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Teoria e Prática

PROJETO INTEGRADOR ENVOLVE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE ADM, CONTÁBEIS E PEDAGOGIA

O projeto realiza atividades, integrando as disciplinas os cursos e os professores, com profissionais e empresas, conciliando o conhecimento teórico com a prática
 
A Unetri Faculdades realizou, na noite de terça-feira, 13 de agosto, mais uma etapa do Projeto Integrador.
A etapa envolveu acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, que realizaram uma mesa de debates com empresários, contadores e gestor de secretaria de Educação.
Participaram da mesa redonda, Raquel Schwab, da Zé Seguros; Vanda Pretto e Gládis Porch, da IFM Contabilidade; Clauderi Fárias, gestor da secretaria de Educação de Bom Jesus do Sul; Alexandre de Lara Silva, da LS Soluções Contábeis; e Ubirani Gonçalves de Oliveira Júnior e Anderson Vieira dos Santos, da Projetando Casas.
Segundo explicou o coordenador do curso de Administração, professor Ademir Zimmermann, o Projeto Integrador foi um desafio pensando pelos coordenadores dos cursos, juntamente com a direção acadêmica da Unetri, para realizar atividades integrando as disciplinas e também os cursos e os professores.
O objetivo central do Projeto Integrador, que está focado a partir dos princípios e valores da Unetri Faculdades, leva os acadêmicos a trabalharem, a partir da teoria, e a avaliarem, na prática, o que acontece no dia a dia dos profissionais e quais os desafios que eles enfrentam.
“Quer na gestão das empresas, de escolas ou no setor público, os profissionais, em suas várias atuações, não agem de forma isolada. É necessário o planejar, organizar, executar e controlar, de forma integrada entre departamentos e profissionais. Isso ficou claro nas exposições feitas pelos profissionais na mesa redonda. É uma engrenagem, um conjunto, e nada acontece de forma isolada”, salientou Ademir.
O professor ressaltou que este processo é contínuo e as mudanças são constantes e rápidas, o que destaca a importância da comunicação, da informação e da capacitação.
“Saber buscar e compartilhar o conhecimento é fundamental para que haja eficiência nas ações dos profissionais. E o trabalho interdisciplinar tem esse foco, de trazer o conhecimento acadêmico para a realidade dos fatos, nas quais os profissionais atuam”.
Zimmermann ressaltou que o Projeto Integrador é um grande diferencial que a Unetri oferece aos acadêmicos e agradeceu, em nome da instituição, a comunidade local e regional, na oportunidade representada pelos profissionais que participaram da mesa redonda, pelos constantes momentos de integração e troca de conhecimento e experiências realizados através de Projeto Integrador e outras ações desenvolvidas.
 
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Raquel A. Sabadin Schmidt, afirmou que a principal motivação, ou eixo central, quando foi pensando o Projeto Integrador do segundo semestre de 2019, foi essencialmente considerando a interdisciplinaridade e aproximar a realidade vivenciada pelos contadores, administradores e poder público (empresa pública).
“Consideramos a contribuição direta na formação dos futuros profissionais, pensando no perfil profissional que temos a pretensão de oferecer ao mercado. A diferença é, sem dúvidas, o intangível que estamos agregando, em forma de capital intelectual, na formação dos acadêmicos da Unetri, que marcará um tempo em suas vidas”, salientou Raquel.
 
Depoimentos

Acadêmicos dos três cursos destacaram a importância e a inovação do Projeto Integrador.
 
Pedagogia

O acadêmico do curso de Pedagogia, David Alan Morineli Kafer, ressaltou que enquanto acadêmicos dos cursos ofertados pela Unetri Faculdades, os alunos vêm o quão importante tornou-se o Projeto Integrador, que os possibilita conhecer como acontecem os processos teóricos na prática.
“Essa relação, teoria e prática, pensamos ser um processo facilitador na construção do conhecimento. Observamos como a interdisciplinaridade se faz presente e a importância que ela tem na nossa vida acadêmica. Percebemos o Projeto Integrador como um processo de desconstrução da ideia de que as áreas do conhecimento devem ser fechadas em suas ‘caixinhas’ e que cada área é responsável por seus conceitos, não admitindo o entrelaçar de tais áreas em algumas situações”, afirmou David.
 
Administração
“Enquanto acadêmicos do curso de Administração, juntamente com os cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia, tivemos um bate papo com alguns contadores e administradores dos setores privado e público, unindo a teoria com a prática, visando auxiliar e fomentar ideias para o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar aplicado pela Unetri Faculdades. Esse trabalho é de grande valia aos acadêmicos, devido à complexidade em abordar problemas e gerar indicadores e soluções baseado em estudos, para uma melhora dos processos”, citou Eduardo Fabrício Bello da Silva, acadêmico de Administração.
Ele destacou que a interdisciplinaridade é um diferencial da Unetri, com o objetivo de preparar profissionais que possam entrar no mercado de trabalho, estando aptos para enfrentar as adversidades e desafios.
“Como foi demonstrado na mesa redonda, o contador não pode ser apenas o ‘guarda livros’, como era considerado antigamente, e isso vale para todas as profissões, cada uma em seu contexto. O básico já não atrai mais. Precisamos ser excelente em nossas profissões, devido o crescimento constante da concorrência. A graduação não é mais um diferencial e necessitamos estar além, sempre buscando novos conhecimentos.
Eduardo ponderou que é com esse foco que a Unetri promove a interdisciplinaridade, buscando fazer com que os profissionais de amanhã saibam se relacionar entre si e que tenham um objetivo em comum, o cliente.
“A gestão do conhecimento é muito valiosa e é necessário dividir o conhecimento entre as profissões, para buscar a melhor solução, como aconteceu na mesa redonda, na etapa do Projeto Integrador desta terça-feira, 13 de outubro. Agradecemos aos gestores e contadores que disponibilizaram esse tempo para nos auxiliar no desenvolvimento desse trabalho”, enfatizou Eduardo Fabrício.
 
Ciências Contábeis
A acadêmica de Ciências Contábeis, Laura Sofia dos Santos, afirmou que foi primordial o evento promovido pela Unetri Faculdades, com participação de contadores, administradores e secretário de Educação, compondo uma mesa redonda, com temáticas voltadas à comunicação entre empresas e contadores.
“O debate foi de fundamental importância para o desenvolvimento dos acadêmicos, trazendo uma visão mais ampla da profissão, e contribuiu para esclarecer a rotina de um escritório, enfatizando que o contador é peça fundamental na tomada de decisão do empresário, e a comunicação entre ambos é essencial para o sucesso organizacional. Debatemos também sobre o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB, que foi abordado pelo secretário da educação de Bom Jesus, ressaltando o compromisso da União com a educação”.
Laura agradeceu a Unetri, e aos professores, pela realização do evento, oportunizando, aos acadêmicos, associar a teoria com a prática, sendo mais um diferencial proporcionado pela Unetri Faculdade para seus acadêmicos.

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