Marco Histórico

EM DIA HISTÓRICO, UNETRI E UCEEF INICIAM CURSOS DE AGRONOMIA, FISIOTERAPIA E BIOMEDICINA

Os três cursos são realizados em Barracão, pelo sistema semipresencial híbrido, que é a tendência da educação superior hoje

Na noite de quarta-feira, 4 de março, a Unetri Faculdades e a UCEEF realizaram a aula inaugural dos três cursos oferecidos em Barracão: Agronomia, Fisioterapia e Biomedicina.
A parceria entre a Unetri e a UCEEF começou a ser definida em maio de 2019, com o propósito de ofertar educação superior de qualidade, que atenda as demandas regionais, seguindo o que há de mais moderno, promissor e inovador na educação.
Segundo o reitor da UCEFF, Leandro Sorgato, a cooperação entre UCEFF e Unetri culmina em uma universidade regional semipresencial híbrida, com potencial de fazer crescer o Oeste e Sudoeste do Paraná e o Oeste de Santa Catarina.
Leandro destacou que a parceria consolida um projeto de abrangência regional, envolvendo duas instituições de ensino superior sérias, com excelente avaliação pelo Ministério da Educação – MEC, e reconhecidas pelos conselhos de classe que regulamentam essas profissões.
“São instituições que têm credibilidade e reconhecimento da comunidade regional, e grande preocupação com a qualidade do ensino e da formação humanizada dos acadêmicos, afirmou.
Leandro apresentou a UCEEF, sua estrutura, metodologia e processos aos novos acadêmicos e as vantagens do sistema e a riqueza e flexibilidade da metodologia.
“Demos esse passo para o sistema semipresencial híbrido antes da maioria das instituições, por entendermos que o caminho é esse. Apostamos na educação híbrida, que alia professor, laboratório e tecnologia, e é o que existe de mais moderno na educação superior no Brasil. Essa parceria, na região da trifronteira dá o início a um novo momento da educação superior, com cursos de alta qualidade, metodologia flexível, qualidade na formação e mensalidades acessíveis, além de muitas outras vantagens que o ensino híbrido propicia”, disse o reitor.

Vagas Abertas
Sorgato salientou que pela flexibilidade da metodologia, ao longo do ano, novos alunos podem iniciar o curso no intervalo ente uma disciplina e outra.
“As inscrições ficam permanentemente abertas e o ingresso de novos acadêmicos será na janela entre uma disciplina e outra. A qualquer momento novos alunos podem ingressar nos cursos. As inscrições podem ser feitas pelo site (uceef.edu.br). Além disso, os interessados, que queiram conhecer o modelo, podem vir participar de uma aula experimental e então fazer sua matrícula”.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 49-3644.0314, 49-3644.2986 e 49-3678.8700.

O diretor de ensino da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, destacou quer o momento foi um marco histórico, iniciando efetivamente a parceria, com os acadêmicos presentes na instituição, conhecendo o sistema, a metodologia e os professores.
“Esse modelo que estamos implantando, o semipresencial híbrido, é uma atualização que  estamos fazendo para uma nova realidade da educação no Brasil. É um sistema que alia no estudo a parte presencial, em sala de aula, a parte em casa, nas plataformas, e a parte prática, com os laboratórios e demais atividades de campo e práticas”, enfatizou.
Jonas citou ainda os investimentos que serão feitos na implantação dos laboratórios de microbiologia, citologia, química e anatomia humana, além de estufas e casa de plantas para o curso de Agronomia.
“Dentro de um mês a 40 dia tudo isso estará instalado aqui na Unetri e será o local onde os acadêmicos farão as práticas”, afirmou.

A diretora geral da Unetri destacou que a parceria representa o início de um novo momento para a educação superior na fronteira, com novas possibilidades de formação que atendem as demandas regionais.

Na oportunidade, coordenadores e professores dos cursos também deixaram suas mensagens de boas vindas aos novos acadêmicos.