabalhos realizados pelos  estudantes.
Também são apresentadas algumas mensagens de incentivo e motivação, dirigidas aos estudantes e comunidade em geral.
 
Segundo a Diretora da EEB Irineu Bornauhsen, Terezinha Rodrigues de Camargo, esta foi a forma encontrada pela Escola, dadas as circunstâncias, de fazer acontecer o Quinto Sarau, bem como prestar uma homenagem a Professora Patrícia de Camargo.
A diretora explicou que o Sarau Literário, neste ano, constituiu-se em um grande desafio, visto que as atividades escolares estão ocorrendo de forma não presencial.  
"Assim, dadas as circunstâncias, esta foi a forma encontrada pela escola de fazer acontecer o Sarau, bem como homenagear a saudosa Professora Patrícia. Avaliamos que a edição deste ano foi muito positiva, pois reuniu o esforço e o empenho de muitas pessoas, que se dedicaram especialmente para a concretização deste evento", destacou Terezinha.
"Como diz a canção: 'põe a semente na terra não será em vão', assim, as sementes lançadas em 2015 em nossa escola, por tuas mãos, Patrícia, floresceram e já dão seus frutos. Da mesma forma que você nasceu na entrada da primavera, nós também, em setembro, assistiremos novas flores apontarem, pois tivemos quem, com mãos de jardineiro e semeador, lançou aqui a boa semente. Nós continuaremos regando e cuidando, para que sempre e eternamente você também olhe e contemple a beleza deste jardim. Seu nome: Patrícia de Camargo, agora se eterniza em nossa escola e nos inspira a continuar semeando sempre. Obrigada por sua passagem em nosso meio. Somos gratos por seus ensinamentos e exemplos de bondade e sabedoria" (mensagem da Direção, professores, funcionários e alunos da EEB Governador Irineu Bornhausen).
 
O diretor da LPD Importação e Exportação, Cleo Petroli enalteceu a iniciativa da escola em buscar alternativas para realizar a edição deste ano do Sarau Literário.
"Desde o início acreditamos no projeto e isso nos levou a participarmos e a sermos parceiros. O Sarau Literário é um projeto que prima por demonstrar aos jovens e adolescentes a importância que a literatura e a cultura têm na forção pessoal e profissional", salientou.
Cleo destacou que a LPD acredita nesse propósito e que um projeto com esse perfil é um dos melhores caminhos para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura na sociedade.
"Essa visão nos anima a apoiarmos o projeto. O objetivo da LPD é, através desta ação social, é retribuir a sociedade pelos resultados positivos que nossa empresa tem alcançado. Entendemos que a forma de retribuirmos à sociedade é através de um projeto que realmente acreditamos que agregue valor, que não seja apenas um patrocínio passageiro e sim uma iniciativa que realmente possa mudar a vida das pessoas", explicou.
Petroli enfatizou também a importância da parceria do projeto com a Unetri Faculdades, através da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elizandra, e dos acadêmicos do curso, dando ao projeto uma significativa bagagem de conhecimento, qualidade e experiência.
"Esse é nosso tripé de participação: a relevância do projeto, acreditar no projeto e nos parceiros e desenvolver uma ação social de resultados".
O empresário também enalteceu a postura da EEB Irineu Bornhausen, que mesmo com o isolamento, em função da pandemia, procurou formas de realizar a edição de 2020 do Sarau Literário.
"Desde o primeiro momento que a direção do colégio nos procurou nós apoiamos a decisão de realizar o Sarau de forma diferenciada. Incentivamos a decisão, pois temos que mostrar que mesmo em momentos difíceis, precisamos buscar alternativas para continuar. O Sarau virtual foi a forma encontrada e, talvez sem o alcance do formato presencial, mas desenvolvemos outras capacidades para usar melhor as tecnologias. Os próprios alunos começam a usar mais as tecnologias e a demonstrar que eles podem fazer com eficiência".
Cleo salientou que os resultados foram muito bons, com grande variedade de trabalhos e de temas.
"Esse esforço mostra que mesmo  com a pandemia, podemos fazer coisas positivas e de ótimos resultados. É nisso que acreditamos e parabenizamos toa a família da EEB Irineu Bornhausen e a equipe da Unetri Faculdades pela iniciativa, disposição e dedicação de realizar o projeto, mesmo em um ano de adversidades. Inclusive, colocamos à disposição a biblioteca da LPD".
Cleo Pettroli concluiu afirmando que o objetivo da LPD é continuar participando e apoiando o projeto.
"Desta forma, agradecemos a todos que acompanharam o projeto e nos colocamos à disposição para todos os projetos que, efetivamente, possam engrandecer e melhorar a vida das pessoas. Dentro do possível, a LPD será parceira. Sabemos que estamos passando por um ano muito difícil, cujos resultados serão bem abaixo o esperado, mas mantemos firme esse ideal de parceria. Assim como o colégio manteve o foco e realizou o Sarau, nós, enquanto empresa, temos que manter o foco naquilo que acreditamos", finalizou o diretor da LPD, Cleo Petroli.

Compartilhe esta notícia:

Para uma melhor experiência em nosso site, por favor, aceite os nossos cookies de navegação.

Existem algumas opções que podem não funcionar sem a utilização dos cookies. Para mais informações sobre os cookies que utilizamos, visite a nossa Política de privacidade.