Notícias UNETRI

Formação

UNETRI DESENVOLVE PROJETO DE PESQUISA:"AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DOS JOVENS DA FRONTEIRA”

Pesquisa trabalha a aproximação entre o ensino superior e a intenção profissional, e envolve alunos de colégios da região de fronteira
 
A Unetri Faculdades, de Barracão, está desenvolvendo o projeto de pesquisa: "As Perspectivas Profissionais dos Jovens da Fronteira: aproximações entre o ensino superior e a intenção profissional".
A iniciativa, que tem preocupação com o desenvolvimento e a promoção do futuro dos adolescentes e jovens, envolve professores da Unetri, que realizam atividades em colégios das cidades da região de fronteira.
Já aconteceram etapas no Colégio Estadual Bom Jesus, de Bom Jesus do Sul; Colégio Estadual Humberto de Campos e Colégio Estadual Antônio Schiebel, em Santo Antonio do Sudoeste, e na EEB Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto, em Dionísio Cerqueira.
As próximas etapas serão no Colégio Estadual Dr, Mário AT Freitas e Colégio Estadual Leonor Castellano, em Barracão e na EEB Cedrense, em São José do Cedro.
 Conforme explicou a coordenadora do curso de Pedagogia da Unetri, professora Elizandra Fiorin Soares, os alunos respondem um questionário e a partir das respostas, são montadas as oficinas a serem desenvolvidas.
As oficinas trabalham com o que os estudantes consideram como elementos importantes para sua formação, na perspectiva de como eles se vêm daqui a 20 anos.
“Neste contexto, são trabalhados elementos de comportamento e o que é importante e necessário ao planejamento e organização, para atingirem seus objetivos. Todos têm consciência do que querem ser, se vêm trabalhando, com estabilidade econômica, mas o que está faltando é a definição e planejamento dos meios para atingirem esses objetivos”, ressaltou Elizandra.
Diante disso, nas oficinas é debatido sobre comportamento; o que o mercado de trabalho exige hoje; sobre plano de ação e de carreiras; planejamento estratégico para otimizar o tempo de cada um, principalmente com foco nos estudos e no investimento no conhecimento, entre outros temas.
Elizandra, em nome da Unetri Faculdades, agradeceu a dedicação e participação de todos os envolvidos do projeto.

Compartilhe esta notícia: