Notícias UNETRI

Cultura

UNETRI É PARCEIRA DA EEB IRINEU BORNHAUSEN NA REALIZAÇÃO DO 4º SARAU LITERÁRIO

A escola realizou o evento, em parceria com a Unetri Faculdades e a LPD Importação e Exportação, na noite de 30 de agosto
 
A EEB Governador Irineu Bornhausen, do bairro Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira, realizou, na noite de sexta-feira passada, 30 de agosto, a quarta edição do Sarau Literário.
O Sarau Literário, projeto desenvolvido pela escola desde o ano de 2016, foi idealizado pelas professoras Patrícia Camargo e Cristiane Bina.
Nas três últimas edições, o Sarau Literário teve a parceria e o apoio da empresa LPD Comércio de Importação e Exportação, de Dionísio Cerqueira, e Unetri Faculdades, de Barracão.
O evento contou com a presença dos diretores da LPD, Cleo Petroli e Ieda Petroli; da diretora geral da Unetri, Juvani Zimmermann Pivatto; do diretor de ensino da instituição, professor Jonas Grejianin Pagno; da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elizandra Fiorin Soares; diretora do colégio, professora Sirlei Sthal; presidente da APP, Silvino de Camargo Fortes; presidente do Conselho Deliberativo Escolar, Marlene Schaefer; representante da Supervisão Regional de Educação, Vânia Rigotti; professores, funcionários, alunos e comunidade escolar.
Ainda em parceria com a LPD e Unetri, o colégio vem desenvolvendo, também, o projeto Formando Jovens Leitores - Desenvolvendo o Mundo do Trabalho.
Este projeto tem como finalidade o aprofundamento e a continuidade das atividades que promovem e incentivam o hábito e a importância da leitura na vida escolar, além de promover palestras diversas, com profissionais diferenciados, com temas variados e de interesse dos estudantes, contribuindo no seu processo formativo.
“Assim agradecemos a todos os profissionais que, de forma colaborativa, aqui compartilharam seus conhecimentos. Profissionais da Unetri Faculdades: Elisandra, Jonas, Rosana, Matias; a psicóloga, Isadora Schuab Fin; agentes da Polícia Federal, Josiane e Yuri; profissionais da secretaria municipal de Saúde; equipe do Portal Cultura da Fronteira: os jornalistas Luiz Carlos Gnoatto e Ana Bráulio e professora Luana da Silva”, citou Sirlei.
Ela deu as boas vindas a todos e afirmou que sem esse apoio e parceria não seria possível a escola realizar esses importantes projetos.
Sirlei declarou aberto o 4º Sarau Literário e destacou que a leitura e a cultura são grandes ferramentas de crescimento de educação e formação.
A professora, Elisandra Fiorin Soares, destacou a importância dos projetos que a escola vem desenvolvendo, para a formação pessoal, cultural e profissional dos estudantes.
A diretora geral da Unetri, Juvani Zimmermann Pivatto, citou a satisfação da equipe da Unetri em ser parceira no desenvolvimento de projetos desta importância e envolvimento.
O diretor da LPD, Cleo Petroli, enfatizou o valor desta iniciativa de responsabilidade social da LPD, reconhecendo, valorizado e apoiando os projetos de leitura e de formação idealizados pela escola.
Cleo afirmou que EEB Irineu Bornhausen tem uma equipe engajada, comprometida e que se envolve, fazendo algo a mais pela comunidade escolar, e a LPD tem essa visão de responsabilidade social, de fazer algo a mais pela comunidade onde está inserida.
“Em função disso que fizemos essa parceria e é gratificante para a LPD estar presente e envolvida nessa iniciativa”, disse Cleo.
Em seguida, os alunos que se destacaram na leitura de obras literárias, Amábile Fernanda Selzler, Kaliene Barbosa de Oliveira e Luiz Felipe da Costa  recebem uma obra literária como forma de incentivo.
 
Apresentações
Após, aconteceram as apresentações que fizeram parte do 4º Sarau Literário.
Poesia Encantada, pelos alunos Leonardo Becker, Luana Pacheco e Tuana Fridriche.
Quatro Versões do Chapeuzinho Vermelho, os alunos do 6º Ano 1,  Kaliene, Natália, Luana, Everson, Maycon, Ana Letícia, Kauã Vargas,  Gabriel Peixoto, Alan, João Victor, Natan, Cauã Camillo, Jéssica, Maria, Fabiane, Henrique e Lucas, e do 6º Ano 2, Emili, Rosana, Kemili, Letícia, Eduardo Alves e Everson.
A Pequena Vendedora de Fósforos, de Hans Christian Andersen, pelas alunas Claudete Zanardi, Ana Camili Back, Natália Scherback e Amábile Selzer.
A Menina e o Lápis, de Mirian Aparecida da Rocha, pelos alunos do PENOA (Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem), Ana Camili Bach, Anali Miniz da Silva e Eduardo Alves Moreira.
O Diabos dos Números, de Hans Magnus Enzensberger, pelos alunos do 8º Ano 2, João Vitor Ribeiro, Eduardo Ribeiro e Gabriel de Quevedo Correa.
Menino de Engenho, de José Lins do Rego, pelos alunos do 9º Ano 2, Pedro, Ester, Maria Eduarda e Everton; do 7º Ano, Natália, Claudete, Hilary, Anali; do 6º Ano, Neemias e Eduardo Pruciano.
Adaptação da obra de Monteiro Lobato, Sítio do Pica-Pau Amarelo, pelos alunos da Oficina de Leitura e Teatro, Everton, Natália, Claudete, Tuani, Cauani, Daniel Mieires, Ana Paula, Eduarda, Lucas Schuller, Lucas Henrique, Gabriel. Gean, Anali, Mariza, Angélica, Josiane, Larissa, Marcos, João, Wellinton, Pedro, Luíza, Hilary, Silvio e Camili.

Compartilhe esta notícia: