UNETRI DESENVOLVE PROJETO DE EXTENSÃO EM ESCOLA DO INTERIOR DE BARRACÃO

Projeto “Tenda Literária” tem por objetivo estimular e fortalecer o hábito da leitura nos alunos

Os acadêmicos do curso de Pedagogia, da Unetri Faculdades, do 4º semestre, Ana Paula dos Santos, Pâmela Rafaela Lippi e Tiago Jair Brizola, realizaram o projeto de extensão, “Tenda Literária”.
A atividade aconteceu no dia 4 de novembro, na Escola Municipal Maria Zuchinalli Slongo, no distrito de Siqueira Bello, interior de Barracão.
As atividades do projeto foram definidas após reunião dos acadêmicos e da coordenadora de projetos de extensão da Unetri, professora Rosana Salete Piccinimnn, com a direção da escola.
Segundo Rosana, uma das principais demanda constatadas foi a dificuldade de manter o interesse dos alunos do educandário pela leitura, o que interfere no processo de interpretação de textos d no ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, a escola já havia realizado alguns projetos, como “Sacola de Leitura” e Contação de Histórias”.
Segundo Rosana, com base nos problemas e dificuldades levantados, o projeto foi pensado com o objetivo de incentivar à leitura, promover a aproximação para a interação entre os alunos e a leitura, de maneira lúdica e divertida, despertando o prazer, a imaginação e, principalmente, o interesse pela leitura.
O objetivo principal é proporcionar, por meio do lúdico e de momentos prazerosos, atividades que sejam incentivadoras, para ampliar nos alunos o gosto pela leitura.
“Vislumbramos promover a interação entre as turmas da escola, com estratégias diferenciadas de leitura, estimulando a apreciação de diferentes obras literárias, por meio de contação de histórias”, afirmou Rosana..