PROJETO INTEGRA ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS

Apresentação dos trabalhos pelos grupos envolveu vários temas e aconteceu na noite de quarta-feira passada

A Unetri Faculdades desenvolveu, no segundo semestre deste ano, o Projeto Integrador Interdisciplinar, envolvendo os acadêmicos do segundo período dos cursos de Administração, Pedagogia e Ciências Contábeis.

Durante o primeiro bimestre, os acadêmicos, divididos em grupos, elaboraram o projeto a ser trabalhado, planejando todas as etapas do seu desenvolvimento.

Foram realizadas atividades, como mesa redonda e debates, com profissionais ligados à educação, contabilidade e administração, dos setores públicos e privados, que contribuíram para que os acadêmicos pudessem melhor direcionar e alinhar as ações do projeto.

A pesquisa foi realizada, através da aplicação de questionários, junto a empresas e instituições públicas e privadas de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul.

A apresentação dos trabalhos realizados aconteceu na noite de 13 de novembro, na Unetri Faculdades.

Cada grupo apresentou o resultado das respectivas pesquisas.

Vários temas importantes foram evidenciados pelas apresentações, como a mensuração de indicadores e sua relevância na tomada de decisões; os instrumentos de controle que são utilizados pelas empresas e instituições; a gestão qualificada; a eficácia da aplicação dos recursos; os sistemas de tributação, entre outros tópicos.

“Os resultados foram importantes, pois os acadêmicos puderam analisar e comprovar esses dados, do ponto de vista científico, através dos conteúdos repassados em sala de aula, e isso contribui, efetivamente, para a eficácia do aprendizado. Esses resultados também proporcionam a criação de mecanismos, pela Unetri, que possam ser trabalhados regionalmente, contribuindo com desenvolvimento regional”, ressaltou o coordenador do curso de Administração, professor Ademir Zimmermann.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elizandra Fiorin Soares, enfatizou a importância do projeto integrador interdisciplinar, porque além de despertar o interesse dos acadêmicos por áreas específicas, leva-os a promover a relação entre os conhecimentos, conhecendo as diferentes áreas, através coletividade sobre o conhecimento científico.

“Por exemplo, na Pedagogia é fundamental saber planejar, administrativamente, as ações na área de educação, principalmente no campo financeiro. O foco da Pedagogia é trabalhar com a aprendizagem do aluno, mas o gestor pedagogo precisa entender sobre planejamento, sobre o financeiro, sobre o campo administrativo da educação, sobre investimentos e indicadores de qualidade, e como isso está presente na educação”, explicou Elizandra.

O acadêmico Alessandro, do segundo período de administração, coordenador de um dos grupos, destacou que os componentes trabalhados foram de grande valia para todos.

“No início tivemos um pouco de dificuldade, por não conhecermos os integrantes do gripo e por sermos de cursos diferentes, mas fomos interagindo, superando essas dificuldades, e graças ao trabalho em equipe, o trabalho integrado de todos, atingimos nossos objetivos”, citou.

Alessandro ressaltou que a mesa redonda, promovida pela Unetri, foi de grande importância para que o grupo pudesse alinhar seus propósitos.

“O resultado final apresentado por cada grupo, foi de grande valia e absorvido pelos acadêmicos, contribuindo significativamente para o aprendizado e para seu crescimento pessoal e profissional, além de poder contribuir com as empresas e instituições, fortalecendo o desenvolvimento regional”, ressaltou.

Para a acadêmica Rafaela Eliza Bello da Silva, do curso de Administração, coordenadora de outro grupo, o projeto foi de grande valia, pois remeteu à ideia de que não somos autossuficientes e sim, de que estamos inseridos na sociedade, de modo que, dependemos uns dos outros.

“A interdisciplinaridade é um diferencial da Unetri, pois realiza a união de diferentes áreas de conhecimento, de maneira a superar as distâncias existentes em cada curso, com base no capital intelectual armazenado por cada integrante. Elemento este que é de extrema importância para as organizações, bem como realizando a inserção no ambiente profissional”, citou Rafaela.