Notícias UNETRI

Fortalecimento

UNETRI E UCEFF LANÇAM 14 CURSOS: UM MARCO NO ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO

Novos cursos serão ofertados a partir do ano que vem, no campus da Unetri, nos regimes semipresencial híbrido e semipresencial

 

A noite desta quarta-feira, 27 de novembro, representou um marco para a educação superior e formação profissional nesta região de fronteira.

Em evento realizado no campus da Unetri, em Barracão, foi oficialmente lançada a parceria entre a Unetri Faculdades e a UCEFF e apresentados os 14 novos cursos, que serão ofertados já em 2020, no campus da Unetri.

A UCEFF, com unidades em Chapecó e Itapiranga, e a maior instituição universitária privada do Oeste de Santa Catarina.

Os cursos ofertados são: Agronomia, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Biomedicina, Educação Física, Estética e Cosmética, Física, Geografia, História, Logística, Marketing Digital, Matemática e Química.

Os cursos aliam as modalidades presencial e à distância e serão ministrados nos regimes semipresencial híbrido (três dias por semana presencial e dois à distância) e semipresencial (um dia por semana presencial e quatro à distância).

O diferencial, de profunda importância, é que toda a parte prática, de cálculos, laboratórios, manejos e outros, será toda presencial, em sala de aula, com professores especialistas, mestres e doutores.

Já a parte à distância, será com acompanhamento dos professores das respectivas disciplinas, e não com um tutor.

Os cursos que a Unetri já oferecia, Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, seguem 100% presenciais.

Além disso, a Unetri aguarda a liberação do Ministério da Educação - MEC para três novos cursos: Direito, Psicologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS, que também serão 100% presenciais.

Em seu pronunciamento, o diretor de ensino da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, apresentou um breve histórico do processo de criação e implantação da Unetri Faculdades, destacando a missão, visão e objetivos da instituição.

“A Unetri, ao definir essa parceria, não abriu mão da qualidade do ensino e da formação, e nem da referência presencial”, afirmou Jonas.

O reitor da UCEFF, Leandro Sorgato, apresentou a estrutura e a missão da instituição.

Ele enfatizou que a região precisava de um novo movimento pela educação superior, que atendesse as demandas atuais e agregasse as tecnologias hoje disponíveis, sem perder de vista a qualidade e a referência na formação acadêmica.

“Com essa parceria, surge uma ‘universidade regional semipresencial híbrida’, capaz de transformar a região”, disse.

O prefeito de Bom Jesus do Sul, Cezar Bueno, afirmou que esta parceria é uma grande conquista para o desenvolvimento da trifronteira e região, ressaltando que o Consórcio Intermunicipal da Fronteira - CIF sempre acreditou que o desenvolvimento acontece através da educação.

“Esse empreendimento é fruto da visão de grandeza da Unetri e da UCEFF para realizar essa parceria. É uma nova visão de educação e um novo foco para a trifronteira, oferecendo formação qualificada nas mais diferentes áreas”, destacou Cezar.

O prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, relembrou todo o processo que envolveu a doação do terreno, pelo município, à União de Ensino da Trifronteira, para a construção da Unetri.

“Foi desafio aceito pela administração, por entendermos a importância da iniciativa. Os nossos vereadores também entenderam a proposta e aprovaram o projeto. Foi a decisão certa, criando possibilidades e opções de formação e desenvolvimento, um legado que fica para as futuras gerações”, ressaltou Zandoná.

O presidente da União de Ensino da Trifronteira – Unetri, Cleo Luis Petroli, afirmou que este foi mais um grande passo que a Unetri deu, e que as duas instituições têm muitos aspectos em comum, consolidando a parceria.

“A educação está evoluindo e precisamos acompanhar as inovações, sem perde o foco da qualidade da formação, na busca constante em melhorarmos o ensino e oferecermos mais opções e oportunidades de formação e desenvolvimento”, afirmou Cleo.

Participaram da solenidade, o diretor acadêmico da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno; o reitor da UCEFF, Leandro Sorgato; os prefeitos, Cezar Bueno, de Bom Jesus do Sul e Marco Aurélio Zandoná, de Barracão; o presidente da União de Ensino da Trifronteira – Unetri, Cleo Luis Petroli; diretora geral da Unetri, Juvani Zimmermann Pivatto; diretor administrativo e financeiro, Carlos Vanderley Porfírio; presidente da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, Marcos Voltolini; coordenadores de cursos da Unetri e da ECEFF; empresários; acadêmicos; professores da Unetri, diretores e professores de colégios e lideranças de municípios da fronteira.

Compartilhe esta notícia: