Capacitação

ENCONTRO PEDAGÓGICO MOBILIZA PROFESSORES PARA A VOLTA ÀS AULAS

Equipe de professores teve atividades nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro. A volta às aulas será nesta segunda-feira, 10 de fevereiro

A Unetri Faculdades realizou, nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, o Encontro Pedagógico, evento tradicional da instituição que reúne a equipe de professores e coordenadores de cursos, para uma etapa de capacitação, visando a volta às aulas.
No dia 5 de fevereiro, todos os professores participaram de palestra, ministrada pelo professor e mestre Vianei Luis Hammerschmitt, que abordou o tema “Desafios metodológicos para a gestão docente”.
No dia 6 de fevereiro, aconteceu a reunião do colegiado de Pedagogia.
Já no ia 7 de fevereiro, a reunião foi com os colegiados de Administração e de Ciências Contábeis.
Vianei Luis afirmou que o encontro Pedagógico demonstrou que a Unetri tem alto grau de maturidade e responsabilidade social, no sentido de desenvolver, com sua equipe e estrutura, processos didáticos e pedagógicos quer visam facilitar o desenvolvimento humano nas relações pedagógicas.
“A equipe está muito comprometida e responsável, e demonstra o alto nível de maturidade intelectual da instituição”, afirmou.
Vianei disse que o encontro serviu para desenvolver uma conversação entre as diferentes áreas do conhecimento e entre os diferentes perfis profissionais, para que esses possam estar em sinergia com a proposta pedagógica e o perfil da instituição.
“O ensino superior, como todas as modalidades de ensino, tem uma função social, um desafio e uma missão cumprir. E para cumpri-las, é preciso criar estratégias de atuação, de envolvimento e de motivação dos estudantes, todos os dias, nas diferentes áreas de conhecimento”, explicou.
Ele afirmou que hoje a gestão não é mais de pessoas e sim  de processos, e quanto mais procedimentos e ferramentas pedagógicas são usados, no sentido democratizar as relações pedagógicas em sala de aula, mais resultados são atingidos.
“Dessa forma, mais motivados e responsáveis todos os envolvidos se sentem em relação ao processo, mais qualidade educacional se tem e a instituição atinge seu fim último, que é promover a qualidade de vida, o desenvolvimento humano e o desenvolvimento local e regional através de seus cursos”, enfatizou Vianei Luis.
O diretor de ensino da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, destacou a importância do evento, que é um momento de reflexão sobre as atribuições de ser professor, os desafios e tudo o que é e exigido quando o professor está em sala de aula.
“É fundamental trabalhar a gestão metodológica, para organizar atividades que mobilizam a atenção dos acadêmicos o tempo todo, de forma produtiva e espontânea”, citou.
Jonas destacou que um dos desafios mais presentes em sala de aula é manter o aluno focado e interessado no conteúdo, e para isso o professor precisa desenvolver atividades metodológicas e dinâmicas, mantendo o aluno envolvido e participante.
“Isso é possível com aulas atrativas, e o Encontro Pedagógico trabalhou nessa perspectiva, sempre lembrando que o professor tem a referência e a prerrogativa de conduzir o processo”, concluiu o diretor de ensino.
A avaliação das atividades foi positiva, tanto por parte dos professores, quanto da direção da Unetri Faculdades.