Aprendizado

MONTANDO UM GRUPO DE ESTUDOS

Confira 10 dicas para formar um bom grupo de estudos com diversos perfis de estudantes

Fonte: Universia Brasil
Foto: imagem ilustrativa (trabalho em grupo na Unetri)

Estudar em grupo pode ajudar você a desenvolver diversas habilidades.
Um dos segredos é procurar que o grupo seja heterogêneo.
Por mais que você tenha um bom esquema de estudos e se sinta à vontade estudando sozinho, contar com outras pessoas pode ser útil em alguns casos.
No entanto, formar um bom grupo de estudos vai muito além de escolher algumas pessoas aleatoriamente.
A ideia de um grupo de estudos é compartilhar o entendimento, portanto o ideal é que o seu grupo de estudos tenha variedade de habilidades e talentos.
Qual a vantagem de estudar com pessoas que entendam os mesmos assuntos que você e tenham as mesmas dúvidas?
Procure pessoas com perfis diferentes.
Se você é uma pessoa crítica e analítica, por exemplo, não precisa de mais um desses no seu grupo ou transformará os estudos num campo de batalha.
Procure por pessoas boas em tomar notas, pessoas criativas e aquelas capazes de identificar várias faces de um problema.
Confira algumas dicas para formar um grupo de estudos eficiente para todos os participantes:

1. Limite os participantes
O ideal para um grupo de estudos são três a seis participantes com perfis variados. Embora você queira adicionar mais pessoas no seu grupo, lembre-se de que muitas vozes acabam gerando confusão.

2. Crie grupos diferentes
Se você tiver mais pessoas interessadas em participar da sua iniciativa, divida-as em grupos diferentes e alterne a participação dos membros. Dessa maneira, todos terão a oportunidade de estudarem juntos e desenvolverem novas habilidades.

3. Amplie suas opções
Fazer parte de um grupo de estudos não significa estudar apenas com os seus amigos. Embora eles possam parecer mais inclinados a aceitar sua sugestão, escolha pessoas diferentes da sua sala, mesmo aquelas com quem você não tem muito contato. Isso pode, inclusive, render novas amizades.

4. Reuniões regulares
Dizer que faz parte de um grupo de estudos e encontrar-se com seus colegas apenas dois dias antes da prova não é exatamente a proposta. O ideal é que vocês criem um cronograma com reuniões regulares, em dias e horários pré-definidos. Dessa maneira você e seus colegas criam o hábito de estudar e a matéria não fica acumulada.

5. Tenha um nome
Para encorajar a participação de todos os membros uma boa ideia pode ser dar um nome ao grupo. Isso faz com que vocês tenham uma identidade e se sintam pertencentes à uma iniciativa com propósito.

6. Conheça os perfis
Logo no primeiro encontro com os colegas, incentive cada um deles – e faça isso você também – a falar sobre quais são os seus pontos fracos e fortes. Dessa maneira cada um saberá em que pode ajudar no grupo e que tipo de ajuda pode receber – e de quem!

7. Escolha os moderadores
Quando forem discutir sobre um assunto, defina moderadores que entendem sobre o assunto para guiar a discussão. Isso não quer dizer que ele deve falar enquanto os outros integrantes escutam, mas sim que ele pode oferecer os tópicos mais importantes sobre aquele tema.

8. Preveja as questões
No final de um tema, faça uma reunião com o grupo e crie uma lista com as possíveis questões que o professor fará sobre o tema. Depois disso façam testes um com o outro, para verificar se alguma coisa ficou para trás.

9. Crie prêmios
Faça uma espécie de prêmios para os estudantes que se saírem melhor – ou os que tiverem as melhores ideias. Todos gostam de reconhecimento e ganhar um prêmio, mesmo que seja uma barra de chocolate, vai incentivar os seus colegas.

10. Verifique a frequência
Encontre um método de controlar a frequência dos seus colegas, para que nenhum de vocês fique em falta com os outros – ou com o aprendizado. Uma boa dica é pedir a ajuda de um professor para organizar esse método.

Atenção Com Esses Detalhes
Criar um grupo de estudos pode ser uma ótima maneira de aprender o conteúdo das aulas.
Muitas vezes um amigo seu, por exemplo, pode explicar uma matéria de uma forma mais simples que o seu professor e, assim, fazer com que você a entenda.
Mas, para que um grupo de estudos seja realmente eficiente é preciso prestar atenção a alguns detalhes.
Veja quais são eles:

1 – Escolha Pessoas Em Quem Você Confia
Forme um grupo de estudos com pessoas que você sabe que estão realmente dispostas a aprender. Evite convidar pessoas que vão tirar o foco do grupo, porque isso prejudicará o aprendizado.

2 – Todos Têm Que Colaborar
Num grupo de estudos todos têm algo a aprender e ensinar, ou seja, todos podem compartilhar conteúdos, ideias e explicações.

3 – Disciplina
O grupo deve ter disciplina e respeitar as datas e horários marcados para os encontros, caso contrário os estudos serão pouco proveitosos.

4 – Matérias a Serem Estudadas
O grupo deve pré-estabelecer quais disciplinas serão estudadas a cada encontro e se aprofundar nelas. Se for necessário, montem um cronograma de estudos e já deixem agendado o conteúdo que será revisado a cada reunião. Assim vocês não perdem tempo e aproveitam ao máximo o encontro.

5 – Mantenha o Foco
Por mais que você esteja com os seus amigos, não deixe que a desordem tome conta do encontro: é essencial que todos os membros do grupo tenham a consciência de que estão ali para estudar e levem a sério o grupo. É claro que brincadeiras podem acontecer, só tome cuidado para não deixar que elas dominem todo o grupo.