Aprendizado

SAIBA MAIS SOBRE A METODOLOGIA DA PESQUISA

Assim como existe uma metodologia do ensino, o mesmo vale para a pesquisa

Fonte: Universia Brasil / universia.com.br
Foto: Imagem Ilustrativa (reprodução: http://www.srzd.com/brasil)

A metodologia da pesquisa é uma aliada fundamental, não somente para aqueles que trabalham efetivamente com pesquisa, mas também para estudantes em geral.
Os concluintes dos cursos de graduação precisam apresentar uma monografia, também chamada de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no último período.
É neste momento que os alunos precisam aprender sobre metodologia da pesquisa, pois é ela que irá nortear as investigações do estudante.
Assim como existe uma metodologia do ensino, o mesmo vale para a pesquisa.
Aliás, no caso dos cursos de pós graduação, a metodologia de pesquisa precisa estar muito bem definida para que o trabalho do aluno possa ser levado a sério.
Muitas vezes, uma metodologia mal definida pode acarretar na recusa de uma proposta de mestrado ou doutorado.
Por este motivo, reiteramos que é fundamental que os estudantes dominem este assunto.

Definição de Metodologia
Primeiramente, daremos uma definição simplificada do que é metodologia, para entendermos como ela se aplica a pesquisa.
A metodologia é uma sistematização de procedimentos e ferramentas visando o propósito de produção de conhecimento.
Portanto, se uma pesquisa não possui metodologia, ela é destituída de direcionamento e, dificilmente, terá alguma relevância.

Algumas Metodologias de Pesquisa
Existem várias metodologias de pesquisa, mas trataremos em particular de quatro delas, por acreditarmos atenderem a realidade da maioria dos estudantes.
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Esta metodologia é indicada para concluintes de graduação que precisam entregar o TCC.
E isto se deve pelo fato de ser uma metodologia simples, sem maiores complicações.
O estudante simplesmente faz o levantamento de tudo o que se publicou sobre determinado tema, destacando os autores e a posição de cada um.
PESQUISA DOCUMENTAL
Indica-se esta para os alunos de mestrado e doutorado, pois eles precisam trazer um novo conhecimento a partir de um novo documento ou novas fontes, como fotos, filmes etc. Principalmente se estas fontes ainda não foram trabalhadas.
LEVANTAMENTO DE CAMPO OU ENTREVISTA
Esta metodologia consiste em fazer as mesmas perguntas a um determinado número de pessoas, para se realizar levantamentos estatísticos.
Ela é mais indicada, evidentemente, para aqueles que trabalham dados e levantamentos.
ESTUDO DE CASO
O estudo de caso é próximo da pesquisa bibliográfica.
A diferença é que no estudo de caso existe um enfoque mais específico e aprofundado sobre um determinado tema ou fenômeno, enquanto na pesquisa bibliográfica ocorre uma discussão mais abrangente sobre um determinado tema.
PESQUISA EXPERIMENTAL
A pesquisa experimental é mais próxima do mundo do campo da ciência experimental (Química, Física, Biologia e áreas afins).
Esta metodologia é feita a partir de vários experimentos controlados, ss ão anotadas as variáveis, e os dados e instrumentos também são submetidos a testes, tudo visando ao maior rigor possível na pesquisa.

Como pudemos observar, algumas metodologias de pesquisa atendem melhor aos interesses de determinado ramo do conhecimento e não tanto a outros.
Sendo assim, é muito importante que saibamos qual metodologia de pesquisa atende melhor aos nossos interesses.
Ver https://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2019/10/03/1166813/conheca-tipos-de-metodologia-pesquisa-pode-usar-tcc.html