DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR GARANTE REMUNERAÇÃO 144% MAIOR

Entre 46 nações avaliadas pela OCDE, o Brasil é o que apresentou maior vantagem salarial para quem tem diploma de ensino superior

Fonte: simesp.org.br
Foto: Imagem Ilustrativa

O Brasil é o país em que terminar o ensino superior garante a maior vantagem salarial e empregabilidade, em relação ao ensino médio completo e ao incompleto, entre 46 países avaliados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Os dados estatísticos compararam a educação em 46 países. Além dos 38 membros da OCDE, foram incluídos Brasil, China, Rússia, Índia, Indonésia, Argentina, Arábia Saudita e África do Sul.
Para Lúcia Teixeira, presidente da Universidade Santa Cecília (Santos-SP) e vice-presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo - Semesp, entidade que reúne instituições de ensino superior do Brasil, os dados “confirmam uma realidade que se repete há alguns anos no país. Ressaltam a importância dessa divulgação, para que os jovens prossigam em suas carreiras, não desistam, e que seja incentivada a formação superior de qualidade, uma das formas de garantir melhor remuneração e empregabilidade, o exercício da cidadania, além do desenvolvimento e competitividade do país”.
De acordo com os resultados, graduar-se em uma faculdade garante ao brasileiro uma remuneração média 144% acima da dos que terminaram o ensino médio.
Em comparação com os que não concluíram o ensino médio, a remuneração dos graduados é mais que o triplo (258% acima).
“O país deve incrementar políticas públicas que garantam a permanência do aluno no ensino superior, com financiamentos ao estudo, de modo a possibilitar a grandes camadas da população essa melhoria”, completa a educadora.
Lúcia afirma ainda que “isso deve se refletir a longo prazo no mercado de trabalho, especialmente pós-pandemia, e necessitamos garantir aos grupos mais vulneráveis a possibilidade de se formarem, com acesso a empregos mais qualificados”.
Pesquisas de empregabilidade realizadas regularmente pelo Semesp confirmam também os dados divulgados pela OCDE.

Especialização
Pós-graduação lato e stricto sensu também garante ganho extra em relação ao diploma anterior, universitário.
"A continuidade dos estudos e o incentivo à educação superior deve ser prioridade no Brasil, em que apenas 21% da população entre 25 e 34 anos tem formação universitária, menos da metade do que outros países, como Estados Unidos (50%), inclusive alguns da América do Sul (Chile e outros)".

Outros indicadores
O Instituto Simesp projetou a empregabilidade por nível de instrução:
O número de vínculos empregatícios deve diminuir 14,7% para quem tem ensino fundamental e 5,3% para quem tem ensino médio.
Apenas 1,3% para quem possui ensino superior completo.
Pesquisa do Instituto Semesp divulgada em julho de 2020.

IBGE
Pesquisa do IBGE confirma que desemprego é maior entre trabalhadores com escolaridade mais baixa,
Desemprego entre as pessoas com Ensino Médio incompleto 20,4%;
Para o grupo com nível superior incompleto 14%;
Nível superior completo, 6,3%.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad Contínua), divulgados em maio de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).