Capacitação

CURSO DE EXTENSÃO PARA GESTORES EDUCACIONAIS CUMPRE OBJETIVOS E TEM AVALIAÇÃO POSITIVA

Capacitação teve como propósito atender principalmente os gestores educacionais, coordenadores pedagógicos, chefes de núcleos regionais, acadêmicos da região e acadêmicos da Unetri

A Unetri Faculdades, através do curso de Pedagogia, em parceria com o grupo La Fronteira, através do Grupo de Educação, e com professores da Argentina, tendo o apoio do Sebrae, realizaram o curso de extensão: "Capacitação para Gestores".
O curso foi composto por dois módulos de 30 horas, divididos em seis aulas e aconteceu nos dias 4, 6, 11, 13, 18 e 20 de agosto, das 14 horas às 16 horas,
A capacitação foi 100% gratuita e realizada online, através do Google Meet e teve as seguintes discussões temáticas:
O perfil do professor gestor líder para o contexto educacional, habilidades e competências, ministrado pela professora Elizandra Fiorin Soares.
Ética e relações interpessoais na comunidade escolar, que será ministrado pelo professor Jonas Grejianin Pagno;
Relacionamento institucional na gestão escolar, com o professor Vianei Luis Hammerschmitt;
O uso das ferramentas tecnológicas no contexto das aulas virtuais, com a professora Andreza Quintas;
Ferramentas de comunicação e feedback, avaliação e autoavaliação, com a professora Rosana Piccininn.
Entre os diversos tema agregados ao curso, constaram: explorar mais questões sobre as ferramentas; a importância de uma comunicação ‘remota’ com os pais e com a comunidade escolar; o apoio nesse relacionamento entre a família e escola, no momento em que está sendo intermediado pela tecnologia.
A avaliação foi positiva por todos os participantes que se manifestaram.
Eles destacaram a importância dos temas, a qualidade com que foram trabalhados e o quanto foram úteis para a os participantes e suas atribuições.
O professor Amauri destacou a importância do curso, cujo conteúdo foi um contraponto ao que já tinha visto nas formações de gestão escolar que já participou, acrescentando saberes à sua experiência.
Ele também enfatizou que o tema sobre o uso das ferramentas de tecnológicas foi positivo e de grande valia.
A professora Solange ressaltou que as temáticas abordadas no curso foram muito bem trabalhadas e contribuíram significativamente para o trabalho dos gestores nas escolas.
Solange citou ainda que os temas que trataram sobre a ética e o relacionamento foram muito positivos e de grande valia.
A professora Claudete afirmou que para quem está à frente da gestão escolar o curso foi uma grande oportunidade de tirar um tempo para si e refletir sobre o papel de cada um e o trabalho que vem realizando, pois as novidades são constantes e têm impacto no cotidiano dos educadores e dos educandos.
Neste sentido, Claudete citou que que o curso propiciou um importante crescimento a todos, que puderam ampliar os conhecimentos.
A coordenadora de extensão da Unetri, professora Rosana Salete Piccininn, explicou que o curso teve como propósito atender principalmente os gestores educacionais, coordenadores pedagógicos, chefes de núcleos regionais, acadêmicos da região e acadêmicos da Unetri.
“O objetivo da capacitação foi conscientizar estes profissionais de suas atribuições e responsabilidades em suas diversas tarefas no contexto educacional, mostrando as implicações que a relação da gestão da instituição escolar tem com todo o contexto escolar e com a comunidade escolar”.
Rosana afirmou que a gestão escolar hoje precisa ser uma gestão democrática e isso implica, também, no enfrentamento desses novos desafios, presentes no cotidiano das escolas.
“Pelos depoimentos dos participantes, temos a convicção de que o curso atendeu as expectativas de todos, que puderam aperfeiçoar os conhecimentos que já possuíam e buscar novas ferramentas para o contexto da gestão das escolar”, afirmou.
A coordenadora do curso de pedagogia da Unetri, professora Elizandra Fiorin Soares, ressaltou que a avaliação é positiva e os objetivos foram atingidos.
“Conseguimos desenvolver a proposição do curso, que era discutir as novas tecnologias para o uso dos alunos, professores e pais, capacitando os gestores para que eles possam formar os seus professores para essa realidade”.
Elizandra citou que a avaliação positiva dos participantes foi neste sentido, pois eles perceberam a sequência lógica com que os encontros foram planejados, sempre um encontro fechando com o outro.