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Filosofia

O CONSELHO DE NIETZSCHE: QUE A PRESSA DE FAZER NÃO NOS IMPEÇA DE SER

Nietzsche resumiu com maestria: “a pressa é universal porque todos estão fugindo de si mesmos”. Se o filósofo tivesse testemunhado a pressa contemporânea, provavelmente teria dito que somos loucos
 
Fonte: Adaptado de Rincón de la Psicología / Pensar Contemporâneo / pensarcontemporaneo.com
Foto: Friedrich Nietzsche (reprodução: pensarcontemporaneo.com)

 
“As pessoas vivem para o presente, com pressa e de uma maneira irresponsável: e isso é chamado de ‘liberdade'”, escreveu Friedrich Nietzsche no final do século 19.
Se o filósofo tivesse testemunhado a pressa contemporânea, provavelmente teria dito que somos loucos – secos – e que teríamos se retirado para viver na floresta, como Thoreau, para recuperar a calma necessária exigida pela reflexão e pela introspecção.
A verdade é que a pressa tornou-se uma condição sine qua non da modernidade, de modo que nossa vida geralmente acontece num frenesi de atividades supostamente irrefreáveis, inescapáveis e inalienáveis.
Nesse mundo, a pausa é um luxo. Atraso, uma virtude perdida nos recessos da memória. E enquanto nos concentramos em fazer, nos esquecemos de ser.
 
A pressa nos afasta de nós mesmos
A velocidade com que vivemos nada mais é do que uma ilusão baseada na crença de que nos poupa tempo quando, na verdade, a pressa e a velocidade aceleram.
Vivemos em um estado perene de “estimulação violenta e complexa dos sentidos, que nos torna progressivamente menos sensíveis e, portanto, mais necessitados de estimulação ainda mais violenta.
Ansiamos por distração, um panorama de visões, sons, emoções e excitações em que o maior número possível de coisas deve ser acumulado no menor tempo possível […] E apesar da tensão nervosa, estamos convencidos de que o sonho é um perda de tempo valioso e continuamos a perseguir essas fantasias até tarde da noite ”, escreveu Alan Watts.
Nós não percebemos que enquanto corremos de um lugar para outro, perdemos nossas vidas.
Assim, caímos em uma contradição: quanto mais pretendemos agarrar a vida através da aceleração, mais ela nos escapa.
Vítimas de pressa, não temos tempo para olhar para dentro, desdobramos para operar de modo automático e poder com tudo. E esse modo de vida se torna um hábito tão arraigado que logo nos desconectamos do nosso “eu”.
Nietzsche resumiu com maestria: “a pressa é universal porque todos estão fugindo de si mesmos”.
Qualquer tentativa de reconectar, impulsionada pela calma e pelo atraso, nos assusta, por isso procuramos refúgio às pressas, inventamos coisas novas para fazer, novos compromissos a cumprir, novos projetos para se inscrever, na esperança de que devolva-nos ao estado de sonolência pré-consciente, porque não sabemos o que vamos encontrar naquele exercício de introspecção, não sabemos se a pessoa que nos tornamos vai gostar de nós.
E isso assusta. Muito.
 
Introspecção exige atraso
Não é fácil desaprender alguns dos hábitos que desenvolvemos.
Vítimas de impaciência, consumidas pelo incessante tique-taque do relógio, aprendemos a preencher nossa agenda e nos orgulhar disso.
Nós condensamos experiências no menor tempo possível para fazer mais, como se a vida fosse resumida a uma competição na qual quem completa mais tarefas ganha.
No entanto, se pararmos apenas um segundo e pensarmos sobre isso, a pressa em que vivemos quase nunca responde a coisas realmente importantes e urgentes, mas é devido às exigências de um modo de vida que tenta por todos os meios nos manter distraído e ocupado o máximo de tempo possível.
A pressa atual é encher nossas vidas com atividades febris e velocidade, de modo que não há tempo para enfrentar os problemas reais, o essencial.
 
Qual é o antídoto?
Nietzsche, que chegou a classificar a pressa como “indecorosa”, disse que os pilares essenciais para estabelecer as bases que nos permitem viver com mais calma e plenitude, transformando a vida em uma obra de arte que é apreciada com cuidado e lentidão.
Em “O crepúsculo dos ídolos” disse: “Você tem que aprender a ver e você tem que aprender a pensar […] Aprender a ver significa ficar de olho na calma, paciência, deixando as coisas chegarem perto de nós ; aprenda a adiar o julgamento, a cercar e cobrir o caso particular de todos os lados ”.
Nietzsche explicou que devemos aprender a “não responder imediatamente a um estímulo, mas controlar os instintos que põem obstáculos, que nos isolam”, para poder adiar decisões e ações.
No extremo oposto localizavam-se aqueles que não conseguiam resistir a um estímulo, aqueles que reagiam e seguiam os impulsos, considerando que a pressa em responder “é um sintoma de doença, decadência e exaustão”.
Com essas linhas, Nietzsche nos convida a fazer as pausas necessárias para refletir, de maneira tranquila, permitindo que a realidade se revele pouco a pouco, sabendo que a razão exige desmembramento enquanto a correria funciona baseada em preconceitos e ideias preconcebidas.
Embora o raciocínio rápido possa ser adaptativo em certas circunstâncias, a falta de reflexão e tranqüilidade nos leva à irracionalidade e a decisões erradas.
Precisamente por isso, a lentidão pode tornar-se tremendamente subversiva no mundo de hoje: precisamos desacelerar para viver, a fim de pensar, para decidir por nós mesmos o que queremos – e o que não queremos.
É nesses momentos de calma e paciência que o sentido da vida emerge.
Que “deixar as coisas se aproximarem de nós”, a que Nietzsche se refere, é um precioso intervalo de tempo entre o fato e nossa reação, entre pensamento e ato, uma espécie de “vazio” que pode ser preenchido inesperadamente com a plena existência.
Então, e somente então, podemos fazer as pazes conosco mesmos. Aprenderemos a desfrutar da companhia daquele “eu” que havíamos negligenciado e não precisaremos mais fugir de nós mesmos.

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