Ranking

CONHEÇA AS 10 UNIVERSIDADES TOP DA AMÉRICA LATINA EM RANKING

Ranking mostra que há quatro universidades brasileiras no topo da lista.

Fonte: Universia Brasil / noticias.universia.com.br
Foto: PUC Chile lidera o ranking das melhores universidades da América do Sul

É sempre animadora a ideia de frequentar uma instituição de ensino superior conceituada, para obter um respeitado diploma ao término da graduação.
Mas daí fica a pergunta: quais são as universidades top?
Apesar de existir aquela máxima que afirma: é o aluno quem faz a faculdade, existem outros mecanismos para mensurar a relevância da IES.
Um deles – talvez o mais respeitado – é o ranking produzido pela grupo britânico QS (sigla para Quacquarelli Symonds).
Semana passada, foi divulgado o ranking QS de Universidades, que contempla a América Latina.
Há quatro instituições brasileiras entre as dez primeiras.
Para elaborar essa lista, o instituto analisa indicadores de cada universidade, como a reputação (tanto acadêmica quanto dos empregados), presença de artigos científicos, entre outros.

As melhores universidades da América Latina
1. Pontifícia Universidade Católica do Chile

Localizada na capital Santiago, teve sua fundação no ano de 1888, sendo convertida em Pontifícia no ano de 1930.
É uma instituição privada com mais de 2 mil docentes e 21 mil alunos.

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Ano passado, a Unicamp completou 50 anos. Iniciou seu funcionamento em 1966 e a universidade é uma das quatro mantidas pelo governo do Estado.
Possui mais de 2 mil docentes e 35 mil alunos.

3. Universidade de São Paulo (USP)
A USP é a maior universidade pública do Brasil e uma das maiores da América Latina.
Com sua primeira faculdade, a de Direito, fundada em 1827, possui 42 unidades de ensino, distribuídas em onze campi.
Possui 6 mil docentes de 92 mil alunos.

4. Universidade Nacional Autônoma do México
A Unam é uma instituição pública que teve sua fundação ainda no ano de 1551.
Tem sua sede na cidade do México e atualmente possui quase 280 mil estudantes – são 42 mil docentes.

5. Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey
Também no México, a instituição privada existe desde 1943.
Dentre as curiosidades do Itesm, trata-se da primeira universidade a ter feito uma conexão com a internet, ainda em 1989.
Tem 91 mil estudantes, são 8 mil professores.

6. Universidade do Chile

Universidade pública em 1842, tem seus cursos espalhados em 13 unidades na capital Santiago.
Possui 3 mil professores e 30 mil alunos.

7. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
A maior universidade federal do Brasil foi fundada na capital carioca em 1792.
É a primeira instituição de ensino superior da história do país e, posteriormente, foi a primeira universidade federal.
Possui quase 4 mil professores e 67 mil alunos.

8. Universidade dos Andes
A Uniandes é uma uma instituição de ensino privada, com sede em Bogotá, Colômbia, que foi fundada em 1948.
Possui 13 mil estudantes e mil docentes.

9. Universidade de Buenos Aires
Fundada em 1821, é uma universidade pública, com 78 cursos de graduação, e responsável por grande parte da pesquisa científica na Argentina.
Possui 300 mil estudantes.

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A décima instituição do ranking QS é a universidade pública presente em 24 municípios do Estado de São Paulo, incluindo a capital.
Tem 40 mil estudantes e 3 mil professores, em 32 faculdades, 168 cursos de graduação e 114 de pós-graduação.