Notícias UNETRI

Capacitação

SEMANA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR 100% ONLINE SUPERA EXPECTATIVAS E TEVE PARTICIPANTES DA ESPANHA E DO CANADÁ

Atividade prevista no calendário acadêmico, teve participantes dos três estados do Sul do Brasil, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de várias cidades da província de Misiones, na Argentina, da Espanha e do Canadá
 
A Unetri Faculdades, de Barracão, com apoio do Sebrae, inovou na realização da Semana Acadêmica Interdisciplinar deste ano.
O evento aconteceu de 18 a 22 de maio, e foi será 100% online.
O tema da Terceira Semana Acadêmica Interdisciplinar foi “Educação e Profissionalização em Novas Perspectivas” e a participação foi gratuita.
Segundo o diretor de ensino da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, o evento superou as expectativas e a avaliação é amplamente positiva.
Foram cerca de 200 inscrições, com participantes dos três estados do Sul do Brasil, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de várias cidades da província de Misiones, na Argentina, da Espanha e do Canadá. 
“O evento foi muito positivo e estamos satisfeitos com a participação e com o resultado, marcando o início de um novo formato de atividades”, destacou Jonas.
O diretor de ensino ressaltou também o nível dos palestrantes como um dos grandes diferenciais da semana acadêmica (confira o currículo dos palestrantes nas imagens anexas).
“Tivemos profissionais que talvez, presencialmente, seria difícil de trazê-los, para trabalharem conosco nesses dias. Desta forma, aproveitamos a condição da tecnologia e disponibilizamos para a comunidade acadêmica, e para a comunidade em geral da trifronteira e de toda a região, palestrantes importantes e voltadas à realidade que enfrentamos hoje”.
O professor Adelar Hengemühle, de Curitiba, fez a palestra de abertura, no diz 18 de maio, que teve por tema, “Educação: desenvolver habilidades que preparem as novas competências”.
A palestra do dia 19 de maio foi proferida pela professora Leda Machado, de São Paulo, com o tema “Que liderança precisamos nas organizações para o enfrentamento da crise e do pós crise”.
Na quarta-feira, 20, quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, as palestras foram específicas, com foco maior para os cursos de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis, mas a comunidade em geral também pode participar.

Administração
Referente ao curso do Administração, no dia 20 de maio, Elizandro Ferreira palestrou sobre o tema, “Administrando o Empreendedorismo e a Inovação”.
No dia 21 de maio, o palestrante foi Vinícius Furlanetto, que tratou sobre “Modelos de gestão e varejo”.
No dia 22 de maio, o palestrante foi Paulo Jordani, que tratou sobre “O papel do administrador no desafio da retomada da economia”;
O coordenador do curso de Administração, professor Ademir Zimmermann, ressaltou que os palestrantes abordaram, com muita propriedade, os temas de empreendedorismo, de criação e de inovação, frente a esse processo adverso que se vive hoje e a valorização da profissão do administrador.
Também trataram sobre modelos de gestão e os desafios das empresas para fazer o enfrentamento do contexto através da gestão, levando em conta os princípios de planejamento, de organização, de execução e de controle, promovendo a eficiência na gestão de qualquer empresa, pequena, média ou grande, pública ou privada, com impactos positivos na economia e na qualidade de vida.
 
Ciências Contábeis
Na área de Ciências Contábeis, no dia 20 de maio, Jackson Mirando Jr falou sobre “O contexto do ensino superior durante a quarentena na Espanha”.
Ele abordou o funcionamento do ano letivo espanhol, desdobramento da quarentena, os incentivos do governo, as metodologias e ferramentas utilizadas na educação superior espanhola e também tratou sobre o desdobramento econômico no país com a pandemia.
No dia 21 de maio, Roberto Merlo tratou sobre a “Profissionalização: desafios e perspectivas na área contábil frente aos novos tempos”.
Ele falou sobre o conhecimento, as habilidades, as áreas em evidência, valores fundamentais e a visão sistêmica que se exige nesse momento, levando motivação aos acadêmicos e à profissão contábil.
No dia 22 de maio, Daniel Cordeiro abordou “A economia na quarentena, gestão de recursos”.
Ele tratou sobre as formas de gestão dos recursos frente ao cenário econômico atual, mostrou estudos de projeções de PIB e referenciais históricos de outras crises, como pontos de reflexão sobre como economizar, o que é realmente necessário comprar e a importância de comprar dos pequenos negócios. 
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Raquel Antônia Sabadin Schmidt, salientou que a participação dos alunos foi massiva, as atividades foram proveitosas e os resultados positivos, deixando todos satisfeitos quanto a construção do conhecimento.
 
Pedagogia
Quanto ao curso de Pedagogia, no dia 20 de maio, Adriana Gandin palestrou sobre “Cultura digital em tempo de pandemia – refletir e incorporar ferramentas digitais no ensino e na aprendizagem”.
No dia 21 de maio, Caroline Corteline tratou sobre “Docência, estágio e os campos da experiência na educação infantil”.
No dia 22 de maio, Sandra Salbego palestrou sobre “Práticas restaurativas: um caminho possível no ambiente escolar”.
A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elizandra Fiorin Soares, citou que as atividades da semana superaram as expectativas e foram amplamente positivas.
“Hoje é uma necessidade discutirmos as ferramentas de ensino e aprendizagem e termos consciência das vantagens e as dificuldades na utilização das mesmas”.
Elizandra ressaltou que os acadêmicos de Pedagogia estão na etapa de formação com foco na educação infantil, e a palestra, com essa temática, foi muito bem assimilada e avaliada por eles.
“A semana acadêmica encerrou com ‘chave de ouro’, através do relato de experiências de práticas restaurativas. Foi uma experiência positiva, pois a palestrante trabalha com crianças em situação de vulnerabilidade, com apoio dos setores de educação e judiciário de Santa Maria-RS e do estado do Rio Grande do Sul”.
Elizandra explicou que os acadêmicos solicitarem que esses palestrantes estejam, de forma presencial, em outra oportunidade na Unetri.

Compartilhe esta notícia:

Para uma melhor experiência em nosso site, por favor, aceite os nossos cookies de navegação.

Existem algumas opções que podem não funcionar sem a utilização dos cookies. Para mais informações sobre os cookies que utilizamos, visite a nossa Política de privacidade.