Formação

UNETRI DÁ CONTINUIDADE AO PROJETO DE PESQUISA: "AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DOS JOVENS DA FRONTEIRA”

Pesquisa trabalhou a aproximação entre o ensino superior e a intenção profissional, e envolveu alunos de colégios da região de fronteira

A Unetri Faculdades, de Barracão, deu continuidade, nessa semana, ao projeto de pesquisa: "As Perspectivas Profissionais dos Jovens da Fronteira: aproximações entre o ensino superior e a intenção profissional".
A iniciativa envolveu professores da Unetri, que realizam atividades em colégios das cidades da região de fronteira.
As etapas aconteceram agora na EEB Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, em Dionísio Cerqueira, no Colégio Estadual Leonor Castellano, em Barracão, e no Colégio Estadual Dr, Mário A.T. Freitas, em Barracão.
Ainda terá etapa na EEB Cedrense, em São José do Cedro.
 Conforme explicou a coordenadora do curso de Pedagogia da Unetri, professora Elizandra Fiorin Soares, os alunos respondem um questionário e a partir das respostas, foram montadas as oficinas que foram desenvolvidas.
As oficinas trabalharam com o que os estudantes consideram como elementos importantes para sua formação, na perspectiva de como eles se vêm daqui a 20 anos.
“Neste contexto, tratamos sobre elementos de comportamento e o que é importante e necessário ao planejamento e organização, para atingirem seus objetivos. Todos têm consciência do que querem ser, se vêm trabalhando, com estabilidade econômica, mas pra isso é necessário a definição e o planejamento dos meios para atingirem esses objetivos”, ressaltou Elizandra.
Diante disso, nas oficinas foram debatidos sobre comportamento; o que o mercado de trabalho exige hoje; sobre plano de ação e de carreiras; planejamento estratégico para otimizar o tempo de cada um, principalmente com foco nos estudos e no investimento no conhecimento, entre outros temas.