Conhecimento

AUTOR APRESENTA LIVRO NA UNETRI E PARTICIPA DE RODA DE DEBATE COM PROFESSORES E ACADÊMICOS

Antônio José Moreira da Silva é agente da Polícia Federal, em Dionísio Cerqueira, e o livro ‘Fogo Amigo’ é resultado de pesquisa para sua tese de mestrado, na UFFS

O agente da Polícia Federal, que integra o quadro da Delegacia PF de Dionísio Cerqueira, Antônio José Moreira da Silva, realizou, na noite de segunda-feira passada, 25 de novembro, na biblioteca da Unetri Faculdades, de Barracão, a apresentação do livro de sua autoria, "Fogo Amigo".

Antônio é paulista, mas fixou suas raízes na trifronteira.

O livro, que teve seu lançamento oficial em Florianópolis, no dia 13 de novembro passado, descreve as disputas existentes entre as principais entidades representativas dos policiais federais: a FENAPEF, que agrega agentes, escrivães, papiloscopistas e peritos, e a ADPF, que representa os delegados da Polícia Federal.

A obra é resultado da pesquisa realizada pelo autor, no programa de mestrado em Ciências Humanas, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e se dedica à análise do modelo brasileiro de segurança pública e da maneira como os policiais federais se posicionam em relação às principais propostas de alteração de uma estrutura policial criticada por sua ineficiência.

Antônio afirmou que apresentar o livro Fogo Amigo aos alunos, professores e servidores da Unetri Faculdades foi uma enorme satisfação.

“Tivemos a oportunidade de conversar sobre vários aspectos da pesquisa acadêmica, abordada de maneira interdisciplinar. Fiquei especialmente feliz com as indagações sobre os mais variados aspectos do trabalho”, ressaltou.

Antônio enfatizou a preocupação da instituição, em proporcionar aos alunos atividades extracurriculares que, de alguma forma, se aproximam do universo e dos interesses dos cursos de Administração, Contabilidade e Pedagogia.

“O trabalho exposto no livro dialoga com os conhecimentos específicos de diferentes áreas do saber e, ao mesmo tempo, se vale da interseção entre eles para a abordagem do problema de pesquisa”, citou.

O autor destacou que foi também uma oportunidade de discutir, com a comunidade acadêmica, o modelo brasileiro de segurança pública e expor as propostas de mudança defendidas pelos policiais federais.

“Agradeço imensamente pelo convite, feito pelos professores Jonas Grejianin Pagno e Carlinhos Porfírio”, ponderou Antônio.

O diretor de ensino da Unetri Faculdades, professor Jonas Grejianin Pagno, destacou que o evento teve um significado especial para a instituição, porque além de promover o ato de lançamento do livro na trifronteira, Antônio será o coordenador do curso de Direito da Unetri, cujo processo de autorização está em andamento junto ao Ministério da Educação – MEC.

“É preponderante para a Unetri que os professores tenham a experiência da pesquisa. Isso denota a importância da teoria aliada à prática, propiciando que autores de diferentes áreas possam mostrar interpretações sobre realidades. É isso que o ensino superior fomenta, e para a Unetri, ter em seu quadro docente, profissionais e pesquisadores de grande capacidade, é um grande diferencial”, ressaltou.

Jonas também destacou a importância dos acadêmicos terem contato com autores de livros.

“Foi quase uma hora de uma conversa descontraída e produtiva, na qual Antônio relatou os processos da pesquisa e da produção do livro, esclareceu dúvidas dos acadêmicos e discorreu sobre seus 16 anos de atuação como Policial Federal”, afirmou o diretor de ensino.

Jonas Grejianin Pagno salientou que a Unetri sempre estará priorizando e incentivando esses momentos como este, de socialização e compartilhamento de conhecimento e de experiências.