Notícias UNETRI

Interdisciplinaridade

UNETRI PROMOVE PALESTRA E DEBATE COM REPRESENTANTES DE CONSELHOS DE CLASSE

Encontro de Administração e Ciências Contábeis – De Mãos Dadas trouxe integrantes dos Conselhos de Administração e de Contabilidade de Santa Catarina

 

A Unetri Faculdades, de Barracão, realizou, na noite de segunda-feira, 23 de setembro, o Primeiro Encontro dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis – “De Mãos Dadas”.

O evento foi em comemoração ao Dia do Administrador, 9 de setembro e ao Dia do Contador, 22 de setembro.

O encontro contou com a presença da diretora geral da Unetri, Juvani Zimmermann Pivatto; do diretor de ensino, professor Jonas Grejianin Pagno; dos coordenadores de cursos, Raquel Antônia Sabadin Schmidt, de Ciências Contábeis, Ademir Zimmermann, de Administração, e Elizandra Fiorin Soares, de Pedagogia; professores e acadêmicos dos cursos de Administração e Contábeis.

Os palestrantes foram Vilmar Pereira, delegado do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina – CRA-SC, Seccional Oeste, e Edemir Rinaldi, vice-delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC-SC.

Ademir Zimmermann destacou a importância do evento, envolvendo as duas atividades, que devem, efetivamente, andar de ‘mãos dada’, pela importância de ambas para o empreendedorismo, a geração de indicadores, o perfil de gestão, o resultado da atuação das empresas, e para os princípios de planejamento, organização, execução, controle e liderança.

“Foi um momento ímpar para os acadêmicos conhecerem experiências práticas profissionais e o contexto de novos cenários, inovação, mudanças e adaptações necessárias, tanto no que se refere à tecnologia, quanto à legislação, e terem claro essa percepção”, ressaltou Ademir Zimmermann.

O coordenador salientou que também foi um momento para os acadêmicos perceberem a importância da profissão, dentro daquilo a instituição projeta como o perfil do curso.

“Temos um perfil definido para o curso, determinando aquilo que a gente quer que o acadêmico esteja efetivamente sabendo ao concluir a graduação, ficando bem claro que não se pode separar a parte teórica da prática. É preciso compreender a parte conceitual, para que ela tenha reflexos positivos na prática da gestão no dia a dia. Hoje, em torno de 50% das novas empresas fecham antes de completarem quatro anos e isso demonstra que a prática falhou em algum ponto. Faltou planejamento, ou organização, ou controle, ou execução e, principalmente, liderança no contexto todo”.

Zimmermann citou ainda a importância do encontro, pelo fato dos acadêmicos conhecerem os respectivos conselhos, que são as entidades de defesa de classe.

Raquel Antônia Sabadin Schmidt citou a importância e a abrangência da atividade, envolvendo os dois cursos em um evento comemorativo aos dias do Contador e do Administrador.

“Na oportunidade estiveram presentes o diretor de ensino da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, que fez a abertura do evento; a diretora geral, Juvani, e os coordenadores de curso, Raquel e Ademir, professores dos cursos, a coordenadora de Pedagogia professora Elisandra, e os palestrantes, Vilmar Pereira, Delegado do CRA-SC Seccional Oeste, e Edemir Rinaldi, vice-delegado CRC/SC”, explanou Raquel.

A coordenadora de Contábeis explicou que o tema abordado pelos palestrantes tratou das tendências profissionais no campo da administração e da contabilidade, o papel exercido pelos conselhos de classe, a importância da profissão, entre outros assuntos evidenciados.

“O evento foi marcado pelo debate, com perguntas aos palestrantes, pelas quais os acadêmicos puderam elucidar várias dúvidas”, salientou Raquel.

Ele enfatizou que o evento foi programado com muita antecedência pelos coordenadores, Raquel e Ademir, com o intuito de promover a interdisciplinaridade, estimular as habilidades e competências do perfil acadêmico que a Unetri deseja formar, considerando sua matriz curricular.

“Também teve o objetivo de provocar nossos acadêmicos, para que durante o período da academia, tenham acesso e se familiarizem com os conselhos de classe, oferecendo um diferencial em suas formações”, concluiu Raquel.

Compartilhe esta notícia: